A capacidade que temos para resistir ou não aos excessos da época, depende do trabalho que fazemos ao longo do ano com o nosso próprio corpo e mente.

Quando temos comportamentos saudáveis enraizados é mais fácil resistir ao exagero alimentar. Na maioria das vezes sabemos que é provável desviarmo-nos um pouco dos nossos hábitos, nem que seja apenas na ceia de Natal e na noite de passagem de ano.

25 truques inimagináveis para perder peso
25 truques inimagináveis para perder peso
Ver artigo

No entanto, se estamos em casa é fundamental fazer as nossas refeições ajustadas aos nossos novos hábitos. Trocar ingredientes pelas versões mais saudáveis é fácil e reduz substancialmente os riscos de uma má alimentação. Troque o açúcar por Eritritol ou açúcar de coco, as farinhas por farinhas de oleaginosas (amêndoa, noz), de coco, linhaça, alfarroba.

Deve também eliminar as gorduras hidrogenadas como as margarinas e usar exclusivamente manteiga, azeite e gordura de coco. Todas estas sugestões para a substituição dos ingredientes que usávamos nas receitas de toda a vida, pelas versões mais saudáveis, apresento-lhe na tabela de substituição no fim deste texto.

Exagerei um pouco e agora, o que fazer?

Se sente que exagerou, se sente a barriga inchada, dorme mal ou sente falta de energia, engordou um pouco, então está na altura de fazer um reset rápido. Siga estes 5 passos em apenas 3 dias:

Alimentação

Não de comer lácteos (leite, iogurtes e queijo) bem como carne vermelha e elimine totalmente o glúten e outros cereais.

Opte como fonte de proteína por cogumelos (reishi, shitake, maitake), preparados de proteína vegetal (proteína de cânhamo, de amêndoa, de ervilha) e ovos biológicos.

Faça um jejum de pelo menos 16 h diárias, por exemplo janta às 20h e toma um pequeno-almoço ou brunch às 12h do dia seguinte. Neste período pode beber água e chás.

Está de ressaca? Coma estes 15 alimentos
Está de ressaca? Coma estes 15 alimentos
Ver artigo

Os vegetais são o ingrediente principal do seu prato. Introduza na mesma refeição as versões de hortícolas cruas e cozinhados a vapor ou levemente salteados. Coma a fruta (máximo 1 a 2/dia) de preferência à tarde, sementes variadas ou até mesmo germinadas.

Use as seguintes gorduras: azeite, óleo de coco, sementes, abacate, frutos secos, ovos.

Caldo depurativo e Batido desintoxicante - Subsitua uma das refeições do dia por um caldo depurativo à base de alho francês, cebola roxa, aipo e gengibre. Estes alimentos para além de ação diurética também têm ação desintoxicante do nosso corpo. Pode fazer um batido altamente rico em fitonutrientes ao Pequeno-almoço.

Água

Beba entre 1,5 a 2L líquidos não açucarados/dia, entre água simples e/ou naturalmente aromatizada, chá e tisanas, caldos.

Suplementos

Durante estes 3 dias beba água do mar purificada (à venda em lojas de produtos naturais), para repor eletrólitos, todos os minerais.

A limpeza intestinal também é importante, para isso pode recorrer ao tomilho, malva e gengibre.

8 erros de saúde que comete em menos de uma hora
8 erros de saúde que comete em menos de uma hora
Ver artigo

Enemas de café

Os enemas ou clisteres constituem uma técnica que se utiliza para lavagem da parte final do intestino com o objetivo de melhorar a sua saúde e desintoxicar o corpo. Com este procedimento é possível limpar a porção final do intestino grosso e reto, bem como eliminar resíduos que circulem no nosso sangue. Para o caso deve feito com água destilada ou purificada e café biológico, nunca ultrapassando cerca de um litro de volume de aplicação, a 38° C. Se possível mantenha este conteúdo no intestino cerca de 5 minutos.

Exercício

Mantenha ou aproveite para iniciar um estilo de vida mais ativo. Neste 3 dias faça alguma atividade que o obrigue a transpirar. Pode fazer apenas 15 a 20 minutos de caminhada/ corrida. Se não puder sair de casa faça exercício de tonificação muscular optando por varias repetições.

Os conselhos são de Alexandra Vasconcelos, farmacêutica especializada em medicina natural integrativa e antienvelhecimento nas Clínicas Viver.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.