Brunchs há muitos, sabemos. É por essa razão que quando surge um conceito diferente o desejo de experimentar aumenta. Esqueça as tostas de abacate ou os ovos mexidos com bacon e panquecas. No Davvero, restaurante situado nas Amoreiras, em Lisboa, o que vai encontrar são alguns dos sabores italianos pelas mãos de quem os conhece melhor que ninguém.
Isaac Kumi é o chef responsável do Davvero, continuando a dedicar-se à cozinha italiana, mas desta vez em Lisboa, depois de uma passagem por outros países. A ajudá-lo estão o chef Pedro Calhau e o chef de pasteleiro Mauro Abignente que nos vão apresentando os pratos que começam a desfilar pelas mesas, num dia de chuva, como começa a ser recorrente nos últimos tempos. Nada que um Bellini (ou vários) não ajude a compor.
O menu do brunch já está definido e está dividido em quatro partes. Começamos por Étagère para abrir o apetite. Tagliere Di Salumi e Formaggi e Focaccia Barese que consiste numa seleção de queijos, charcutaria e focaccia, grissini e rolos, sendo que a secção de padaria é feita no restaurante do Sublime Lisboa.
Seguimos para o Trio, composto por três pratos: Pannocchia - Milho doce com parmesão, paprica e coentros – e o prato que pode ser mais desafiante para comer –, Vitello Tonnato – Vitela com molho de atum – o prato mais inusitado, mas também um dos mais surpreendentes e Aspargi, Uova e Asiago – Espargos, ovo e asiago, um queijo do norte de Itália.
A verdade é que, para uma pessoa que não coma muito, estes pratos são mais que suficientes. Mas ainda há que escolher entre um dos pratos principais: Risotto Gamberi (Risoto de camarão), Tagliolini Prosciutto e Funghi Gratinati (Tagliolini gratinado com presunto e cogumelos), Paccheri, Burrata, Pomodorini (Paccheri, burrata e tomate cereja), Insalata di Castelfranco (Alface, grão-de-bico, tomate, mozarela, cebola roxa, feijão verde) ou Piccatine di Vitello al Limone (Vitela, molho de limão, puré de trufas).
A refeição encerra com a sobremesa ou Dolci, como dizem “nostri amici” italianos. Aqui também há que escolher entre o Trio di Mignon Italiani (Trio de mini sobremesas italianas) ou Gelato di Vaniglia e Noci Sabbiose (Gelado de baunilha, avelã crocante, creme de pistachio), sendo que o gelado é feito no momento, o que lhe dá uma textura diferente. Uma escolha difícil por isso deixamos a sugestão de partilhar a sobremesa com o acompanhante para assim experimentar as duas.
“Aqui queremos criar um brunch mais italiano e apresentar algo diferente em Lisboa”, afirmou o chef Isaac Kumi, numa das apresentações dos pratos. Isso é notório, seja pela escolha dos ingredientes, seja pelas próprias receitas, como por exemplo na focaccia, que leva um pouco de batata, o que lhe confere uma consistência única. Outro facto é que o risoto é exclusivo do brunch, um prato de conforto que irá agradar os amantes de marisco.
O ambiente é intimista e a surpresa pode aguardar por si na casa de banho, se é uma daquelas pessoas que procura os lugares mais instagramáveis para partilhar.
Este brunch está disponível aos domingos, entre as 12h00 e as 15h30 e tem um custo de 49€ por pessoa, a partir dos 13 anos. A partir dos cinco paga-se apenas metade do valor. O menu muda a cada estação, por isso ainda tem algum tempo para aproveitar estes sabores italianos.
O SAPO Lifestyle esteve no Davvero a convite do restaurante.
Comentários