Para finalizar o primeiro ciclo da iniciativa “Semana do Produtor”, em que o Octant Douro alia o património gastronómico do Douro aos vinhos desta região, há três novos produtores por descobrir durante o mês de janeiro.
O restaurante Oh!Vargas, sem Santarém, conta com uma nova ementa repleta de novidades onde preponderam os pratos de inverno. A carta que estreou com a nova estação tem a assinatura do chef Rui Lima Santos, recentemente eleito na categoria de “Novo Talento” dos Prémios da AHRESP 2022.
De 13 a 22 de janeiro, o festival “Itália com alma” volta a fazer parte da agenda do restaurante funchalense Il Basilico, pertencente ao grupo PortoBay e localizado junto à promenade do Lido. Os clientes podem votar nos seus pratos favoritos.
O restaurante Casa Mia, na praça de restauração do Centro Colombo, em Lisboa, apresenta uma oferta de cocktails, pizzas, massas e sobremesas. Os tons terra e neutros transmitem a tranquilidade italiana do dolce far niente.
Francesinha, atum à algarvia ou bacalhau à Brás são algumas das especialidades portuguesas incluídas na iniciativa gastronómica “12 meses, 12 pratos”, que mensalmente promove algumas das mais tradicionais especialidades culinárias regionais do país nos restaurantes dos hotéis Vila Galé.
No 18.68 Cocktail Bar, em Lisboa, os cocktails frescos, intensos e até florais estão em harmonia com uma carta de inverno desenhada pelo chef Bruno Rocha. Numa ementa com comida de partilha, destaca-se a nova bifana.
No Douro e Alentejo há novidades nos brancos. Fique a conhecer os mais recentes lançamentos da Quinta do Pessegueiro, José de Sousa, A&D Wines e Vieira de Sousa.
É tempo delas, de laranjas sumarentas e repletas de vitaminas. As laranjas animam-nos o inverno com a cor do melhor dos dias de sol de verão. Compilámos seis receitas doces e de sabor cítrico.
Ao celebrar 40 anos, o lisboeta Café de São Bento, lançou um vinho tinto reserva 2020. A novidade permite “levar um pouco deste marco da restauração da capital para casa”. O néctar apresenta grande potencial de envelhecimento em garrafa.
Um dos mais icónicos restaurantes de praia do Algarve, o Gigi, vai estar presente no JNcQUOI Avenida, em Lisboa, entre 11 e 15 de janeiro, com um menu especial. Entre as sugestões à mesa estão a Massada do mar e o Xerém de berbigão.
A Oficina da Carne, instalada no CascaiShopping, apresenta-se como o “paraíso” para os amantes de carnes maturadas no prato ou em bolo do caco. O espaço abriu no final de dezembro no Piso 1 do centro comercial cascalense.
Inverno é sinónimo de temperaturas baixas e algum desgaste do nosso sistema imunitário. Assim, é crucial alimentar o nosso corpo de forma nutritiva e equilibrada, potenciando o seu correto funcionamento.
A 9 de janeiro, a chef Noélia Jerónimo deixa o seu restaurante no Algarve para rumar a Lisboa, ao Mãe Restaurante – Cozinha com Amor. O jantar a quatro mãos faz-se com o chef ribatejano João Diogo Mendes.
O conceito instagramável orientou a abertura, em Belas, do Café do Campo, uma cafetaria que disponibiliza refeições ligeiras, assim como brunchs que acompanham as tendências de lifestyle.
Três em Lisboa, um em Belas e um outro em Vila Nova de Gaia. Buffet, à carta, italiano ou vegatarino. Em família, com amigos ou em dupla. Deixamos-lhe cinco opções de brunchs para explorar no fim de semana.
O brunch do maat Café & Kitchen, na capital, apresenta opções vegetarianas, tostas, panquecas, baos, entre outras sugestões. Sempre para provar aos fins de semana e feriados com vista para o rio Tejo.
A partir do Dia de Reis, a 6 de janeiro, e durante cinco semanas, os restaurantes by Olivier têm um presente para os primeiros clientes que reservem mesa através do The Fork.
Se aos clássicos do brunch, como panquecas, ovos ou saladas, juntarmos sushi, risotto vegetariano, prato de carne e peixe ou queijos, enchidos e doces, uma diversificada experiência gastronómica servida pelo WOW, em Vila Nova de Gaia. Todos os fins de semana, o restaurante VP abre portas em modo bru
Para começar o ano, a Panificadora Costa & Ferreira lança o novo Pão de Rio Maior com canela e Maçã de Alcobaça. De acordo com o produtor, o novo pão com produtos nacionais é 100% natural.
De frente para a praia, o mar da Ericeira abraça-nos no Balagan, um novo restaurante com comida de conforto do Médio Oriente, onde as especiarias e os temperos compõem um menu de lugares-comuns à cozinha portuguesa, mas com sabores muito distintos.
Um atum rabilho foi hoje vendido por 36 milhões de ienes (cerca de 256 mil euros) no tradicional primeiro leilão do ano do mercado de peixe de Toyosu, em Tóquio.
Tomatino, restaurante que faz parte da cadeia de pastas italianas da Real Food, detentora das marcas h3 e Café3, abriu o primeiro restaurante em Lisboa, no Amoreiras Shopping Center.
Aos domingos, o Bellini Brunch é a proposta do Davvero, o restaurante do Sublime Lisboa, nas Amoreiras. Um convite aos sabores de Itália pela mão de três chefs, dois deles italianos.