Quando abriu portas em 2017, o The Therapist apostou em três áreas que acredita serem essenciais para o bem-estar: uma clínica com terapias não convencionais, com o objetivo de equilibrar o corpo e a mente; uma cafetaria saudável e biológica, porque a alimentação tem um impacto direto na nossa saúde e, ainda, uma escola, com o objetivo de oferecer conhecimento e ferramentas úteis para a vida e o dia-a-dia. “Três áreas fundamentais para se viver mais e melhor”, explica Joana Teixeira, a fundadora do espaço.

De acordo com a equipa do The Therapist, “a procura pela cafetaria superou todas as expectativas, levando à decisão de aumentar o espaço, por duas vezes, e promover a cafetaria a restaurante, passando a ser assim a alimentação a principal área do projeto”.

Em Lisboa nasce aquele que se assume como o “primeiro restaurante terapêutico em Portugal”

Agora, com uma zona de restauração mais alargada e uma segunda esplanada, este espaço renova também o seu conceito e altera ainda o nome. Deixando cair o “The”, o projeto apresenta-se agora apenas como Therapist e assume-se como o primeiro restaurante terapêutico em Portugal: “um restaurante terapêutico com clínica e escola para pessoas que procuram uma vida saudável e sustentável”, explica Joana Teixeira.

O Therapist apresenta-se como um restaurante com ementas criadas por uma equipa multidisciplinar com o propósito de dar resposta a quatro objetivos funcionais: reforço do sistema imunitário, aumento da energia e redução da gordura corporal, regulação e desintoxicação do organismo, e reforço de antioxidantes para a mente melhorando a fadiga e disposição geral.

Em Lisboa nasce aquele que se assume como o “primeiro restaurante terapêutico em Portugal”

“A alimentação cura. Este é o nosso mote desde o dia em que abrimos” relembra Joana Teixeira. “Agora queremos que cada um dos pratos do Therapist ajude quem nos procura a responder a alguma necessidade, seja a estar mais calmo, a reforçar as suas defesas, a dar força ou a regular o organismo”, afirma a empreendedora. “Sabemos que a cura é um processo a longo prazo, que exige uma verdadeira mudança de hábitos e um acompanhamento regular por um terapeuta devidamente certificado na área, mas queremos fazer parte deste processo de cura e ajudar quem nos visita”, conclui.

O menu do Therapist encontra-se organizado por objetivos funcionais com um código de símbolos e cores que ajudam a identificar facilmente a refeição ideal para cada situação. A oferta é ainda dividida em bowls doces e salgadas, panquecas, bruschettas e bebidas.

Em Lisboa nasce aquele que se assume como o “primeiro restaurante terapêutico em Portugal”

Para reforçar o sistema imunitário existem no menu as opções “Immunity”, pratos que apostam em alimentos anti-inflamatórios, com vitamina C, zinco e beta glucanas, como por exemplo uma Bowl Immunity Feijão, uma Bowl Immunity Chia Aveia, panquecas de frutos vermelhos ou um Golden Milk.

Para dar força e aumentar a energia estão disponíveis as opções “Power”, onde se incluem a Bowl Power Atum, a Bowl Power Açai, a Bruschetta Humus Rosa e o Beet late, uma vez que reforçam as proteínas, as gorduras boas e os hidratos de carbono.

Em Lisboa nasce aquele que se assume como o “primeiro restaurante terapêutico em Portugal”

Já as opções “Detox”¸ pensadas para regular e desintoxicar o organismo, sugerem pratos como Bowl Detox Caril, Bowl Detox Spirulina, panqueca com chocolate e Chai Latte como bebida. Apostam em fibras e pré-bióticos, promovem uma boa digestão, regulam o organismo, desinflamam o intestino, tratam sintomas digestivos e garantem ainda um bom funcionamento do fígado.

Therapist

Alvalade: Rua José D’Esaguy, n.º 11C., Lisboa

Lx Factory: Rua Rodrigues de Faria, n.º 103. Edifício H, Loja 6, Lisboa

Contactos: tel. 213 620 268.

Por último, o menuMind”, pretende operar como um reforço de antioxidantes, adaptogéneos, ómega 3, proteínas e hidratos e carbonos complexos, que ajudam na desinflamação, na prevenção da fadiga, nas perdas de memória e na melhoria o humor, sono e a boa disposição.

Os produtos utilizados no Therapist são sempre da época, de origem biológica ou nacional e sustentável. Na sua cozinha não entram lacticínios, glúten ou açucares refinados.

O restaurante mantém-se flexitariano, o que significa que tem opções vegetarianas e vegan mas que também pode ter peixe ou ovos no menu.