Pelo terceiro ano consecutivo, o chefe de cozinha João Rodrigues, do restaurante Feitoria/Altis Belém, conquista a proeza nos prémios “Mesa Marcada”, ao arrecadar os dois galardões principais: Restaurante e Chefe. A cerimónia de anúncio e entrega dos prémios decorreu em Lisboa a 20 de janeiro.
A 25 de janeiro, sábado, a noite vai ser cervejeira no espaço Oitava Marquês, na capital. A partir das 18h00, a cerveja artesanal da marca 8ª Colina vai jorrar das 14 torneiras daquele restaurante e taproom.
Para celebrar os dez anos desde a abertura, a marca SushiCorner reservou uma promoção para este 2020. O jantar do aniversariante é oferta no restaurante do Parque das Nações.
Em Lisboa e concelhos limítrofes, as promoções na pastelaria Batalha já nos habituaram a ofertas regulares. Depois da bola de Berlim e do pastel de nata, chega a vez do croissant.
O restaurante Barão Fladgate, no centro histórico de Vila Nova de Gaia, sugere celebrar o Dia Internacional do Vinho do Porto, a 27 de janeiro, com um menu exclusivamente acompanhado desta bebida icónica.
Dando continuidade às ementas especiais, iniciadas em 2019, com a apresentação de menus inspirados em movimentos artísticos, o Palácio Chiado, em Lisboa dedica neste início de 2020 uma ementa ao Cubismo e Pablo Picasso.
Para todos os que acham o Dia de São Valentim demasiado piroso, a Academia Time Out, em Lisboa, criou o Combat Kitchen. A 14 de fevereiro, o evento irá desafiar todos os casais a testar a sua relação numa competição.
Quem se perde por um bom enchido e fumeiro, acompanhado de um naco de pão generoso, ou vendo-os no caldo fumegante de um cozido, tem entre janeiro e fevereiro, tempo para ir a uma das capitais nacionais da boa cozinha, Trás-os-Montes. Três festivais vão animar a região.
Faz parte dos comeres tradicionais portugueses. A farinheira empresta um sabor delicioso a pratos de carnes, ovos, até mesmo ao arroz. O que aqui trazemos são cinco propostas deliciosas, das mais convencionais, às inovadoras.
Ao abecedário da cozinha voltámos, atualmente, a juntar o interesse pela origem dos alimentos. Associamos-lhe as palavras proximidade e genuinidade. Querendo ser fiel a estes princípios, o chefe de cozinha Tony Martins, venezuelano de nascença, mas de raízes e coração em Portugal, assina a carta de
Bolos típicos em Palmela, um cozido à portuguesa magistral no Minho, descontos nas pizzas em Lisboa e uma feira do café, em Aveiro, fazem o calendário de eventos gastronómicos da próxima semana. Também levantamos o véu para fevereiro.
Até 9 de fevereiro, o Ginos restaurante de cozinha italiana, com duas localizações em Lisboa, apresenta uma promoção de abrir o apetite aos apreciadores de cozinha transalpina. Com o pedido do primeiro prato, chega à mesa um segundo grátis.
Vila Real de Santo António, no Algarve, vai receber o ciclo gastronómico de “Grand Dinners”, com a presença de chefes de cozinha nacionais e internacionais. O primeiro jantar decorre a 7 e 8 de janeiro e conta com a visita do chefe Tiago Bonito, do restaurante Largo do Paço, em Amarante.
A 15 de janeiro, a capital portuguesa viu abrir as portas da VeganNata, casa que aposta na versão vegan do tradicional pastel de nata. Com a abertura, chega uma promoção. A 17 e 18 de janeiro, o café é gratuito na compra de um pastel.
Para celebrar o Dia Internacional da Comida Picante, a 16 de janeiro, o restaurante Zambeze, dedicado aos comeres das beiras, mas também moçambicanos, faz a festa com quatro dias dedicados à cozinha ardente.
Dizem-no rei das especiarias, delicado, embora de sabor com personalidade e muito especial. O açafrão, tido como o “ouro vermelho” da cozinha, chega à mesa do restaurante Akla, em Lisboa, de 20 a 24 de janeiro. O casamento vai fazer-se com um risotto de camarão.
Algum controlo sobre a evaporação do caldo de legumes, o ponto certo na cozedura e tem um prato que não o envergonhará. Um risotto apaladado, como se gosta.
É no Cais Novo, no Porto, que a 21 e 22 de fevereiro se juntam 101 produtores de vinhos de Portugal, Espanha, França e dos Estados Unidos. Isto, numa agenda de eventos que inclui música e exposição de arte.
A Enoteca 17-56, em Vila Nova de Gaia, começa o novo ano com uma estreia, ao promover um jantar de charutos a 18 de janeiro. Uma mesa que vai harmonizar a cozinha de travo internacional, com os vinhos da Real Companhia Velha e os charutos cubanos e nicaraguenses.
Não é uma casa de alta cozinha, não tem estrela Michelin, nem um chefe de cozinha top star. Não obstante, o restaurante Ma Poule Mouillée, no Canadá, arrebatou os corações e as votações dos utilizadores da plataforma internacional de avaliação de espaços comerciais, a Yelp. Encabeça uma lista com ce
Quem nunca provou a versão japonesa do hambúrguer ou da sanduiche, tem a oportunidade de o fazer em Lisboa, através das mãos dos chefes de cozinha Daniel Rente e José Barros. A carta de inverno do Izanagi, restaurante inspirado na cozinha nipónica, traz cinco novos pratos e a promessa de conforto à
As carnes bovinas, maturadas e outras provenientes de raças portuguesas, contribuem para a ementa do novo restaurante instalado no Cais do Sodré, em Lisboa. O Bovine - Steak & Wine Bar também não esconde uma feição petisqueira e a aposta na carta de vinhos.
A feijoada transmontana chega aos domingos à mesa do Palácio Chiado, na capital. A iniciativa que decorre no mês de janeiro promete ser momento de reunião para toda a família.
O singelo ovo cozido, maravilha trincada com uma pitada de sal e pimenta. Serve, ainda, de base a inúmeros cozinhados. Mas, primeiro, há que saber cozê-lo na perfeição. Não tem segredo, basta seguir estas dicas.