Comecemos com um aperitivo com amêndoas, antes de entrarmos em doces com mais elaboração.

Amêndoas e sementes torradas

Aqueça previamente o forno a 180 °C (gás: 4).

Numa tigela, misture 150 g de amêndoas inteiras, com pele, 55 g de pevides de abóbora, 55 g de sementes de girassol, quatro colheres de sopa de azeite, uma colher de chá de flocos de malagueta seca, meia colher de chá de sementes de cominhos, meia colher de sopa de sal marinho, uma colher de chá de pimenta preta, moída no momento. Transfira-os para uma assadeira grande.

Leve ao forno durante 20-25 minutos, mexendo a intervalos regulares até as amêndoas estarem tostadas.

Escorra em papel de cozinha e tempere com um pouco mais de sal, se preferir. Sirva quente.

(Fonte: Livro “500 Receitas: Tapas”, edição da Vogais)

Amêndoas e sementes torradas

Continuemos para uma torta muito simples de produzir, com a vantagem de poder adquirir o recheio já pronto em superfícies comerciais. Mas, a versão caseira não é de desmerecer.

Torta de amêndoas e nozes

Rale 100 g de miolo de amêndoa e 50 g de miolo de noz até ficarem semelhantes a uma farinha grossa.
Unte um tabuleiro com margarina e polvilhe com farinha.

Pré-aqueça o forno a 200 ºC.

Separe as gemas das claras de cinco ovos grandes e levante estas em castelo bem firme, adicionando-lhes 200 g de açúcar quase no fim continuando sempre a bater.

Envolva depois ao preparado anterior as gemas ligeiramente batidas, o miolo de amêndoa e as nozes, mexendo com uma vara de arames sempre com movimentos de baixo para cima.

Verta o preparado no tabuleiro, alise e leve ao forno a 200 ºC.

Entretanto estenda um pano de cozinha sobre a bancada. Retire a torta depois de pronta e vire-a sobre o pano.

Espalhe o recheio de doce de ovos (pode adquiri-lo já pronto em grandes superfícies ou seguir a receita abaixo), enrole-a com cuidado e deixe arrefecer.

Depois de fria pode polvilhar com o açúcar em pó.

Recheio de doce de ovos
Coloque um recipiente ao lume com 150 ml de água, 150 g de açúcar e uma casca de limão, deixe que se forme uma calda (começará a engrossar ao fim de uns minutos). Nessa altura desligue o lume, deixe que arrefeça um pouco.
À parte desfaça seis gemas com a ajuda de um garfo.

Quando a calda estiver a uma temperatura de 50 ºC a 60 ºC , junte, em fio (e sem para de mexer), às gemas. Mexa bem para que fique homogéneo.

Levar a lume brando, sem parar de mexer, até verificar que o preparado começa a engrossar. Desligue e retire do lume. Fica pronto para aplicar.

(Fonte: Blogue “Cozinha[Daduxa]”)

Torta de amêndoas e nozes

Para acompanhamento ou uma gulodice agridoce, um chutney de confeção simples. As amêndoas conferem-lhe um interessante estaladiço.

Chutney de manga com amêndoas

Descasque e pique finamente uma cebola roxa e um pedacinho de gengibre fresco.

Descasque duas mangas e corte-as em cubos.

Num tacho, faça um refogado com duas colheres de sopa de azeite virgem e a cebola durante alguns minutos. Adicione a manga, o gengibre, uma colher de sopa de vinagre de cidra, uma colher de sopa de açúcar amarelo, uma pitada de sal e o sumo de um limão.

Deixe cozinhar em lume brando, mexendo de vez em quando até atingir uma textura espessa, durante cerca de 40 minutos.

Entretanto, torre duas colheres de sopa de miolo de amêndoa numa frigideira e sirva com o chutney de manga.

(Fonte: Blogue “Sabores da Minha Cozinha”)

Chutney de manga com amêndoas

Umas argolas em formato miniatura com sabor a Páscoa. Não são uma receita tradicional, mas acomodam-se aos sabores que associamos ao período pascal. Aqui, em duas versão, na máquina para fazer pão ou, a alternativa, manual.

Argolinhas de Passas e Amêndoas

Coloque na cuba da máquina de fazer pão, um ovo grande batido, 150 ml de leite morno, 75 g de manteiga sem sal amolecida, uma pitada de sal, 350 g de farinha de trigo T65, 75 g de amêndoas moídas, 75 g de açúcar amarelo, uma saqueta de 4,6 g de fermento biológico seco. Faça-o segundo esta ordem.

Coloque a cuba na máquina de fazer pão e escolha o programa Massa. Quando ouvir o sinal sonoro, junte 75 g de passas e 75 g de maçã reineta ralada

Quando o programa terminar, tire a cuba da máquina, passe a massa para uma superfície enfarinhada e corte a massa em 14 partes iguais. Molde cada parte numa bola, depois faça um furo no meio com o dedo passado por farinha e vá aumentando o buraco gradualmente, rodando o dedo.

