Após a suspensão em março último devido à pandemia da COVID-19, o "Festival da Comida Esquecida" regressa em agosto e setembro com os seus piqueniques de charme, em ambiente rural.

Desta forma, a 1 de agosto, o piquenique que convida para a partilha de alimentos, memórias e locais algarvios, realiza-se ao entardecer na aldeia da Penina (Loulé).

Porque a alimentação também é memória o Algarve vai ter o seu “Festival da Comida Esquecida”
Porque a alimentação também é memória o Algarve vai ter o seu “Festival da Comida Esquecida”
Ver artigo

Segue-se a 29 de agosto um piquenique em Sto. Estêvão (Tavira) e a 12 de setembro outro em Cacela Velha (Vila Real de Sto. António).

“A experiência inclui uma refeição cheia de aromas de outros tempos, com produtos locais e surpresas gastronómicas, algumas de difícil acesso ou esquecidas da nossa mesa. O instrumento simbólico do Algarve, o Acordeão, será também protagonista com uma atuação durante o piquenique, como se fazia em outros tempos, e dando mais animação a estes fins de tarde campestres”, sublinha a organização do "Festival da Comida Esquecida", a Cooperativa QRER.

No decorrer do piquenique o chefe de cozinha responsável pelo mesmo, explicará a ementa da refeição, assim como os produtos locais e tradicionais que foram utilizados na sua confeção. Todas as explicações irão ser traduzidas para inglês por um “Mestre de Cerimónias”.

Festival da Comida Esquecida
Apresentação no decorrer de um dos piqueniques de charme. créditos: Festival da Comida Esquecida

“Os eventos foram alterados e adaptados de forma a respeitar todas as orientações da Direção-Geral da Saúde e garantir a segurança de participantes e colaboradores”, informa a QRER.

"Os bilhetes são adquiridos online antecipadamente, estando todas as regras de participação disponíveis na página Facebook do festival”, informa a organização.

A encerrar o festival, a 17 de outubro, a aldeia de Querença (Loulé),  vai acolher um mercado de produtos agroalimentares da região, exposição de rua sobre comida, miniconcertos e outras surpresas.

Todos os piqueniques decorrem das 18h30 às 21h00. Os bilhetes podem ser adquiridos aqui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.