Após a suspensão em março último, devido à pandemia da COVID-19, o "Festival da Comida Esquecida" regressou este mês de agosto a diversos concelhos do Algarve. Com setembro, a iniciativa mantém os seus piqueniques de charme, em ambiente rural. Desta forma, a 12 de setembro, vai decorrer um piquenique histórico em Cacela Velha, concelho de Vila Real de Santo António.
“A experiência inclui uma refeição cheia de aromas de outros tempos, com produtos locais e surpresas gastronómicas, algumas de difícil acesso ou esquecidas da nossa mesa. O instrumento simbólico do Algarve, o Acordeão, será também protagonista com uma atuação durante o piquenique, como se fazia em outros tempos, e dando mais animação a estes fins de tarde campestres”, sublinha a organização do "Festival da Comida Esquecida", a Cooperativa QRER.
No decorrer do piquenique, o chefe de cozinha responsável pelo mesmo, explicará a ementa da refeição, assim como os produtos locais e tradicionais que foram utilizados na sua confeção. Todas as explicações irão ser traduzidas para inglês por um “Mestre de Cerimónias”.
“Os eventos foram alterados e adaptados de forma a respeitar todas as orientações da Direção-Geral da Saúde e garantir a segurança de participantes e colaboradores”, informa a QRER.
"Os bilhetes são adquiridos online antecipadamente, estando todas as regras de participação disponíveis na página Facebook do festival”, informa a organização.
A encerrar o festival, a 17 de outubro, a aldeia de Querença (Loulé), vai acolher um mercado de produtos agroalimentares da região, exposição de rua sobre comida, miniconcertos e outras surpresas.
Todos os piqueniques decorrem das 18h30 às 21h00. Os bilhetes podem ser adquiridos aqui.
Comentários