O nosso percurso começou por Lisboa, mais propriamente por São Domingos de Rana, no dia 1 de junho, tendo sido a família da Ema e do Paulo a selecionada. Antes de irmos ao encontro desta família, paramos para nos abastecer, pois não poderíamos fazer o jantar sem matéria- prima.

Como tudo o que comemos conta e comer e cozinhar são uma forma de amar, nada mais importante do que escolher o melhor. Para nós, a melhor matéria prima são produtos biológicos, preferencialmente locais, sazonais e com o mínimo processamento possível.

De lés a lés, a percorrer Portugal como nómadas e a “Cozinhar com Amor” – Etapa 1
De lés a lés, a percorrer Portugal como nómadas e a “Cozinhar com Amor” – Etapa 1
Ver artigo

Como temos estes preceitos, escolhemos criteriosamente os locais onde fazemos as nossas compras. Hoje em dia na zona da Grande Lisboa, existe uma oferta muito rica e variada de locais onde podemos encontrar estes alimentos. Nós escolhemos o Alecrim aos Molhos, nas Laranjeiras, que além de ser um biomercado, com tudo o que precisamos para fazer uma refeição equilibrada e nutritiva, é também uma biocafetaria onde podemos degustar as suas iguarias 100% biológicas.

Confesso que adoro lá passar de vez em quando, só para comer o Bolo de chocolate e peras, que fazem na perfeição e é uma das receitas do meu livro “Cozinhar com Amor”, servida na louça orgânica aBiofamily by Barru.

“Cozinhar com Amor” por Portugal de lés-a-lés chega a Norte e partilha uns Burguer de Lentilhas – Etapa 2
Uma sessão de cozinha na casa da Ema e do Paulo, um casal empenhado em mudar a sua dieta e estilo de vida.

Uma vez abastecidos, seguimos para a casa da Ema e do Paulo. À nossa espera, além deste casal, estava a mãe da Ema e a filha. É muito gratificante ser recebido por famílias como esta, em que todos estão curiosos e empenhados em adquirir novos hábitos alimentares e de estilo de vida.

A Ema e o Paulo já começaram este processo da mudança alimentar há algum tempo, tendo em conta os livros de cozinha da sua biblioteca e o facto de fazerem as suas próprias compras de produtos hortícolas, num pequeno supermercado biológico perto de sua casa. Ter consciência que o nosso corpo não precisa de pesticidas e de outros aditivos químicos é o primeiro passo para seguir uma alimentação consciente e natural.

Dado este primeiro passo, introduzir novos conceitos e novos hábitos é mais fácil, como pudemos perceber com a interação que criamos para fazer o jantar. Todos contribuímos e trabalhamos em conjunto. Uns descascaram as cenouras, outros as batatas doces. Uns arrumavam a mesa, outros aqueciam o forno. Foi um final de tarde e ínicio de noite formativo para a família, mas em amena cavaqueira, com muito convívio e boa disposição. O resultado final foi excelente.

“Cozinhar com Amor” por Portugal de lés-a-lés chega a Norte e partilha uns Burguer de Lentilhas – Etapa 2
Daniela e Luís no decorrer da Greenfest em Braga. créditos: Alberto Calheiros

O jantar foi de agrado de todos e constituído pelos seguintes elementos: seitan assado no forno, puré de batata de doce com caril, salada de couve coração e para sobremesa Panna Cotta com morangos.

O primeiro jantar consciente e natural, deste “Cozinhar com Amor” por Portugal de lés a lés, foi um sucesso.

Panna cotta vegan
Panna cotta vegan
Ver receita completa

Dia 2 de Junho foi dia de fazer uma subida abrupta no território português. Não é que estejamos altos, estamos é já a norte. Passamos na linda cidade invicta, para uma paragem técnica, que nos permitiu abastecer para o evento de hoje e o jantar com a família que iremos visitar amanhã em Mirandela. Assim sendo compramos cereais integrais, leguminosas e alguns vegetais no Supermercado Biológico Ideal Bio, do qual sou cliente assídua há muitos anos. E abastecemo-nos de outras frutas e legumes, como sempre que estamos por esta zona fazemos, na feira de produtos biológicos, que se realiza todos os sábados de manhã, na zona rural do Parque da Cidade do Porto.

O dia foi reservado para o Greenfest, em Braga, o primeiro festival de sustentabilidade organizado nesta cidade, mas mais uma vez pelo mentor do Greenfest em Portugal, o Pedro Norton de Matos, que pela sua mudança, cuidados com a alimentação e consciência ambiental me levaram a convidar a participar no livro, que hoje é a bandeira deste projeto. O Greenfest é um festival que promove a sustentabilidade ambiental, social e económica, que pretende mostrar novas e diferenciadoras formas de viver de um modo responsável. Eu, como embaixadora do Greenfest, nas edições anteriores no Estoril, não podia deixar de estar presente.

E assim foi, eu e o Luís Baião durante a tarde estivemos a fazer um workshop no Fórum Braga, cujo tema, não podia deixar de ser “Cozinhar com Amor” e onde brindamos os participantes com algumas das receitas do Pedro que constam no meu galardoado livro. Posso dizer que foi uma tarde bem divertida, onde quem esteve presente se deliciou com os Burguers de lentilhas, os Brigadeiros de feijão azuki e cacau e o pesto aBiofamily.

Terminado o dia com sentido de missão cumprida rumamos ao Gerês, onde pernoitamos entre a montanha e o rio, para amanhã seguirmos caminho rumo a Mirandela. Muitas surpresas nos reserva este percurso.

Atreve-te a ser diferente!

Vive Consciente!

Daniela Ricardo

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.