Acordámos num pequeno paraíso, na Ferradosa, neste quinto dia do "Cozinhar com Amor" por Portugal de lés a lés. Dormimos com o rio Douro aos nossos pés, envoltos pela paisagem maravilhosa que é Património Mundial.
Seguimos viagem para Sul, tendo como destino o Fundão. De permeio fizemos algumas paragens, umas técnicas, outras por puro prazer e deleite como foi o caso de Trancoso, uma cidade que borbulha e habita dentro da muralha e que vale a pena visitar.
Daqui seguimos para Viseu onde fomos ao bio supermercado Beira Bio, de um querido amigo que resolveu ir para o interior, viver mais integrado na natureza e sensibilizar para a importância de uma alimentação biológica.
Abastecemo-nos e continuámos a viagem a subir e descer as montanhas da majestosa Serra da Estrela. A família que nos esperava recebeu-nos com tanto amor e carinho que nos deixou de coração cheio e sem palavras. Até tivemos direito a uma visita surpresa. Os meus queridos sogros, sabendo que estávamos a passar por perto, decidiram vir ao nosso encontro para nos dar uma ajuda. Acabaram por ficar também para jantar.
Antes de nos instalarmos nesta nova a cozinha, fomos todos passear na horta onde a família, orgulhosamente, nos apresentou todas as suas culturas Bio, as couves, as alfaces, as cenouras, o pomar de cerejeiras e figos, a latada de quivis… Foi maravilhoso perceber e sentir que esta família vive com respeito pela natureza e que se nutre com amor.
A fome começou a dar sinais e era urgente começarmos a cozinhar coisas boas. Assim se fez mais um jantar de sabores baseado no livro "Cozinhar com Amor". Todos ficaram deliciados com os sabores da Feijoada, do arroz integral o com vegetais escaldados, da apeteChia e com a perceção que é fácil cozinhar de uma forma consciente e natural e que é saboroso.
Para pernoitar, decidimos dormir em Unhais da Serra, um local que o Luís já conhecia e queria lá voltar. Soube bem dormir na montanha com a chuva a cair na Zeninha, a nossa carrinha caravana.
O dia seguinte foi de viagem em direção a Sul, onde as planícies alentejanas já nos esperam. Antes não podíamos deixar escapar a oportunidade de visitar a fabrica de tofu biológico que existe em Unhais da Serra.
Desta pequena unidade fabril sai diariamente tofu, entre outros produtos que integram este alimento, como é o caso das alheiras vegetarianas. O Tofu é um alimento proteico, produzido a partir do feijão de soja e com uma textura muito semelhante à de um queijo fresco. As utilizações são muito variadas, podendo ser cozinhado no forno, estufado, frito, grelhado ou de todas as formas que a nossa imaginação ditar. Esta fábrica fica dentro de uma maravilhosa quinta, um lugar que os seus ocupantes desejam vir a tornar-se um dia uma quinta pedagógica para estimular e divulgar estilos de vida sãos.
No Alentejo, Estremoz a cidade branca
Estremoz, a mágica cidade branca recebeu-nos com todo o seu esplendor e carinho das gentes da terra. Estavam desejosos que chegássemos para a palestra sobre alimentação consciente e natural, organizada e pelas lindas Sandra e Sílvia e promovida pelo município local. A Palestra teve lugar na Casa de Estremoz e foi fantástico perceber que as pessoas estão interessadas em mudar as suas vidas e tomar um pouco as rédeas da sua saúde e por isso sedentas de palestras como estas em que reunimos temas como viagens, alimentação, saúde e emoções.
De coração cheio com mais uma palestra, fomos para casa da família Araújo onde preparamos mais um jantar, desta feita como manda a tradição alentejana. Primeiro todos na cozinha, uns a trabalhar, outros a conversar, outros a aprender e de seguida uma mesa cheia de boa comida e histórias que nos fizeram permanecer pela noite dentro.
O jantar estava perfeito e do agrado de todos, servida na nossa louça orgânica aBiofamily by Barru,como tem sido habitual em todos os locais desta rota. Foi tudo mágico e a emoção e a gratidão de cada um dos participantes sentiu-se nas palavras e nas ações.
Todos os vegetais que usámos neste jantar, foram colhidos no próprio dia, numa horta local que abastece a zona, a Bio Alentejanices. Este é um projeto criado por dois seres que adoram a natureza e se dedicam à permacultura e entregam os cabazes biológicos se necessário. Possuem uma pequena quinta em Sousel e abastecem as zonas vizinhas com alimentos biológicos, criados ao ar livre. Tudo o mais local e sazonal possível, como se deseja. Nós, como somos curiosos fomos visitar o local na manhã a que se seguiu o jantar, como podem comprovar.
Pernoitámos no topo do Castelo de Estremoz, para continuarmos a rumar para o Sul de Portugal. O Parque Nacional do Vale do Guadiana e Algarve, são os nossos próximos destinos, com boas visitas já agenda.
Atreve-te a ser diferente!
Vive consciente!
Daniela Ricardo
Comentários