Na preparação para mais uma época de vindimas, os Fins de Semana Gastronómicos, de 27 a 29 de agosto e de 3 a 5 de setembro, centram-se nos néctares de Palmela que enriquecem as ementas de 18 estabelecimentos de restauração.
No Alentejo as vindimas começam na primeira quinzena de agosto para recolher as uvas para os espumantes que se pretendem com menor grau de álcool e maior acidez. Mas é na segunda quinzena deste mês que tudo começa a “fervilhar” com os programas de vindimas da Ervideira.
Com as vindimas a decorrerem na Casa Relvas, o produtor sediado no concelho alentejano de Redondo, abre as portas da Herdade de São Miguel, de 20 de agosto a 20 de setembro, para receber os apaixonados e curiosos pelo mundo do vinho.
O restaurante ”Bom Garfo”, situado na zona do planalto da cidade de Santarém, oferece aos seus clientes os melhores pratos da cozinha tradicional portuguesa.
As uvas estão prontas para serem colhidas e a Adega Mayor abre as suas portas à Vindima Mayor para que todos possam experienciar momentos inesquecíveis.
Localizado na praça do Príncipe Real, num dos bairros mais cosmopolitas da capital portuguesa, o restaurante italiano do popular cozinheiro e empresário britânico aventura-se novamente por outras paragens gastronómicas. Os fãs de picanha têm agora uma nova opção.
Para além das visitas, provas de vinho, azeite e cerveja artesanal e dos almoços no restaurante da Herdade, com um menu cheio de ingredientes da época, haverá dois eventos gastronómicos especiais.
Desenvolvida pela cervejeira Aldeana, a Aldeana Bread Beer, um exclusivo do retalhista alimentar germânico, é produzida com recurso a um método inovador. Parte dos maltes habitualmente utilizados no fabrico desta bebida alcoólica foram substituídos por restos de panificação.
Numa altura em que decorrem os Jogos Olímpicos 2020, a Associação Vegetariana Portuguesa aproveitou para lançar um e-book gratuito dirigido aos atletas ou praticantes de desporto que querem seguir uma alimentação vegetariana. O guia contou com colaboração de uma equipa de nutricionistas.
Mais de cem cervejeiros nacionais, entre eles marcas de renome nas cervejas artesanais e estreantes, integram o “Guia dos Cervejeiros em Portugal”. Obra gratuita que se encontra disponível online para consulta.
A 6 de agosto, Dia Internacional da Cerveja, a fábrica cervejeira Nortada, no Porto, celebra à altura com jogos, provas, novos menus harmonizados e passatempos.
A alentejana adega de Torre de Palma, em Monforte, acaba de apresentar ao mercado as primeiras edições dos seus vinhos mais especiais: Reserva da Família Branco 2017, Musas Tinto 2019 e Alicante Bouschet & Tinta Miúda 2017.
A 6 de agosto, Dia Internacional da Cerveja, a Associação Cervejeiros de Portugal desafia os portugueses a partilhar uma foto de uma cerveja, marcando o hashtag #VivaCerveja e a página @sabercerveja, de forma a esta homenagem chegar a todo o setor.
Os supermercados Continente passam a comercializar produtos alimentares à base de insetos, nomeadamente farinha, snacks e barras proteicas. Os produtos agora lançados contam na sua produção com o inseto desidratado Tenebrio molitor, um besouro.
Provas de vinhos, visitas às vinhas, experiências gastronómicas com produtos locais e almoços numa quinta da região, assim se faz o verão a Norte, no Minho. O desafio para descobrir e saborear o território parte da Quinta do Soalheiro, produtor vitivinícola sediado em Melgaço.
Fruto da parceria entre o produtor de vinhos José Maria da Fonseca e a cervejeira 8ª Colina, chega ao mercado a Mosquita Blond Ale, cerveja que, como refere a marca, promete “zumbir” nas mesas de verão.
Salvar do desperdício um excedente de cerejas é o que se pretende com o lançamento da Sovina 500 Cherry Sour. Esta nova cerveja, em colaboração com a Too Good To Go, é produzida com cerejas provenientes de um parceiro da aplicação, o Piquete da Fruta.
O Sandeman Stage vai subir o rio desde Gaia à Quinta do Seixo e levar a experiência de música e cinema às paisagens durienses. A partir de setembro, a quinta da Sandeman será palco de fins de tarde com música ao vivo, cinema ao ar livre e cocktails com Vinho do Porto.
A produção de vinho no Alentejo, cuja época de vindimas já arrancou, deve aumentar entre 5% e 10% este ano, para um total de 120 milhões de litros, estima a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana.