Este é um bolo de chocolate imune a todas as impaciências quando chega o momento de nos rendermos a uma generosa dose de cacau. Faz-se no micro-ondas e com ingredientes que todos temos em casa.
Na ânsia de não os querermos ver faltar à mesa, acabamos por comprar uma dose substancial de camarões. E depois, o que fazer com o marisco que ficou da noite de ano novo? Damos um caminho. Uns deliciosos camarões crocantes, para mergulhar numa apaladada maionese.
Condição primeira para estes espumantes, a de todos eles se apresentarem boas escolhas, a um preço amigo da carteira. Outro bónus, algumas destas propostas nacionais também acompanham a mesa, para além de serem vinhos de convívio.
A 21 de janeiro, o Avenida SushiCafé, em Lisboa, é palco de mais um jantar Ikigai, a iniciativa em que o restaurante recebe um chefe de cozinha convidado para uma noite de partilha da gastronomia japonesa.
Camarões, sapateiras, amêijoas, percebes, lagostas, não escondem segredos a Alberto Mota. O mestre marisqueiro que há mais de 30 anos labora na cervejaria Ribadouro, em Lisboa, partilha connosco as regras de bem escolher e cozinhar o marisco.
A doceira Mafalda Agante, apresentou recentemente o seu novo Bolo Mousse de Chocolate. "Um bolo cremoso, com uma aveludada mousse na cobertura. Perfeito para os gulosos oferecerem no Dia dos Namorados", conta-nos Mafalda,
De 9 a 12 de janeiro de 2020 a vila de Boticas, em Trás-os-Montes, recebe um dos grandes eventos do inverno na região, a Feira Gastronómica do Porco. No certame, que contará com a presença de dezenas de expositores, espera-se a presença de chefes de cozinha e ementas a preços convidativos.
Os sabores frescos do peixe e tomate presentes no verão na gastronomia algarvia, acompanham também os pratos típicos nos dias de inverno. Estes ingredientes juntam-se com outros da época para se transformarem em refeições de conforto, as “comidas de tacho”, como bem sabem os locais.
Depois de em 2018 abrir o primeiro espaço no Príncipe Real, a movida de sabores mexicanos do Coyo Taco chega agora ao Príncipe Real. Isto numa experiência onde não falta sequer um DJ para animar as noites.
Aberta há pouco mais de um ano, a Enoteca 17-56, o espaço da Real Companhia Velha no Cais de Gaia, prepara-se para mais uma passagem de ano. Vestidos a rigor, é tempo de celebrar a chegada do novo ano com vista para o Douro e com o jantar em casamento com bons vinhos.
Este final de 2019 conhece um bom lote de lançamentos no que respeita ao mundo vinícola. Dos espumantes em confirmação, às novidades, dos tintos durienses de vinhas velhas, a alentejanos irrequietos, deixamos algumas sugestões para fazer da mesa de fim de ano um grande momento.
O Chefe Cordeiro criou um curso de cozinha exclusivo, inteiramente dedicado à gastronomia portuguesa. As aulas começam no início de 2020 no ISAG – European Business School, no Porto. Entretanto, as inscrições já se encontram abertas.
Continua a olhar para a abóbora e a ver-lhe apenas utilidade decorativa na Noite das Bruxas? Saiba que pode com esta parente do melão preparar uma sopa divinal que inclui forno e uma mão-cheia de ingredientes reconfortantes. Outra vantagem: Não tem complicação. Ora veja.
A Fábrica Nortada, no Porto, vai receber 2020 com uma grande festa, onde não irá faltar a cerveja, comida e muita música. O programa inclui um jantar especial, com bebida à discrição, um concerto gratuito e várias surpresas.
Este é um pudim de leite condensado muito guloso. Traz também uma particularidade, vai conseguir fazê-lo em 20 minutos. A receita é de família e cheia de memórias.
Para a passagem de ano, o Tivoli Marina Vilamoura preparou, não uma, mas duas festas. No Centro de Congressos do Algarve, o Jantar de Gala é acompanhado pela voz de José Cid. Já o Purobeach Vilamoura preparou uma passagem de ano gourmet.
Para surpreender na passagem de ano com um trio de cocktails cheios de classe, três dos mais badalados bares lisboetas, deixam-nos estas sugestões. Bebidas com as assinaturas do Avenew, Zazah e Red Frog.
Recuperando memórias familiares, o chefe de cozinha Rui Ribeiro apresenta-nos este bolo de bolachas, bem molhadas em café e manteiga, muita, e batida com açúcar e gema de ovo.
Milhares de cozinheiros domésticos já se renderam a esta receita de bacalhau com broa. Com meia dúzia de ingredientes bem portugueses, prepara um clássico das nossas cozinhas.
Doces fáceis e rápidos, receitas sem glúten, outras para lanches gulosos, assim como propostas para crianças; as receitas do blogue “Há alguém mais gulosa do que eu?” estão, agora, numa app, com novidades todas as semanas
Tasquinhas, música, produtos locais, até 25 de dezembro a localidade beirã de Penamacor convida a mais uma edição de “Penamacor Vila Madeiro”. Uma iniciativa em torno das tradicionais fogueiras natalícias.