O património gastronómico, a identidade e o apoio às culturas gastronómicas de Portugal e Espanha, motivou a criação da iniciativa “Ponte Puente”. Conversas online que juntam chefes de cozinha, entre outros intervenientes do mundo ibérico da gastronomia.
Lagosta, santola, ostras, entre outros petiscos com sabor a mar, estão prontos para chegar a casa no Dia dos Namorados, a 14 de fevereiro. A proposta é do restaurante Boato.
O restaurante Geographia, em Lisboa, criou uma refeição especial para o Dia dos Namorados. A jornada gastronómica, disponível de 12 a 14 de fevereiro, em regime de take away, completa-se com uma playlist criada para o momento.
Face ao contexto presente, os profissionais da restauração enfrentam desafios e problemas agravados. Como forma de apoiar a saúde psicológica das mulheres e dos homens que trabalham no setor, nasceu a iniciativa “Nós As Pessoas”. O projeto inclui um plano de 12 consultas gratuitas de psicologia.
O pequeno-almoço inspirou a portuense Padaria Formosa a apresentar um cabaz de Dia dos Namorados repleto de pães, croissants, bolos, sumos, entre outros acepipes.
Celebrar o amor em tempos de confinamento não tem de ser menos especial. Para fazer do 14 de fevereiro, Dia dos Namorados, momento de partilha, o restaurante Arigato, em Lisboa, criou um combinado para “sushilovers”.
Demonstrações de cozinha, receitas, conselhos nutricionais nas redes sociais e laranja a preços especiais no Mercado Municipal, são as propostas da “Semana da Laranja”, em Portimão, até 13 de fevereiro.
Fernando Alvim, Ana Bacalhau, Selma Uamusse, estão entre as figuras públicas que aceitaram o desafio “Receitas de Amor”. Diariamente, nas redes sociais, há propostas para o mês mais romântico.
“Food Talks - Think, Talk and Design”, as conversas online a propósito da alimentação, design e sustentabilidade ambiental, prosseguem este fevereiro e março. Uma iniciativa promovida pelo mestrado em Food Design, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.
É reconfortante trincar umas quentes bolachas de manteiga ou de chocolate acabadas de sair do forno. Trazemos-lhe inspiração para cinco receitas caseiras que prepara em minutos e sem grandes trabalhos.
O JNcQUOI at Home, serviço de entrega ao domicílio de uma selação de pratos dos restaurantes JNcQUOI, desenvolveu dois menus a pensar no Dia dos Namorados, a 14 de fevereiro.
A Poke House, com restaurantes em Lisboa e concelhos limítrofes, propõe, entre 11 e 14 de fevereiro, uma bowl em homenagem ao Dia dos Namorados. A ementa em delivery chega com uma playlist romântica.
Expressar o amor em rótulos personalizados com mensagens românticas e arte é a proposta do produtor de vinhos alentejano Adega Maior. Uma sugestão que não esquece o Dia dos Namorados.
É Um Restaurante, iniciativa solidária em Lisboa que emprega pessoas em situação de sem-abrigo, mantém atividade em regime de take away e delivery. Também apela à doação de bens alimentares para apoio a quem mais precisa.
O calendário anual de feiras do Queijo Serra da Estrela viaja, em 2021, para o formato digital, em alguns casos com uma duração mais alargada do que o habitual. Confirmadas estão as feiras de Seia, Gouveia, Celorico da Beira e Fornos de Algodres.
Para terminar da melhor maneira uma refeição especial no Dia dos Namorados, o chefe de cozinha Tiago Bonito, do restaurante Largo do Paço, em Amarante, partilha a sua receita de Crème Brulée.
Ovos mexidos com alheira e cogumelos recheados estão no top 10 das receitas mais procuradas quando pensamos num prato familiar, do agrado de todos e sem grande complicação na confeção. Com a ajuda do chefe de cozinha Fábio Alves, juntamos uns pozinhos mágicos a estas receitas.
Para que a 14 de fevereiro, Dia dos Namorados, não falte amor à mesa com um toque mediterrânico, o Madpizza sugere o Kit “DIY”, da entrada à sobremesa, sem que falte o espumante.
Os amantes da lampreia de Penacova vão poder continuar a apreciar esta especialidade gastronómica que faz a mesa daquele concelho beirão. Oito restaurantes estão a servir pratos à base de lampreia em regime de take away.
Tendo em conta a situação pandémica, o restaurante Salpoente em Aveiro criou uma ementa especial para o Dia dos Namorados, a 14 de fevereiro. Das entradas às sobremesas, pratos para partilhar a dois.
As sextas-feiras de fevereiro os pedidos, através do sistema próprio de entrega ao domicílio dos restaurantes do Grupo SushiCafé, chegam a casa acompanhados de uma oferta, uma garrafa de vinho.
Para usufruto findo o confinamento, a Rota da Bairrada lançou uma campanha de vouchers promocionais até março. Há experiências vínicas, de alojamento, atividades turísticas e nos restaurantes. Também uma forma de apoiar, num momento difícil, setores locais afetados pela pandemia.
O “Está-se Bem em Casa”, serviço de entregas da Taberna Está-se Bem, no Porto, criou dois menus especiais para celebrar o Dia dos Namorados. As refeições são pré-cozinhadas e embaladas em vácuo para que, com apenas uns minutos de preparação, cada prato seja servido como se estivesse no restaurante.
Dia dos Namorados em confinamento não tem de ser sinónimo para deixar de degustar um bom vinho. Aqui, packs de sugestões com néctares de diferentes regiões nacionais. E não faltam chocolates e flores para acompanhar e embelezar.