É só na véspera de 11 de abril que ficaremos a saber onde vai decorrer o jantar secreto, em Lisboa, com assinatura do chefe de cozinha Chakall. Uma noite organizada pela aplicação para entretenimento, a Fever e que promete o casamento entre a cozinha do chefe argentino e cocktails com whisky.
É na cozinha que começa esta história petisqueira. Ou melhor, é na ilusão de uma cozinha que o Sr. Lisboa nos senta. A jovem dupla Francisco e Pedro engendraram na capital um restaurante patusco, com vida e personalidade. É casa de comeres portugueses e um convite cénico a que partilhemos a mesa com
É com a naturopata e vegetariana Sara Oliveira que, a 14 de abril, somos convidados a entrar num mundo delicioso, o das sobremesas e snacks saudáveis. Um workshop para degustar em Lisboa, livre de açúcar e glúten, mas não isento de gulodice.
A dupla de apaixonados pela cozinha Virgílio Gomes e Isabel Zibaia voltam aos petiscos com sabor nacional em formato livro. Desta feita, uma viagem à mesa petisqueira de rio e de mar. Um regresso às nossas memórias culinárias depois de, em 2018, os mesmos autores revisitarem petiscos e miudezas à po
Com o 25.º Festival Queijo, Pão e Vinho quase a acontecer , de 5 a 7 de abril, surgem, também, os "Fins de Semana Gastronómicos do Queijo de Ovelha" e, com eles, muita mesa regional inspirada num produto com tradição naquele território.
A cadeia de lojas italiana Cannabis Store Amsterdam acaba de abrir o primeiro espaço em Lisboa, mais concretamente no Bairro Alto. Na loja, a conviver com o merchandising, há bolachas, biscoitos, azeite e chocolates produzidos com canabidiol, substância encontrada na canábis, sem efeitos alucinogéni
Uma boa base e um molho de tomate apetitoso são meio caminho para a piza perfeita. Junte-se-lhe uma seleção de coberturas criativas e temos um manjar. E, porque não variar e enveredar por pizas light, vegetarianas e sem glúten? É o que aqui encontra.
Os maranhos são um exemplo da arte de aproveitar ao máximo os recursos parcos de um território. Neste caso, uma espécie de enchido fresco recheado com carnes, arroz e ervas aromáticas.
A 5 e 6 de abril, o Centro Cultural de Belém, em Lisboa, acolhe a 11ª edição da iniciativa “Vinhos do Alentejo em Lisboa”. Um certame que não se esgota na prova e venda de néctares, contando com a gastronomia daquela região do sul do país, assim como Cante e conversas em torno do vinho.
Não têm segredo. Um leite vegetal ou iogurte, um espessante natural como são as sementes de chia e, como acabamento, uns frescos mirtilos ou outros frutos vermelhos. Um tempo de frio no frigorífico e, mesa com estas sobremesas.
Mais de 35 milhões de utilizadores e 120 milhões de avaliações ditaram os vinhos melhor classificados pela Vivino. Aquela que é a maior aplicação mundial online de avaliação de néctares anunciou os melhores de 2019. Portugal não sai mal visto, com algumas referências nas primeiras posições.
No campeonato da boa química entre ingredientes, não há como escapar aos tradicionais ovos escalfados e umas tenras ervilhas. No caso vertente, aquilo que propomos é elevar esta relação a um outro patamar, com um puré apaladado, um ovo no ponto e um torrõezinhos de morcela bem gulosos.
A Casa Mãe da Rota de Vinhos, em Palmela, acolhe a 30 de março mais uma sessão informal “À Conversa com o Enólogo”. O encontro inclui uma prova de vinhos comentada ao Quinta da Invejosa Colheita Tardia.
O sucesso na cafetaria e no restaurante e a crença de que somos, de facto, o que comemos levou a equipa do The Therapist, em Lisboa, a deixar cair o “The”, assumindo-se como um restaurante terapêutico. “A alimentação cura” é o lema de uma casa que mantém a clínica e escola para quem procura uma vida
Os restaurantes Pasta Non Basta entram no segundo trimestre de 2019 com novidades. Em Lisboa desde 2017, as duas casas de comeres com sabor a Itália, passam a produzir internamente a massa fresca, colher na própria horta e investigar no terreno, em Itália mais concretamente.
A portuense Cerveja Nortada está a levar a cabo uma votação com o propósito de eleger a nova edição especial da marca. Dez eleitos poderão, mesmo, colaborar no processo de produção. Até dia 5 de abril os consumidores podem participar numa votação, escolhendo entre um vendaval de sabores.
Na cidade da Maia, nasceu de um coreto, um restaurante especializado em carnes, onde se cortam, maturam e confecionam as ditas. Uma casa de comeres que é, também, uma porta de entrada para um parque de lazer com acervo de artistas plásticos.
Em parceria com o chefe de cozinha Estanis Carenzo, o português José Avillez assina em Lisboa dois novos restaurantes luso-asiáticos, ambos no Chiado, o Rei da China e a Casa dos Prazeres. O universo Avillez ganha com esta dupla de aberturas refeições exóticas e inspiradas na multiculturalidade.
Os chefes de cozinha abriram o livro de receitas daquilo que nos vão dar a provar nos dez dias em que decorre o Peixe em Lisboa, de 4 a 14 de abril. Há dezenas de bons motivos para nos sentarmos à mesa, do tradicional pastel de bacalhau, aos não tão habituais sabores asiáticos e pratos de assinatura
Até ao fim deste ano, Setúbal presta homenagem aos seus produtos do mar. O festival gastronómico “Setúbal Terra de Peixe” já arrancou com o choco, continuando com a sardinha, ostra, salmonete e as caldeiradas. Uma iniciativa que inclui demonstrações de cozinha, debates e bons argumentos à mesa.
Em Portalegre a Feira de Doçaria Conventual já não é novidade. Entre 5e 7 de abril, a cidade alentejana vive mais uma jornada de doces comeres, do toucinho-do-céu, ao manjar branco, sopa dourada e barrigas de freira.
Estas são receitas repletas de ingredientes exóticos que facilmente encontra no nosso comércio. Pratos principais onde a proteína animal é só um apontamento numa das sugestões. De resto, uma multiplicidade de alimentos ricos, saudáveis e exóticos.
O 17-56 Museu & Enoteca, localizado à beira do rio Douro, no Cais de Gaia traz novidades no que toca à mostra, que agora pode ser visitada on-line. Do digital para o espaço real, a entrada é gratuita no segundo sábado de cada mês para cidadãos nacionais.
A 30 março, sábado, arranca a 2ª edição do “Circo nos Mercados” iniciativa que através da música, teatro, malabarismo, dança, acrobacia e outras artes circenses vai juntar público, artistas e comerciantes. O Mercado de Arroios é o palco deste programa de atividades que decorre até julho.