A nutricionista Cláudia Viegas e o chefe de cozinha Gilberto Costa recriam o clássico bolo de banana, um conforto ao lanche. E, dão-lhe um extra, reduzindo nas calorias. Descubra como.
Quatro chefes de cozinha, outras tantas receitas originais com conservas nacionais, é a proposta para este mês de novembro nas páginas do Instagram de Bernardo Agrela, Luís Gaspar, Leonor Godinho e Pedro Abril.
Entre 7 e 15 de novembro, os dias no Hotel Casino Chaves estarão repletos de sabores vindos da terra e cozinhados com tradição, com a Semana dos Míscaros, com a possibilidade de degustar diferentes formas da confeção destes cogumelos selvagens.
Nascido em 2019 com a missão de gerar emprego na restauração para pessoas sem-abrigo, o É Um Restaurante abriu novamente portas, com serviço exclusivo de take away e entregas ao domicílio. As ementas são desenvolvidas pelos chefes de cozinha Nuno Bergonse e Dadid Jesus.
Estas barrinhas são um verdadeiro empurrão de energia para o corpo. Práticas para levar para qualquer lado, são uma opção mais saudável quando comparadas às barras comercializadas. Muito fáceis de fazer, algumas estão isentas de glúten, outras de açúcares refinados.
Juntar ingredientes indispensáveis da cozinha de outono e usá-los do pequeno-almoço ao jantar, foi o desafio do Friends Kitchen, restaurante em Vila Nova de Gaia. Para cumpri-lo, há panquecas de castanha, salada e hambúrguer com abóbora e uma Vitela de comer à colher com risotto de cogumelos.
É tempo de termos “quentes e boas” castanhas, mas também lhes podemos dar outros destinos na hora de enriquecermos lanches. Aqui, três receitas gulosas com um dos frutos secos protagonista da mesa outonal.
O “olho”, obra do artista de murais Vhils adorna, agora, 250 garrafas de cerveja numa edição especial de colecionador, lançada por uma marca nacional. Entre as garrafas disponibilizadas para venda, cem servem propósitos solidários.
Eis as feijoadas e todo o seu elenco de leguminosas, carnes, enchidos e arrozes. Sem esquecer aquelas que, sendo feijoadas, não se envergonham de dispensar carnes e pescado, antes optando apenas por elementos vegetais.
A saúde mental dos profissionais de cozinha é um dos temas nucleares no programa da 16ª edição do Congresso dos Cozinheiros. O evento que reunirá à conversa dezenas de profissionais do setor, realiza-se de 10 a 12 de novembro, no formato online. A participação é gratuita.
Entre 12 e 22 de novembro, a Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã junta 17 restaurantes que apresentarão pratos inspirados naquela que é uma das três aguardentes provenientes de regiões demarcadas da Europa. Paralelamente, decorrerá a apresentação de um sorvete de aguardente.
Dos sabores nacionais e jantares harmonizados com cocktails, da sala privada aos produtos da estação, o restaurante lisboeta Plano tem, agora, um novo menu e chama-lhe “Mesa Portuguesa”. A partir de novembro, decorrem jantares de harmonização com cocktails de autor.
A 31 de outubro, o Meliá Braga Hotel & Spa vai celebrar a noite mais assustadora do ano com um “Programa Especial Halloween”. Não faltará um jantar temático alusivo à época.
Para Ray Villafane uma abóbora é muito mais do que um saudável e nutritivo ingrediente culinário. Para o artista nova iorquino, o fruto da aboboreira é ponto de partida para a criação de esculturas repletas de pormenor e expressividade.
“Ressaca Brunch” é como se chama a nova proposta dos restaurantes Guilty by Olivier. Em Lisboa e no Porto, as indisposições de fim de semana curam-se ao domingo com pizzas, Donut triple cheeseburger, mas também com saladas e panquecas.
Do petisco de batata-doce, a servir como entrada, ao soberbo prato de risotto com cogumelos, sem esquecer as tão boas castanhas assadas, apresentamos-lhe uma ementa completa. Sugestões que prepara sem grandes trabalhos e com a vantagem de encontrar, nas superfícies comerciais, preços promocionais em
O lisboeta Forno d’ Oro, restaurante do chefe de cozinha Tanka Sapkota, foi premiado pelo concurso “50 Top Pizza Europa”, com quatro distinções. Além de ser considerada a 22ª melhor pizzaria da Europa, o Forno d’ Oro é ainda classificado como a melhor pizzaria de Portugal.
O restaurante Terroir, na capital, sugere brunchs que casam os clássicos desta refeição em harmonização com vinhos nacionais. Há três opções para saborear sempre ao domingo.
Uma aventura de Astérix fora de coleção, para ler, ver e ouvir, as atribulações do cowboy Lucky Luke nas plantações de algodão do estado do Luisiana e dois novos volumes das intemporais aventurar d´Os Cinco, entre as novidades na banda desenhada deste outubro.
A 25 de outubro celebra-se o Dia Mundial das Massas. Argumento para celebrarmos este alimento que nasce de dois ingredientes: sêmola de trigo e água. Juntos, mudaram a alimentação humana. Os chineses adoraram-na, os italianos aprimoraram-na. O tomate, nascido nas Américas, viria a consumar um casame
“1920” é o nome do éclair comemorativo que nasceu como homenagem às duas empresas que assinalam este ano o seu centenário, a conserveira Pinhais e a Leitaria da Quinta do Passo.
Há quem se perca pelas fofas panquecas e há quem prefira a delicadeza de um bom crepe, pronto para ser recheado. Gostos não se discutem, mas que estes crepes são divinais, sem dúvida.
A evolução das técnicas de cozinha encontrou diferentes soluções para alimentos de sempre, como os ovos, as batatas ou as cebolas. Não obstante, há dicas para bem cuidar e cozinhar os alimentos que são intemporais. É tão simples obter dos ingredientes o melhor que nos podem dar à mesa.