Em 2019, perto de 40 doceiros, provenientes de três nacionalidades, prometem fazer de Portalegre, localidade do norte alentejano, um dos destinos mais gulosos do país. De 5 a 7 de abril, o Convento de Santa Clara acolhe um certame que faz mostra e prova de muitos doces característicos da tradição alentejana, sem descurar especialidades de outras regiões do país, assim como presenças internacionais, de Espanha e França.
Um certame que não se esgota nos doces e licores, contando, também, com uma componente de oficinas criativas. Designadas "mãos na massa", estas oficinas chegam endereçadas a um público infantil.
Aproveitando os 50 anos sobre a morte do poeta José Régio, a Feira de Doçaria Conventual de Portalegre, organiza um “circuito doce, cultural e literário”, saindo da Casa Museu José Régio para findar na feira de doçaria. De permeio, passagem por locais que fizeram parte do quotidiano do poeta. Entre eles, o Café Central e a Pensão 21.
Também em abril, concretamente de 1 a 14, Portalegre acolhe uma quinzena gastronómica dinamizada junto dos restaurantes do concelho. O repto lançado aos estabelecimentos é o de incluírem nas suas ementas sobremesas e doces tradicionais e conventuais.
A entrada no certame orça 1,00 euro.
A Feira, organizada pelo município, conta com o apoio da com da Associação de Produtores para a Valorização e Qualificação dos Produtos Tradicionais Portugueses (QUALIFICA).
Comentários