Desde o dia 16 de junho, em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa, o forno móvel do chefe de origem nepalesa percorreu as 24 freguesias da capital. A 16 de julho, a iniciativa culminou com a distribuição de pizzas a pessoas em situação de sem-abrigo.
Sob o lema “Não podemos mudar o mundo, mas podemos ajudar a melhorá-lo”, esta ação solidária, uniu ONG, IPSS, associações de moradores e voluntários e juntou cerca de 500 pessoas.
Ao todo, foram oferecidas mais de 10.500 refeições quentes, pizzas napolitanas como as que são degustadas pelos clientes nos restaurantes de Tanka Sapkota (Come Prima, Forno d’ Oro, Mercato e Casa Nepalesa), cozinheiro radicado em Portugal há mais de 20 anos.
O forno móvel do chefe, um objeto raro e dispendioso, viajou diariamente pelas 24 freguesias de Lisboa, chegando a mais de 2.500 famílias. Todos os dias, a partir das 16h00, a equipa de Tanka Sapkota (e o próprio) faziam centenas de pizzas, que eram transportadas quentes e distribuídas nas casas das pessoas à hora de jantar, noite dentro.
“Estou muito feliz com os resultados desta ação de beneficência que levámos a cabo em junho e julho na cidade de Lisboa”, afirma Tanka Sapkota. “Acredito que é nas alturas difíceis que temos a obrigação de dar à sociedade. Como tal, sinto que cumpri o meu dever".
O vereador responsável pela Proteção Civil da Câmara Municipal, Carlos Castro, concorda que a ação solidária liderada por Tanka Sapkota foi um sucesso: “correu muitíssimo bem esta iniciativa – tanto pela mobilização de muitos agentes locais: Juntas de Freguesia, associações de moradores e clubes da cidade, como pela forma das pessoas manifestarem o seu agrado por esta oferta do Chef Tanka”.
“A situação pandémica que vivemos, além da dimensão da saúde, está a provocar uma crise económica e social com impacto profundo em muitas famílias. Este projeto de apoio alimentar do chefe Tanka é uma ajuda muito importante, que alcança mais de 2.500 famílias da cidade de Lisboa. Esta atitude e, sobretudo, este exemplo de um empreendedor de sucesso da nossa comunidade, e uma referência mundial no mundo das pizzas, demonstra como Lisboa conta com pessoas generosas e que prezam a sua cidade e as suas gentes” reforça o vereador Carlos Castro.
Comentários