Os fabricantes de chocolate produzem uma série de tabletes de chocolate aromatizado, comercializado em supermercados e lojas de qualidade, assim como na internet.

Contudo, se não consegue encontrar chocolate aromatizado, pode fabricar o seu caseiro. As receitas aqui apresentadas correspondem a 55 g de chocolate; para quantidades maiores, basta calcular as respetivas proporções.

Como fazer banho-maria no fogão

Encha um tacho com água, leve a lume médio. Coloque de imediato um recipiente que possa ir ao calor sobre o tacho, sem que o fundo toque na água. Isto porque o que vai derreter o alimento será o calor gerado, não a água em cachão. O objetivo é cozinhar lentamente. Coloque o elemento a derreter (ex. chocolate) dentro do recipiente pequeno e vá mexendo até ficar líquido/cremoso.

Chocolate de laranja

Derreta 55 g de chocolate de culinária numa tigela dentro de uma caçarola, em banho-maria. Junte algumas gotas de extrato de laranja e raspas da casca de laranja, mexendo continuamente.

Use derretido, ou deixe arrefecer até solidificar.

Chocolate de menta

Derreta 55 g de chocolate de culinária numa tigela dentro de uma caçarola, em banho-maria. Junte algumas gotas de extrato de menta, mexendo continuamente.

Tal como no caso anterior, use derretido ou deixe arrefecer até solidificar.

Chocolate de café

Derreta 55 g de chocolate de culinária numa tigela dentro de uma caçarola, em banho-maria. Junte uma colher de sopa de café forte, do tipo expresso, frio.

Ainda quente, verta sobre uma muffins de chocolate.

Deixamos-lhe a receita de Muffins pecaminosos de chocolate, basta clicar na imagem.

Muffins pecaminosos de chocolate