O “desaparecimento de milhares de microempresas”, mais de “cem mil despedimentos na restauração” e “marcas profundas”. É desta forma que a Pro.var, associação para o setor da restauração, avalia o futuro com base num inquérito realizado a empresários.
Devido às medidas adotadas com o novo confinamento geral face ao agravamento da pandemia provocada pela COVID-19, a edição de 2021 dos Fins de Semana da Fogaça de Palmela, decorrerá em sistema de take away.
Três pilares devem orientar as boas práticas alimentares em casa em períodos de confinamento. Criar rotinas, domésticas, manter a atividade física, investir numa boa alimentação. são princípios aqui recordados pela nutricionista Cláudia Viegas.
Depois de ter lançado no verão de 2020 “O livro do seu bebé”, o pediatra Hugo Rodrigues, abraçou um novo desafio e lança a partir de 18 de janeiro o podcast “Momento a S.Ó.S”.
Portugal caminha para novo confinamento geral. Para que em tempo de recolhimento não se percam hábitos de leitura, o grupo Leya apresenta um novo serviço de entrega de livros ao domicílio através da Glovo.
A 17 de janeiro comemora-se o Dia Mundial do Pizzaiolo. Para o celebrar, os restaurantes Mercantina Alvalade, Chiado e o Bistro 37 contam ao longo de uma semana com a oferta da segunda pizza na compra da primeira.
A associação que representa a restauração à escala nacional, disponibiliza online uma base de dados com os restaurantes que prestam serviço de take away e entregas ao domicílio.
Um trio de restaurantes portugueses integra a lista das dez casas, em dois continentes que, em 2020, mereceram a atenção da jornalista Ann Abel, da revista “Forbes”.
Uma pitada de sal e orégãos faz maravilhas sobre batatas-doces assadas. Já tostado, este tubérculo casa na perfeição com ovos escalfados ou queijo de cabra. Na cozinha, mais do que falar, há que provar.
Da relação entre humanos e animais, ao clássico romance futurista e à narrativa para os mais pequenos, uma seleção de bons livros para começar 2021 a passear os olhos em viagens literárias.
Faça dos queques a refeição principal. Estes, salgados, não vão ficar atrás das versões doces. Aqui, com recurso a ovos, vegetais, queijos e até bacalhau.
Todos já nos deparámos com o dilema do fim último dado aos resíduos. O que fazer com os cartões bancários inutilizados, com os panos de limpeza, ou com os talheres de plástico e baterias dos automóveis? Uma aplicação portuguesa, a WasteApp dá-nos a resposta.
Alimentação, moda, economia circular, educação estão entre os temas que ao longo deste mês fazem, nas redes sociais, o “Janeiro Sustentável”. A iniciativa que pretende chegar a todos quer, findos 31 dias, contribuir sem radicalismos para mudar comportamentos e melhorar vidas.
Pelo segundo ano consecutivo, a plataforma TheFork, em parceria com os restaurantes Olivier em Lisboa e Porto lançam a “Olivier Experience by TheFork” com desconto de 40% nos menus.
No mercado que procura adaptar-se à situação pandémica, com o setor da restauração a enfrentar grandes desafios, a Volup selecionou alguns restaurantes de Lisboa da gama premium e “transporta-os” até casa dos clientes.
Receitas com água da torneira dão mote a coleção de livros online, gratuitos, que inaugura com 24 receitas da chefe de cozinha conhecida como “Tia Cátia”. Há sugestões para toda a família,
Com janeiro, a Academia Time Out retoma o ciclo de workshops de cozinha online. A abrir o ano, quatro ações com as cozinhas do Japão, Tailândia, Índia e EUA.
O restaurante Astória, no Porto, fecha portas a 10 de janeiro, mas deixa a promessa de novos capítulos. O Bar das Cardosas reabrirá e passará a ser o local de almoço e jantar do Hotel InterContinental Porto.
No Porto, a Prado Mercearia, casa que faz venda e prova de produtos portugueses, inicia com janeiro uma nova “PradoSeasons”, com chefes de cozinha a animarem a mercearia/restaurante nas próximas semanas.
“The Wine Show”, entre os mais famosos programas de vinhos do mundo, esteve a gravar em Portugal. Visitou o douro e apaixonou-se por um vinho daquela região.
Chegou o momento dos apreciadores da lampreia, agora que foi oficialmente aberta a temporada à mesa no concelho de Valença. A restauração local, responde ao desafio e apresenta esta espécie de rio em inúmeras confeções.
São um conforto em dias frios estes bolos caseiros. Em comum, o facto de os preparar sem grandes demoras e com ingredientes quase sempre disponíveis na despensa, frigorífico e fruteira. Para lanches deliciosos.