O primeiro restaurante V!ra foi inaugurado no início de novembro em Lisboa, na zona das Amoreiras, mas a ambição vai além desta primeira morada. Frango grelhado e desossado, sem gorduras, sem fumos e carvão é a especialidade da casa.
Dois mil e vinte e um chega com uma boa notícia ao ser eleito Ano Internacional das Frutas e Legumes. Oportunidade para reabilitarmos alimentos fulcrais na mesa quotidiana como sublinha a nutricionista Cláudia Viegas.
Um delicioso esparguete de vegetais, rissóis com um recheio de curgete e alho-francês e pizza de beringela, entre as quatro sugestões que lhe trazemos.
Já assou abóbora e, com ela, preparar um sedoso creme de outono? Ou juntar a esse creme estaladiço grão-de-bico tostado? O que lhe propomos são quatro receitas com um dos ingredientes da estação. Não falta à chamada a batata-doce.
A floresta do Sri Lanka, antigo Ceilão, serviu de palco no século XVI a lutas entre portugueses, cingaleses e holandeses, facto que deu mote a Eduardo Pires Coelho para escrever o thriler histórico “Taprobana”.
Fechado o capítulo das festas de Natal e Ano Novo (vá, ainda nos aguarda o Dia de Reis, mas o dano é menor), há que voltar a encontrar os eixos de uma alimentação mais regrada. Chás e infusões ajudam-nos a restabelecer regras numa dieta mais equilibrada. Temos três poderosas combinações.
As temperaturas baixam e o organismo pede mais calorias para preservar energia. Não há nada como uma boa sopa, um prato de bom condimento, com especiarias, ou um snack com frutos secos. Saiba quais os melhores alimentos para este inverno.
Espumante é vinho com grande apetência gastronómica e ideal para vários momentos de consumo. Com valores entre os 2,5 e os 40 euros, são 14 as propostas de espumantes com o cunho do Vinhos do Tejo.
Nem sempre o marisco foi tão apreciado como atualmente. O antigo Egipto baniu-o, os gregos recorriam à casca de ostra para indicar cidadãos banidos. Nascia o ostracismo. Já os romanos, adoravam os frutos do mar. Portugal chegou a fazer do marisco um imposto e nem Frei Luís de Sousa o excluiu da sua
A fogaça de Palmela, bolo tradicional que tem por base massa de pão, dá o mote a dois fins de semana gastronómicos em janeiro, com os restaurantes do concelho a apresentarem sugestões para pratos principais e sobremesas.
O pão é presença obrigatória na mesa portuguesa. Para nos recordar a importância deste alimento transversal a todo o país, assim como o bom uso e consumo, a Associação Portuguesa de Nutrição disponibiliza para consulta gratuita o e-book “Melhor grão, melhor pão”.
Consciente de que a quadra natalícia também é uma época de desperdício alimentar, a plataforma Too Good To Go preparou um guia online com dicas de fácil aplicação.
Uma mesa de natal com pratos vegetarianos saborosos, em casamento com os sabores da cozinha nacional, não é utopia como nos explica a nutricionista Márcia Gonçalves. A alternativa passa por mais leguminosas e vegetais, menos açúcar e gorduras, assim como métodos de confeção alternativos. Uma convers
Este ano, atreva-se em pratos de bacalhau que, sendo clássicos, fogem às rotinas à mesa. Nestas quatro receitas, vai encontrar do fiel amigo enrolado em presunto, ao que acompanha um belo Queijo Serra da Estrela.
Não precisam de máquina de fazer pão, alguns deles nem mesmo de batedeira. Estes são cinco pães de sabor caseiro, do pão de banana, ao de iogurte e de aveia da chefe de cozinha Anna Lins.
A Fratellini, marca de gelados artesanais, lançou a campanha “Ofereça o bom gelado”, que permite adquirir um voucher que equivale a uma caixa de gelado. A totalidade da receita das vendas reverte a favor da Associação Vale de Acór.
A revista "Paixão Pelo Vinho" lançou uma edição gratuita, online, recheada de propostas vínicas para o Natal. Foram provados e classificados mais de 300 vinhos de todas as regiões de Portugal. Uma edição que se faz com reportagens e entrevistas em mais de 100 páginas.
A plataforma vinhoemcasa.com disponibiliza neste Natal a personalização de rótulos no Vinho do Porto Ferreira Tawny, substituindo “Ferreira” pelo nome ou apelido pretendido. A campanha está disponível até 23 de dezembro.
O The Foodies Club lançou o Porto Brunch Card, com a possibilidade de escolha entre seis brunch houses da Invicta. Um presente que pode ser adquirido em menos de cinco minutos.
A “Rota da Rabanada” volta a animar os estabelecimentos do concelho de Caminha que, até 31 de dezembro, apresentam mais de uma trintena de versões daquela especialidade tão apreciada chegado o Natal.
Para o Natal, o projeto Green Smiles criou três kits personalizados: “Biscoitos”, “Workshop” e “Aula Privada”. O Green Smiles concretiza uma alimentação consciente com base em alimentos reais, naturais e biológicos, interligando saúde, alimentos e emoções.
Os produtores associados à Quintas de Melgaço estão a promover cabazes de vinhos e produtos minhotos para a quadra natalícia. Há seis cabazes especiais.
O Sheraton Cascais Resort, na Quinta da Marinha, preparou um Cabaz de Natal que desafia as famílias a preparar duas “Receitas com História” para a Consoada, seguindo todos os passos da sua confeção através de um vídeo com o chefe de cozinha Pedro Rebelo dos Santos.