No quarto episódio do podcast Brunch com a Iara, Joana Duarte fala sobre as suas rotinas, da maternidade e de como o autoconhecimento a ajudou a reduzir os sintomas da ansiedade, mas também a relativizar as coisas menos boas da vida.
Neste vídeo da "Alimentologia - A ciência por detrás dos mitos", vamos saber se é possível ter uma alimentação saudável sem alimentos de origem animal.
Neste vídeo a Prof. Teresa Branco explica as diferenças entre os adoçantes naturais e os adoçantes artificiais. Revela os resultados de alguns estudos sobre este tema e a sua relação com a saúde.
Neste vídeo da "Alimentologia - A ciência por detrás dos mitos", vamos saber se os cereais integrais são melhores ou piores que os cereais refinados no que toca aos seus benefícios para a nossa saúde.
Neste vídeo da "Alimentologia - A ciência por detrás dos mitos", vamos saber se os hidratos de carbono são mesmo os piores inimigos de quem quer emagrecer ou se o melhor é optar por uma alimentação equilibrada.
A Organização Mundial da Saúde alerta para os perigos da redução do consumo de vegetais e hortaliças. Não é por acaso que este grupo de alimentos tem lugar de destaque na Roda dos Alimentos. As sopas são uma engenhosa forma de os ingerirmos.
Muitas pessoas com colite ulcerosa pensam que quando uma crise aparece a culpa é da alimentação. Será que há mesmo uma relação de causa-efeito entre o que se come e a evolução da colite ulcerosa?
Em ambientes informais, entre amigos e familiares, não é incomum a discussão sobre a ingestão de álcool e a gravidez. Há, mesmo, quem afirme beber ou ter bebido durante a gravidez e que, inclusivamente o médico A ou B afirma que “um pouquinho não faz mal nenhum”. Facto é que o álcool chega diretamen
As nossas autoridades de saúde* anteveem que em 2030, do total de mortes previstas, a percentagem atribuível a maus hábitos alimentares será de 13,8% e a atribuível ao excesso de peso e obesidade será de 12%, ultrapassando o tabagismo. Falámos sobre a importância de uma alimentação adequada com a nu
Quando se tem como objetivo emagrecer, a banana é um alimento que deve ser retirado da alimentação? Ou é um alimento que tem vantagens para a nossa saúde e gestão do peso que deve ser incluída na nossa alimentação? Neste vídeo, a Prof. Teresa Branco irá esclarecer estas questões.
O vinho é cultura, convivialidade e carisma. Também é boa mesa e o par perfeito para a cozinha. O vinho também é prazer, embora com regras no consumo. Com a nutricionista Cláudia Viegas contamos as calorias do vinho. E temos algumas surpresas.
Em 2017, quando o filho de Sofia Carvalho foi diagnosticado com alergia alimentar, a família fazia uma alimentação sem restrições e surgiram muitas dúvidas. Como identificar os alergénios nos alimentos? O que é que se pode comer? Que receitas fazer? Sofia lançou mãos à obra, pesquisou, perseverou e
A época do Natal é uma das alturas do ano em que se cometem alguns excessos relativamente à alimentação. Uma das estratégias que podemos tomar é substituir os ingredientes das receitas tradicionais por outros mais saudáveis mantendo o sabor e o prazer à mesa. Um artigo da nutricionista Catarina Sofi
Neste vídeo, a Prof. Teresa Branco irá abordar um tema muito atual - a intolerância ao glúten. Conheça a sintomatologia associada e as fontes alimentares.