“Somos família, estamos em casa, sintam-se em casa!”, foi assim que Chakall abriu oficialmente as portas da sua nova pizaria, casa que transporta para a mesa as origens italianas do chefe de cozinha argentino, radicado em Portugal. A fazer dupla com Chakall está, uma vez mais, Roberto Mezzapelle, o pizzaiolo siciliano, campeão europeu de piza clássica e acrobática e que adotou a capital portuguesa. Juntos dão corpo à pizaria L’Origine by Chakall.

O chefe sul-americano é, tanto quanto se sabe, “fruto de cinco culturas”, como o próprio refere. Tendo a Argentina acolhido, no passado, muitos italianos, não se estranhe que uma das avós de Chakall viesse do território transalpino. Já Roberto, siciliano de gema, percorreu vários países, mas escolheu Portugal para viver e trabalhar. Os dois, têm, assim, em comum as origens italianas, o facto de serem descendentes de cozinheiros, de conhecerem o mundo da restauração, de gostarem de viagens e do contacto com outras culturas.

A nova pizaria de Chakall e de Roberto inaugurou no Parque das Nações

A amizade que nasceu na Alemanha em 2017, haveria de crescer em Lisboa quando trouxeram a massa artesanal para Marvila. Quase dois anos volvidos, crescem os projetos em comum. L’Origine by Chakall, ganha nova vida na Rua da Pimenta.

Uma casa onde a massa é deixada em maturação lenta entre 32 a 72 horas. À receita artesanal da massa de piza juntam-se ingredientes como a beterraba, o carvão vegetal e a massa de sete cereais.

Na carta, há a realçar a “Tagliere di Roberto e Chakall”, uma tábua composta por queijo, salame Milão, presunto de Parma, Mortadela italiana, Azeitonas de Campo Maior e pão de piza (ideal para duas pessoas - 19,50 euros). Uma sugestão que pode harmonizar com um dos aperitivos sugeridos na carta: Bellini, Fernet Branca com Cola, Aperol Spritz, Porto Tónico ou o surpreendente Limontejo Tónico (este Limoncello tem a particularidade de ser produzido no Alentejo), com preços a variarem entre os 5,00 euros e os 7,00 euros.

A nova pizaria de Chakall e de Roberto inaugurou no Parque das Nações

Seguem-se as entradas, divididas em Antipasti, Antipasti di Pizza, Carpaccio e Famiglia, as burratas e as saladas. Para quem não aprecia especialmente a massa de piza ou mesmo as burratas tem à disposição Pasta al Forno: Cannelloni (8,50 euros) ou Lasagna (8,50 euros).

A nova pizaria de Chakall e de Roberto inaugurou no Parque das Nações

No que toca ao item pizas, a carta está dividida pelas várias opções e composições, com Massa Tradicional, Massa de Carvão Vegetal, Massa de Sete Cereais, Massa com Beterraba e Gengibre, Pizze Bianche (pizzs sem molho de tomate) e Calzone.

Destaque para a piza Maradona (16,00 euros), a Due Poli, (19,00 euros), a L’Origine (18,50 euros) ou a El Diablo (16,00 euros). Uma das novidades na L’Origine by Chakall são as pizas sem glúten.

L’Origine by Chakall

Rua da Pimenta, 103, Parque das Nações, Lisboa

Horário: De terça a domingo das 12h00 às 16h00 (almoços) e das 19h30 às 00h00 (jantares). Encerra às segundas.

Contactos: Tel. 218 948 136; E-mail: info@lorigine.pt

Das dez sobremesas incluídas na carta, destaque para o Tiramisú (5,00 euros), a Panna Cotta (4,50 euros), o Crema Café (4,00 euros) ou a Pizza con Nutella (8,00 euros).

Na seleção de vinhos, as opções espraiam-se por néctares nacionais, vinhos argentinos e vinhos italianos.

A pizaria tem capacidade para 126 lugares sentados, divididos por três ambientes: a esplanada (46 lugares), o piso térreo (26 lugares) e o primeiro piso (54 lugares).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.