A palavra “música” tem origem no grego mousikê, que significa “arte das musas”. É definida como arte e ciência, na qual existe uma combinação harmoniosa de sons.  Contudo, para alguns autores, a música vai muito além da definição, já que esta consegue provocar arrepios, sorrisos e choros, ajudando-nos a contactar com recordações, infiltrando-se em nós.

A música é um dos hábitos de lazer mais utilizada, seja em casa, em viagem ou durante a prática de atividade física. Ela é um meio poderoso na indução de emoções, o que significa que a sua capacidade de influenciar o bem-estar é grande. Ela é também intemporal e independente da cultura. Isto é justificado pelo aumento da dopamina quando se ouve música. Esta substância que se encontra presente no nosso cérebro, promove o bem-estar, ajudando-nos a regular o humor e a motivação.

Além disso, a música desempenha diversas funções no nosso dia-a-dia, ajuda a a encarar os problemas com outro ânimo, alivia a tensão do quotidiano e consegue ser um apoio para nos inserirmos na sociedade e conseguirmos criar a nossa identidade.

Diversos estudos têm tentado entender a ligação entre o bem-estar e a música e os resultados demonstram que esta atividade pode promover a saúde e o bem-estar, em todos os períodos da nossa vida. Desta forma, a música tem sido cada vez mais utilizada em diversos âmbitos, como na saúde física e psicológica e exemplo disso é a musicoterapia.

Tendo em conta o tipo de música que ouve, é possível:

  • Diminuir níveis de ansiedade;
  • Regular o humor;
  • Melhorar a pressão arterial e frequência respiratória;
  • Aumentar a concentração;
  • Estimular a autoestima e autoconfiança;
  • Auxiliar na aprendizagem e retenção de informação;
  • Aumentar a sensação de bem-estar emocional, psicológico e físico.

Utilize, por isso, a música em seu benefício, com estas dicas:

  • Faça uma lista de músicas que goste, que forneça sensações positivas e ouça regularmente;
  • Utilize uma plataforma para criar listas especificas para determinados momentos, como listas para relaxar, dormir, dançar, entre outras;
  • Caso esteja mais ansioso, oiça músicas mais harmoniosas, como por exemplo música clássica ou música com a qual se sinta em paz.

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