Os meses de junho e de julho vão ser de festa épica em torno da Cereja do Fundão. A autarquia da Beira Interior anunciou um cartaz de âmbito local e nacional que inclui festivais gastronómicos, visitas ao território, degustações e muita animação.
A Praça do Giraldo, em Évora, recebe a 5ª edição do ÉvoraWine a 2 e 3 de junho. Este ano com o mote “uma verdadeira montra de Vinhos Alentejanos” a iniciativa contará com a presença de 40 produtores e com mais de 200 vinhos do Alentejo à prova.
Os terraços do Pavilhão Carlos Lopes abrem as portas, nos próximos dias 30 de junho e 1 de julho, ao Adegga Wine & Food Festival 2018, uma celebração de Verão com os melhores produtores, vinhos e gastronomia de Portugal.
O MAR Shopping Matosinhos acolhe um Centro de Operações Re-food, com início a 17 de junho. O Centro Re-Food visa terminar simultaneamente com o desperdício alimentar e com as necessidades alimentares nas comunidades locais.
São ambos artistas plásticos, nascidos em Cuba, radicados em Portugal. Niurka Bou e Raonel são, também, apaixonados pelos comeres do seu país natal e confessos admiradores de Portugal. Sentamo-nos com este casal à mesa, no restaurante Bistrô & Tapas, em Lisboa, a propósito das jornadas gastronómicas
É a 31 de maio, feriado, que abre portas o primeiro museu pop-up e digital da Europa dedicado à felicidade. Durante três meses, Lisboa acolhe o The Sweet Art Museum. Um espaço que inclui uma mega piscina de marshmallows e uma sala com chupas gigantes.
Foi no decorrer da 88ª edição da Feira do Livro de Lisboa que ficámos a conhecer os vencedores da segunda edição do concurso Portugal CookBook Fair, competição que visa distinguir os melhores entre os melhores autores, obras e editores da área dos livros de gastronomia.
De 28 de maio até 3 de junho, 14 restaurantes de hotéis de luxo do sul do país apresentam propostas tentadoras a um preço muito especial. 1 € desta iniciativa gastronómica de cariz solidário reverte a favor de uma associação de apoio a sem-abrigo.
Que Setúbal é terra de peixe é verdade inquestionável. Que na cidade à beira Sado é prato afamado o Choco Frito, também não tem oposição. Fazendo justiça a esta realidade, Nuno Gil, doceiro, criou o primeiro Pastel de Choco. E não é que lhe saiu muito bem?
Dois melões Yubari, uma fruta considerada comida de luxo e muito apreciada no Japão, foram vendidos pela quantia recorde de 3,2 milhões de ienes (cerca de 24,7 mil euros) este sábado durante um leilão em Sapporo, na ilha de Hokkaido (norte).
Pastéis de Moscatel, de laranja, de ginja, são apenas algumas das doces referências que Nuno Gil vem engendrando há mais de duas décadas na sua “Confeitaria S. Julião”, em Palmela. Um empreendedor local apaixonado pela região onde nasceu. Estuda-a, escuta-a, saboreia-a para (re)criar sabores locais.
Quem não dispensa o fiel amigo à mesa tem, entre 31 de maio e 9de junho, dezenas de boas propostas para visitar o concelho de Idanha-a-Nova. O município organiza a Semana do Bacalhau e dá-o a provar em 37 restaurantes.
A Lisboa, Porto, Braga e Faro, juntam-se agora Aveiro, Évora e Viseu no mapa da rota de tapas mais famosa de Portugal. Até 10 de junho a Rota de Tapas está na rua e 150 restaurantes sugerem petisco e cerveja por 3,00 euros.
Nem só de leituras se faz a 88ª edição da Feira do Livro de Lisboa. O certame cresceu este ano e encorpou, também, na oferta de restauração, demonstrações gastronómicas e apresentações. Saiba o que vai comer e aprender no que respeita ao universo da gastronomia na maior feira literária do país.
Se existe produto que alimenta a alma e reúne um consenso alargado em termos de prazer de sabor será, atrevo-me a afirmar, o chocolate. Desde a infância imediatamente encontra um espaço de permanência na memória, que se prolonga vida fora.
Uns são alegadamente melhores para a saúde, outros apresentam um sabor mais intenso e, no meio das muitas novidades que chegam ao mercado, ainda há outros que se conservam por mais tempo. Mas esta nova filosofia alimentar não é pacífica!
A Universidade Portucalense, do Porto, e a Universidade de Nova Iorque estão a estudar os efeitos negativos do aquecimento global na produção e no sabor dos vinhos da região Norte do país, que podem trazer consequências ao enoturismo.
Assado, em salada, panado, com arroz, o Polvo, espécie comum na costa marítima do concelho da Lourinhã é a estrela em 21 restaurantes no festival que decorre até 3 de junho. Uma mesa onde não falta a inovação. Há polvo à Kizomba, em piza, e nas sobremesas.
Justa Nobre, Kiko Martins, Miguel Mesquita e Joana Alves, mestres nas cozinhas, uniram-se a especialistas em saúde mental, neuropsicologia e nutrição para cozinhar um livro de receitas especial, “Alimente o Seu Cérebro”.
A 18 de maio último o Concurso Vinhos de Portugal deu a conhecer os vencedores para este ano de 2018. Na gala que decorreu no Convento do Beato, em Lisboa, os jurados nacionais e internacionais atribuíram perto de 370 medalhas e os prémios “Os Melhores do Ano”.
Mostra gastronómica, doçaria com peixe, live cookings e mais de 30 restaurantes aderentes são os atrativos do Festival do Peixe de Setúbal que decorre entre os dias 25 e 27 de maio. Uma iniciativa que inclui a “Mostra de Doçaria com Peixe”.
O chá, a sua preparação e degustação reveste-se de um cerimonial único que apenas alguns apreciadores conhecem. A 26 de maio, o SPA & Tea do Holiday Inn Porto Gaia recebe Maria Ana Silva Vieira, a primeira Sommelier de Chás (Tea Blender) em Portugal para o workshop “À Descoberta do Chá”.
Em maio ficaremos a saber quais são os melhores entre os melhores livros de cozinha do mundo, eleitos no evento Gourmand World Cookbook Awards. Para já foi conhecida a lista dos finalistas por país. Portugal entra a concurso com perto de três dezenas de candidaturas em diferentes categorias.
Amantes da comida japonesa, o chefe Daniel Rente irá receber no Avenida SushiCafé quem se quiser aventurar na confeção de sushi. É já no próximo dia 9 de junho, sábado, e no final do workshop há um almoço com o resultado do que foi preparado na lição número um.