As nossas autoridades de saúde* anteveem que em 2030, do total de mortes previstas, a percentagem atribuível a maus hábitos alimentares será de 13,8% e a atribuível ao excesso de peso e obesidade será de 12%, ultrapassando o tabagismo. Falámos sobre a importância de uma alimentação adequada com a nu
Quando se tem como objetivo emagrecer, a banana é um alimento que deve ser retirado da alimentação? Ou é um alimento que tem vantagens para a nossa saúde e gestão do peso que deve ser incluída na nossa alimentação? Neste vídeo, a Prof. Teresa Branco irá esclarecer estas questões.
Por trás da cor dos alimentos, esconde-se informação sobre os seus benefícios. A nutricionista Graciela Moreira ajuda a descodificar o efeito dos alimentos na saúde e bem-estar.
O vinho é cultura, convivialidade e carisma. Também é boa mesa e o par perfeito para a cozinha. O vinho também é prazer, embora com regras no consumo. Com a nutricionista Cláudia Viegas contamos as calorias do vinho. E temos algumas surpresas.
Em 2017, quando o filho de Sofia Carvalho foi diagnosticado com alergia alimentar, a família fazia uma alimentação sem restrições e surgiram muitas dúvidas. Como identificar os alergénios nos alimentos? O que é que se pode comer? Que receitas fazer? Sofia lançou mãos à obra, pesquisou, perseverou e
Trabalhar ao lado de um frigorífico e, ao mesmo tempo, não poder sair de casa, veio dificultar quem tinha um cuidado diário com a sua alimentação e com o seu corpo. Um artigo da nutricionista Cátia Coelho.
Quando nos alimentamos mal ou nos expomos a toxinas, o fígado pode ser afetado, por isso, realizar uma desintoxicação é importante, destaca o médico cardiologista Roberto Yano.
Para aumentar as defesas, deve ingerir alimentos ricos em antioxidantes que ajudem a manter a mucosa intestinal, por ser a primeira barreira de defesa contra vírus e bactérias. Conheça os conselhos da nutricionista Ana Filipa Baião, da Clínica Em Forma.
Não precisa de abdicar de um Natal à mesa com sabor e diversidade, basta seguir princípios simples. Mais couves e leguminosas, menos bacalhau e peru. Doces? Sim, mas em doses reduzidas. O Natal culinário à lupa com a nutricionista Cláudia Viegas.
Tão apreciadas chegado o Natal, as broas são presença assídua na mesa portuguesa. Castelares, de mel, de batata-doce, o elenco é grande, como nos indica a nutricionista Vânia Costa que recorda estarmos perante alimentos calóricos. Mas, “um dia não são dias” e, como exceção, não há que deixar de lado
A época do Natal é uma das alturas do ano em que se cometem alguns excessos relativamente à alimentação. Uma das estratégias que podemos tomar é substituir os ingredientes das receitas tradicionais por outros mais saudáveis mantendo o sabor e o prazer à mesa. Um artigo da nutricionista Catarina Sofi
Para uma quadra natalícia saudável e com prazer à mesa, a médica e nutricionista Sandra Alves, da Sociedade Portuguesa do AVC, deixo-lhe alguns conselhos práticos. Lembre-se que o Acidente Vascular Cerebral não escolhe dia nem hora. Mais vale um natal cheio de vida, do que menos uma vida neste Natal
Neste vídeo, a Prof. Teresa Branco irá abordar um tema muito atual - a intolerância ao glúten. Conheça a sintomatologia associada e as fontes alimentares.
Para o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, a castanha é "um fruto saudável". Vale a pena recordar o quão bem a castanha pode fazer à sua saúde. Tome nota destes 8 benefícios no Dia de São Martinho,
É durante o outono que mais se consomem mais castanhas em Portugal. Infelizmente, só nesta época do ano é lembrado o valor nutricional deste fruto. Tome nota dos conselhos do médico Pedro Lobo do Vale.
Os diabolizados hidratos de carbono são, na maior parte das vezes, o vilão da história. Engordam, incham, não se podem comer depois das 18h00, entre outras crenças.
Para garantir que a higiene oral não sai prejudicada nestes dias de excessos, troque os habituais doces por outros mais saudáveis, para que possa desfrutar de um Halloween delicioso em família sem prejudicar a saúde dos sorrisos.
No Dia Mundial da Alimentação, o MEO alerta para a necessidade de evitar o desperdício alimentar, num contexto em que a fome e a falta de água continuam a assolar milhões de pessoas em todo o mundo.