Disponha as argolas, espaçadas entre si, em tabuleiros untados ou forrados com tapete de silicone. Tape e deixe a massa repousar num local resguardado, até que a massa quase que duplique de tamanho.

Pincele as argolas com ovo batido e polvilhe com bastantes amêndoas laminadas. Coza no forno pré-aquecido a 210 ºC, durante 10 a 15 minutos ou até crescerem e ficarem douradas.

Passe para uma rede para arrefecer.

Sirva polvilhadas de açúcar em pó.

Tradicional

Numa taça ou tigela grande coloque a farinha em forma de "vulcão".  Junte o sal, a amêndoa moída e o açúcar. Abra um buraco no meio do "vulcão" e verta o leite morno, onde já dissolveu o fermento, o ovo e a manteiga.

Amasse muito bem até a massa se despegar das paredes da tigela. Cubra a massa com um pano e deixe levedar à temperatura ambiente, resguardado de correntes de ar, durante cerca de uma hora.

Findo este tempo, retire a massa para uma base enfarinhada, junte a maçã e as passas e trabalhe de novo a massa, amassando-a durante uns minutos.

Divida a massa em 14 partes iguais e siga os passos anteriormente descritos.

(Fonte: Blogue “Cozinha[Daduxa]”]

Argolinhas de Passas e Amêndoas

Simples, sem açúcares acrescentados e com chocolate 70% de cacau. Para não pesarem na consciência. Mas não vale comer uma dúzia.

Amêndoas e avelãs de chocolate

Derreta em banho-maria, 50 g de chocolate preto acima de 70% de cacau. Acrescente uma a duas colheres de sopa de pasta de avelã e misture tudo até ficar uma pasta cremosa e homogénea. Se necessário, deite uma a duas colheres de bebida vegetal de sabor a gosto (por exemplo de amêndoa).

Envolva cada uma das amêndoas e das avelãs (a quantidade que preferir) na pasta e coloque-as num prato.

Escolha uma cobertura a seu gosto e passe nela as amêndoas e avelãs (exemplos: pólen de mel, pimenta-rosa, bagas de goji, canela em pó, gengibre, gomásio, coco seco).

Leve ao frigorífico até o chocolate solidificar.

(Fonte: Livro "O Fator pH")

Amêndoas e avelãs de chocolate

Para uma sobremesa rápida, sem complicações na cozinha e capacidade de conquistar à mesa. Seja generosa/o na quantidade de amêndoas.

Copos de doce mascarpone com amêndoas

Numa taça, bata 400 g de natas com a batedeira até ficarem espessas. Reserve.

Numa outra taça, adicione uma embalagem de queijo mascarpone e o conteúdo de uma lata de leite condensado. Bata com a batedeira até ficar um creme homogéneo. De seguida, adicione as natas reservadas e envolva bem.

Numa frigideira antiaderente torre 250 g de amêndoa laminada, durante alguns minutos.

Deite o creme em copos, alternando as camadas, primeiro o creme e depois as amêndoas, terminando sempre com as amêndoas.

Leve ao frigorífico para gelar.

(Fonte: Blogue “Sabores da Minha Cozinha”)

Copos de doce mascarpone com amêndoas

Uma daquelas receitas que queremos para casar com um chá ou café. Repete a receita com doce de ovos da torta, mas dá-lhe outro entorno.

Bolo de amêndoas com doce de ovos

Para preparar um doce de ovos caseiro proceda da seguinte forma: Coloque um recipiente ao lume com 150 ml de água, 150 g de açúcar e uma casca de limão, deixe que se forme uma calda (começará a engrossar ao fim de uns minutos). Nessa altura desligue o lume, deixe que arrefeça um pouco.

À parte desfaça seis gemas com a ajuda de um garfo.

Quando a calda estiver a uma temperatura de 50 ºC a 60 ºC , junte, em fio (e sem para de mexer), às gemas. Mexa bem para que fique homogéneo.

Levar a lume brando, sem parar de mexer, até verificar que o preparado começa a engrossar. Desligue e retire do lume. Fica pronto para aplicar.

Preparar a massa do bolo:
Triture 300 g de miolo de amêndoas até obter farinha.  Reserve.
Separe sete gemas das claras. Bata as claras em castelo.
Bata as gemas com 220 g de açúcar branco até obter um creme esbranquiçado. Adicione o miolo de amêndoa e, por fim, as claras sem bater.
Deite o preparado numa forma redonda untada com margarina e polvilhada com farinha.
Leve a cozer ao forno a 180 ºC, faça o teste do palito.
Depois do bolo frio, corte-o ao meio, recheie-o com uma parte do doce de ovos e depois cubra o bolo com o restante.
Polvilhe com amêndoas e açúcar em pó.

(Fonte: Blogue “Cozinha[Daduxa]”)

Bolo de amêndoas com doce de ovos

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.