Até 28 de fevereiro, o concelho alentejano de Marvão faz a festa online com as suas “Comidas d’Azeite”. É nas redes sociais que a iniciativa serve uma mesa cheia de histórias, segredos e curiosidades.
Com quebras de 50% na procura de vinhos na restauração local, os Vinhos do Alentejo lançaram uma campanha de apoio a produtores da região. A partir de 19 de fevereiro, por cada encomenda de uma refeição nos restaurantes aderentes, o consumidor recebe um vinho alentejano de oferta.
Vietname, Coreia e Portugal estão entre as sugestões de workshops online que a Academia Time Out preparou para o fim de semana de 20 e 21 de fevereiro. Não faltará uma sessão com destaque no Cozido à Portuguesa.
O desafio deixado pelo movimento “Sopa para Todos” é simples: adquirir uma sopa num dos restaurantes aderentes e doá-la a quem, no contexto atual, não tem meios para a comprar.
A forma como são comunicados os restaurantes e os diferentes intervenientes é um fator determinante nos dias que correm. Mote para a conversa online que decorre a 15 de fevereiro em mais uma edição do “Sommeliers Storytellers”.
Enquanto se aguarda a abertura da Praça, novo mercado urbano do Hub Criativo do Beato, em Lisboa, anunciado para este 2021, o projeto lançou uma iniciativa online que faz venda de cabazes de fumeiros e enchidos. Não falta o Cozido à Portuguesa, com mais de 23 produtos, entregue em casa ao domingo.
Pão, pastelaria, massas frescas, propostas vegan, francesinhas, estão entre as entregas em casa efetuadas pela portuense Comfort Goods. A plataforma digital permite agregar numa mesma encomenda produtos de diferentes estabelecimentos.
Snacks que complementam experiências virtuais, alimentos que propiciam bem-estar mental, produtos que fortalecem laços sociais, experiências de compra mais seguras, criação de produtos nutritivos e saudáveis com preços acessíveis, estão entre as tendências para 2021 no setor alimentar apresentadas p
A secretária-geral da AHRESP, Ana Jacinto, afirmou que a rentabilidade do 'take away' e entregas ao domicílio é "praticamente nula" para restaurantes que aderiram recentemente e uma das razões são as comissões elevadas das plataformas.
À revelia do determinado para o setor da restauração, ao abrigo do Estado de Emergência, os proprietários do restaurante Lapo, em Lisboa, organizaram uma festa na noite de quinta-feira, 11 de fevereiro. No encontro, participaram dezenas de pessoas.
O património gastronómico, a identidade e o apoio às culturas gastronómicas de Portugal e Espanha, motivou a criação da iniciativa “Ponte Puente”. Conversas online que juntam chefes de cozinha, entre outros intervenientes do mundo ibérico da gastronomia.
Face ao contexto presente, os profissionais da restauração enfrentam desafios e problemas agravados. Como forma de apoiar a saúde psicológica das mulheres e dos homens que trabalham no setor, nasceu a iniciativa “Nós As Pessoas”. O projeto inclui um plano de 12 consultas gratuitas de psicologia.
O pequeno-almoço inspirou a portuense Padaria Formosa a apresentar um cabaz de Dia dos Namorados repleto de pães, croissants, bolos, sumos, entre outros acepipes.
As comemorações do Dia dos Namorados de 2021 serão, por força das circunstâncias, experiências diferentes. Os que apreciam boa comida e boa bebida não têm, contudo, que ficar desiludidos. Há propostas irresistíveis à distância de um take-away ou de uma encomenda em casa.
Demonstrações de cozinha, receitas, conselhos nutricionais nas redes sociais e laranja a preços especiais no Mercado Municipal, são as propostas da “Semana da Laranja”, em Portimão, até 13 de fevereiro.
Fernando Alvim, Ana Bacalhau, Selma Uamusse, estão entre as figuras públicas que aceitaram o desafio “Receitas de Amor”. Diariamente, nas redes sociais, há propostas para o mês mais romântico.
“Food Talks - Think, Talk and Design”, as conversas online a propósito da alimentação, design e sustentabilidade ambiental, prosseguem este fevereiro e março. Uma iniciativa promovida pelo mestrado em Food Design, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.
Expressar o amor em rótulos personalizados com mensagens românticas e arte é a proposta do produtor de vinhos alentejano Adega Maior. Uma sugestão que não esquece o Dia dos Namorados.
O calendário anual de feiras do Queijo Serra da Estrela viaja, em 2021, para o formato digital, em alguns casos com uma duração mais alargada do que o habitual. Confirmadas estão as feiras de Seia, Gouveia, Celorico da Beira e Fornos de Algodres.
Os amantes da lampreia de Penacova vão poder continuar a apreciar esta especialidade gastronómica que faz a mesa daquele concelho beirão. Oito restaurantes estão a servir pratos à base de lampreia em regime de take away.
Por causa da pandemia e do novo coronavírus, são muitos os portugueses que se veem na contingência de ter de fazer grande parte das refeições em casa. Para lhe facilitar a vida, selecionámos uma série de propostas irresistíveis e (muito) nutritivas.
A marca foi registada em 1963 e só começou a ser comercializada em 1974. A receita original foi, no entanto, desenvolvida pelo empresário Pietro Ferrero em 1951, altura em que lançou a Supercrema Gianduja. A mudança de designação foi obra do filho.