De 24 de abril a 26 de maio, todos os pretextos são bons para rumar ao Algarve. A diversidade dos sabores algarvios é celebrada na 9ª edição da Rota do Petisco. São quatro semanas de comeres com sabor a Sul, numa iniciativa que reúne mais de 250 restaurantes. Uma boa notícia, todos os petiscos estar
Páscoa também é tempo de borrego, por exemplo numa apaladada caldeirada, ou num paciente assado de forno. Há, contudo, outras formas de apresentar a carne à mesa. Para que não lhe faltem alternativas, deixamos algumas opções menos convencionais.
O Seixal recebe de 4 a 12 de maio a segunda edição do “Tour do Pitéu”. A iniciativa propõe petiscar em mais de 20 estabelecimentos de comeres com preço fixo para o pratinho. Três euros a dose e com cerveja incluída.
De laranja, menta ou café. Produzir um chocolate aromatizado em nossas casas não é difícil e traduz-se numa excelente base ou cobertura para outras receitas, por exemplo bolos.
Contas feitas são mais de 800 os néctares que encontramos na edição de 2019 do “Guia Revista de Vinhos”. Ao completar 19 anos, a publicação passa integralmente para o formato digital. Uma edição que inclui os 30 “Vinhos Excelência”.
Não se assume como restaurante de alta gastronomia, mas também não se vê como tasco. O Capim Limão, restaurante lisboeta, quer jogar na liga intermédia. E propõe uma equipa apostada em vencer na comida de conforto e a defender a felicidade.
Larvas como cobertura para um gelado não se colocam com mera hipótese para a MyIced. A marca portuguesa, com lojas em todo o país, decidiu incluir insetos na lista de toppings que disponibiliza para gelados de iogurte, crepes e waffles.
A Quinta do Pôpa, propriedade vinhateira duriense no concelho de Tabuaço, aposta este 2019 em novos horizontes gastronómicos com os irmãos Stéphane e Vanessa Ferreira a diversificar a carta, com uma vertente mais saudável. Apostam assim em alimentos sem glúten, em produtos hortícolas, bem como em le
É já este maio que um dos mais celebrados chefes de cozinha portugueses, João Rodrigues, obreiro da estrela Michelin no restaurante Feitoria, em Lisboa, vai integrar a ala de chefes do Time Out Market, também na capital. Junta-se a Alexandre Silva, Miguel Castro e Silva, Henrique Sá Pessoa e Marlene
No dia em que se celebra a liberdade, o 25 de Abril, as pastelarias Batalha têm uma doce oferta para todos os que visitarem aqueles espaços em Lisboa, na Venda do Pinheiro e na Charneca. Todos os pastéis de nata serão grátis.
De 1 a 5 de maio, uma das mais celebradas freguesias vitivinícolas do concelho de Palmela, Fernão Pó, vai estar em festa com visitas às adegas, caminhadas nas vinhas, cicloturismo e um cozido à portuguesa que convida todas as mães. Um programa integrado na 24º Mostra de Vinhos de Fernão Pó.
Ninguém esquece as amêndoas chegada a Páscoa. Normalmente temo-las doces, em pacotinhos, com o omnipresente chocolate. O que aqui trazemos é a versão “fresca” da amêndoa e combinamo-la em doces de sobremesa ou de lanche. Não faltam, também um snack e um chutney.
Há um novo restaurante no Tasty District, no Porto. O Tex Mex Factory traz a este espaço de restauração da Invicta, os clássicos da cozinha de fusão mexicana e dos Estados Unidos e ainda happy hours diárias.
A comida processada, os ares condicionados, os medicamentos, o sedentarismo, desidratam-nos. Atentas a esta questão, uma medica e uma antropóloga, criaram um plano de hidratação alternativo, assente na água contida nos alimentos. Chamam-lhe “A Dieta da Água” e chega às livrarias a 18 de abril.
Fazer compras nos dias que correm não é tarefa fácil. São inúmeras as tentações que nos levam, algumas vezes, a fazer as opções menos saudáveis ou até mais caras.
Entre 25 de abril e 5 de maio, Óbidos acolhe mais uma edição do seu Festival Internacional de Chocolate, em Óbidos, reúne chefes de cozinha e blogueres, workshops para miúdos e graúdos, receitas tradicionais e novidades. Este ano, o tema escolhido para o certame é o Desporto.
Rui Ribeiro, o chefe de cozinha, fotógrafo e formador que nos dá mostra do seu trabalho no blogue “Faz & Come”, prepara para abril e maio dois workshops, um para quem quer aprofundar conhecimentos na fotografia de alimentos; outro de feição petisqueira, das pataniscas, aos croquetes de presunto e ca
Da antiga Meca, na Península Arábica, ao charme dos cafés vienenses do século XVIII, há toda uma história em torno destes estabelecimentos. Uma viagem de séculos que começou no exótico Médio Oriente, prolongando-se até à nossa Península Ibérica. De permeio, muitas conversas à mesa.
A 6ª edição do Lisbon Bar Show será marcada pela presença de dois notáveis da gastronomia nacional, os chefes de cozinha Rui Paula e João Oliveira. Ambos prometem, a 14 e 15 de maio, harmonizações perfeitas com cocktails.
Em plena época pascal, o Cabrito e o Borrego são os principais ingredientes das ementas propostas por 14 restaurantes do concelho alentejano de Marvão. Uma mesa para provar de 13 até 28 de abril.
Quem pratica um estilo de vida vegan, mas também quem não o faz e aprecia comida comprometida com o saudável e em equilíbrio com o planeta, não perderá, de 25 a 28 de abril, em passar no Mercado de Santa Clara, em Lisboa. Ai vai decorrer o festival Veggie Vibes, dedicado a projetos de street food.
Depois de Marvila, a dupla Chakall e Roberto Mezzapelle chegou recentemente ao Parque das Nações, em Lisboa, com a abertura da pizaria L’Origine by Chakall. À mesa chegam sabores italianos e “a reinvenção da piza”. Não se redescobre a roda, introduzem-se novos ingredientes.
Turismo, Gastronomia e Vinho, um trio que vai estar em destaque, de 29 a 31 de maio, no Douro TGV, evento em Vila Real de entrada gratuita. Uma iniciativa que alia à vertente debate a mesa de sabores regionais. Entre os convidados, Rodrigo Menezes, apaixonado por gastronomia e o nosso “Papa dos Vinh
Pela décima primeira vez, o júri reuniu-se e elegeu o melhor pastel de nata da região de Lisboa. A Pastelaria Santo António, em Lisboa, sagrou-se vencedora numa prova renhida com 12 concorrentes a disputarem a final no âmbito mais alargado da iniciativa Peixe em Lisboa, a decorrer até 14 de abril.