Um concerto do brasileiro Yamandu Costa e a cozinha dos chefes convidados Tiago de Lima Cruz e Pedro Monteiro, fizeram a estreia do festival “SomSabor” que, agora, regressa para a sua segunda semana. Isto, dando seguimento a uma programação que se prolonga até setembro.
De 17 a 19 de julho, a mesa vai estar entregue ao chefe convidado António Queiroz Pinto (Restaurante de Tormes) que se junta a Rui Araújo, à frente da cozinha do Espaço Espelho D'Água. A ementa vai inspirar-se em referências gastronómicas na obra de Eça de Queirós, como o Arroz de favas com frango alourado, do livro “A Cidade e as Serras”.
A música ficará a cargo do jazzista português Gonçalo Sousa (sexta, 17 de julho) e do guitarrista angolano Paulo Flores (sábado, 18 de julho).
Gonçalo Sousa recebe os brasileiros Gabriel Selvage e Rogério Pitomba formando um trio jazzístico com diferentes influências: Portugal, Espanha, Rio Grande do Sul, entre outras. Paulo Flores comanda as guitarras angolanas no sábado com os convidados Diogo Guanabara, Mayo Bass, Manecas Costa, Kiari Flores e Serginho Mota.
Já no domingo, 19 de julho, José Eduardo Agualusa fecha a semana com uma tertúlia a juntar literatura e atualidades e com a presença dos escritores Fernando Fonseca Santos e David Borges. Momento para retomar a ementa queirosiana apresentada por António Queiroz Pinto e Rui Araújo.
Na gastronomia, o objetivo do festival é oferecer uma interpretação contemporânea com novos talentos em atuação em Portugal.
O ingresso nos jantares/concertos (20h30), varia entre 30 e os 35 euros. Compra de bilhetes e programação disponíveis aqui.
Comentários