Detentor de marcas como a Cálem, Burmester, Kopke e Barros, o grupo Sogevinus criou o programa “Da vinha ao vinho”, numa viagem que inclui a visita à Quinta de S. Luiz, no Douro, continuando para as caves de envelhecimento em Vila Nova de Gaia. A fechar o ciclo, já à mesa, os vinhos harmonizam com as propostas da carta do restaurante Uva by Cálem, com vista sobre o Porto.
No que toca à Quinta de S. Luiz, ali nascem alguns dos vinhos de uma casa de vinho do Porto, a Kopke, fundada em 1638, ainda antes da demarcação oficial da região do Douro. Composta por 125 hectares, a propriedade está localizada entre a Régua e o Pinhão e foi uma das primeiras quintas durienses.
O programa propõe um passeio guiado pelas vinhas e quinta, com os visitantes a acompanharem o percurso de produção do vinho. Há, ainda, a possibilidade de participar em provas de vinhos e de conhecer e adquirir as várias referências que integram o portefólio das marcas da Sogevinus.
A jusante da quinta, em Vila Nova de Gaia, o programa “Da vinha ao vinho” sugere uma segunda etapa, as caves Cálem. Oportunidade para conhecer um pouco mais sobre as características de cada tipo de vinho do Porto, lado a lado com as pipas onde este envelhece, protegido da luz e do calor.
Um mapa tridimensional em cortiça da região do Douro, onde são projetadas informações para conhecer as características do território, um vídeo sobre a arte da tanoaria, um painel onde se pode observar as diferentes tonalidades que um vinho do Porto pode assumir, amostras das garrafas mais emblemáticas da história da Cálem (incluindo a mais antiga que data de 1870), são momentos incluídos na visita.
O programa inclui uma degustação de dois vinhos, que pode ser complementada por harmonizações com queijos e chocolates.
As duas experiências orçam os 20,00 euros por participante, com a reserva prévia pelo telefone 223 746 660.
O restaurante Uva by Cálem (preço médio da refeição, 30 euros), encerra o ciclo em torno do vinho, com pratos assinados pelo chefe de cozinha António Vieira, em harmonização com o portefólio de vinhos - DOC Douro e Portos. A carta é diversificada e conjuga, com pratos de peixe, carne ou marisco, onde se destacam o Lombo de bacalhau grelhado com molho de queijo Serra, o Costeletão de novilho maturado ou o arroz de peixe e marisco.
A fechar a refeição, o leite creme queimado, o brownie de chocolate com frutos secos e sorvete de framboesa ou ainda os gelados artesanais, entre os quais, o gelado com vinho do Porto Cálem.
Comentários