A planície de Fernando Pó (ou Fernão Pó), no concelho de Palmela, é terra de vinhos e conhecida pela qualidade das suas uvas. Uma região de microclima temperado, dividida em pequenas quintas desde a chegada do caminho-de-ferro em 1861. Um território que se distingue pela camada de areias macias a cobrir o solo de barro.
Uma terra que de 1 a 5 de maio vai estar em festa com a 24ª Mostra de Vinhos de Fernão Pó e que reúne produtores como Filipe Palhoça Vinhos (Poceirão), Casa Ermelinda Freitas (Fernão Pó) e Fernão Pó Adega.

Desta forma, de 1 a 5 maio (8h30 às 12h30 e das 13h30 às 19h00), decorre a “Abertura Especial Vinho Novo” no produtor Filipe Palhoça Vinhos.
Um programa que inclui a prova do vinho novo retirado diretamente das cubas, com possibilidade de encher garrafões próprios.
A prova fica nos 5,00 euros por garrafão, com oferta de uma garrafa de vinho novo especial por cliente. Não necessita de reserva prévia.

10 paragens obrigatórias para quem quer provar os moscatéis (e não só) de Setúbal
10 paragens obrigatórias para quem quer provar os moscatéis (e não só) de Setúbal
Ver artigo


Já a 4 de maio (8h30), o convite é para umaCaminhada pelos Jardins de Vinhas. O ponto de encontro é Casa Ermelinda Freitas. Um programa que inclui acolhimento na vinha pedagógica da Casa Ermelinda Freitas. Participação na atividade “Abertura Especial do Vinho Novo”, com prova de vinho na adega Filipe Palhoça Vinhos. Visita guiada à Fernão Pó Adega, com prova de vinho e de tostinhas com compota.

Uma visita que inclui um percurso: Extensão pedestre de 11 quilómetros com duração efetiva de três horas. O percurso inclui os guias, visita a três adegas, entrada na Mostra de Vinhos de Fernando Pó e seguro de acidentes pessoais. O valor por pessoa é 12,50 euros.
Informações e Reservas pelo telefone 966 589 269.

Também a de 4 maio (9h52), decorre o programaRotas das Vinhas do Pó”, com partida de Lisboa Oriente, chegada ao Apeadeiro em Fernando Pó, passeio pelo “jardim de vinhas” e prova de Moscatel de Setúbal com o produtor Filipe Palhoça Vinhos, visita guiada à adega com prova de vinhos na Fernão Pó Adega e almoço com vista panorâmica sobre as vinhas na Casa Ermelinda Freitas.

Um programa com um valor por pessoa de 75,00 euros (crianças dos 4 aos 12 anos pagam 51,00 euros). Informações e reservas pelo telefone 212 334 398.

Ainda a 4 maio (15h00), o Dia da Mãe é celebrado na Casa Ermelinda Freitas com uma visita guiada à adega, com prova de vinhos. Oferta de 10% de desconto nas compras efetuadas. Uma proposta grátis para mães. Informações e reservas pelo telefone 212 334 398.

Portugal brilha entre os melhores da Vivino, a maior aplicação mundial de vinhos
créditos: Lifestyle

Por seu turno, a 5 de maio (8h00), vai decorrer aPedalada pelos Jardins de Vinhas”, com encontro na Fernão Pó Adega.
Haverá uma prova de Moscatel de Setúbal e Fogaça de Palmela na pérgula da Quinta do Monte Alegre. Os participantes serão convidados à “Abertura Especial do Vinho Novo”, com prova de vinho na adega Filipe Palhoça Vinhos. Visita guiada às vinhas da Casa Ermelinda Freitas, com prova de vinhos e queijo.
O percurso terá uma extensão de 20 quilómetros e inclui guias, viatura de apoio, visita a quatro adegas, prova de vinhos, entrada na Mostra de Vinhos de Fernando Pó e seguro de acidentes pessoais.
Valor por pessoa: 15,00 euros. Menores de 18 anos: 10,00 euros. Informações e Reservas pelo telefone 265 501 621.

Finalmente, a 5 maio (11h00) decorre um “Cozido à Portuguesa para a Mãe” na Vinha na Fernão Pó Adega. O programa sugere uma visita à adega e às vinhas e almoço na vinha confecionado em panelas de barro e em fogo de chão. Inclui bilhete de entrada na 24ª Mostra de Vinhos de Fernando Pó.
Valor por pessoa: 25,00 euros. Crianças 6-12 anos: 12,50 euros. Informações e reservas pelo telefone 212 334 398.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.