Catarina Lucas é psicóloga e diretora do Centro Catarina Lucas, um espaço especializado e direcionado para a psicologia e desenvolvimento humano. É especialista em Terapia de Casal, Sexologia e Perturbações de ansiedade. Doutoranda em Psicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e autora do Livro "Vida a Dois". Exerce a sua atividade clínica em Lisboa, Cascais e Online.
Mesmo os melhores divórcios implicam crise, desorganização e recuperação. E todas as crises provocam dor, mas elas são necessárias à mudança e ao crescimento pessoal.
O Dia Mundial da Música é hoje. Mais alta, mais baixa, mais pop ou mais rock - consoante as preferências pessoais de cada um -, cada melodia traz sensações benéficas para a nossa saúde, mente e corpo. Um artigo da psicóloga clínica Catarina Lucas.
O Dia do Filho do Meio é celebrado a 12 de agosto. E estereótipos à parte, algumas características poderão mesmo estar associadas a estes, bem como certos comportamentos que poderão ser justificados pela vivência dos próprios dadas as circunstâncias de ser o filho do meio.
Dia 1 de abril, o dia do ano em que somos confrontados com uma mentira propositada e onde é suposto ninguém levar a mal. E embora tenha um dia específico dedicado a ela, a mentira, como sabemos, foi-se tornando parte do nosso dia a dia.
A forma como nos apaixonamos mudou significativamente nas últimas décadas e, drasticamente nos últimos anos. Mudou à velocidade com que a tecnologia evoluiu. Um artigo da psicóloga clínica Catarina Lucas.
A pornografia de vingança consiste em expor na internet fotografias ou vídeos íntimos de outra pessoa, sem que esta tenha disso conhecimento ou dê o seu consentimento. Os danos deste ato são habitualmente elevados.
Certamente já deu por si a reparar em emoções, pensamentos ou memórias evocadas através de uma música, seja pela sua letra seja pela melodia. A música consegue comunicar connosco e ajudar-nos a contactar e relacionarmo-nos com a nossa esfera da emocionalidade e afetividade.
Muito se esperava para este ano, muitos votos se fizeram, muita esperança se depositou e muita expetativa se criou. Um artigo da psicóloga clínica Catarina Lucas.
Afinal não foram só 15 dias, afinal não ficou tudo bem, afinal não nos privamos de muito em prol de tudo, afinal ainda não podemos sorrir ou chorar livremente, afinal ainda não recuperamos a nossa vida. Um artigo da psicóloga Catarina Lucas.
Nas últimas semanas temos ouvido falar do teletrabalho de um modo algo romantizado, como se de uma descoberta nova se tratasse e como se fosse a melhor coisa que aconteceu à humanidade.