Dor de cabeça crónica, cansaço, dispersão da atenção, excesso de peso, insónia, dores renais. Podemos culpar o açúcar, o glúten ou o sedentarismo por estas maleitas modernas, mas, de acordo com as duas autoras do livro “A Dieta da Água” (edição Pergaminho), a peça fundamental do puzzle da saúde chama-se “hidratação”.

Para poucos já será segredo a velha fórmula da ingestão do litro e meio de água por dia. A médica Dana Cohen e a antropóloga Gina Bria, querem ir além deste princípio, desmistificando as teorias sobre a quantidade de água que se deve beber diariamente. As norte-americanas oferecem “um plano de bem-estar assente na hidratação do corpo, que ajudará a ultrapassar a doença, a superar a fadiga e a perder peso”, defendem.

A presente obra, procura demonstrar o efeito pernicioso de dietas elevadas em sódio, ambientes artificialmente climatizados com ares condicionados e iluminação florescente, medicação e dependência exclusiva da água para nos hidratarmos. Todas elas fontes de má hidratação decorrente do nosso estilo de vida.

Ingere um litro e meio de água por dia? Duas norte-americanas querem dar-nos uma alternativa

De acordo com a dupla de autoras, “é por isso que tantas dietas e planos de exercícios falham: porque não temos a hidratação necessária para os suportar”. O que Dana e Gina nos apresentam é um plano de bem-estar. Ensina a encontrar formas alternativas de hidratação, “tal como a da água presente nos alimentos verdes, que é absorvida a nível celular e mantém o corpo mais hidratado durante mais tempo”.

Um livro que vem acompanhado de receitas práticas

Dana Cohen é formada em Medicina com especialidade em Medicina Interna e acredita numa abordagem holística, centrada no paciente, para uma cura eficaz e sustentável.

Gina Bria é antropóloga e tem concentrado a sua investigação na forma como os povos de desertos encontram formas de hidratação alternativas à água.

O livro chega aos escaparates com o preço de 16,60 euros.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.