A imaginação de cada criança é única, cheia de curiosidade e possibilidades infinitas, e a confiança criativa é a melhor ferramenta para as incentivar a seguirem os seus corações e a criarem o seu próprio universo, da maneira que quiserem. Através da brincadeira sem limites, as crianças podem desenv
Estima-se que cerca de 15 a 20% da população mundial tenha uma diferença de aprendizagem específica, tal como a Perturbação do Espectro do Autismo, Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção ou Dificuldade de Aprendizagem Especifica
Vivemos numa era digital onde tablets, telemóveis, computadores, consolas que, sendo apelidados de brinquedos, se tornam bastante apelativos e atrativos para as crianças. Desta forma, os livros foram perdendo o seu lugar de destaque.
O envolvimento dos pais é fundamental para incentivar o prazer por uma vida ativa nos seus filhos. Saiba o que pode fazer neste sentido e confira as sugestões de brincadeiras ativas para crianças de 1 a 5 anos que preparámos para si.
A escrita à mão desenvolve e mantém a atividade cerebral, em todo o desenvolvimento humano, como tal é importante que tanto as crianças, como os adultos, continuem a praticá-la, sempre que possível. Um artigo da psicóloga clínica Marisa Rosa.
Crianças que apresentam um quadro de ansiedade precisam de ser apoiadas em equipa, isto é, com família, professores e terapeutas devidamente mobilizados.
As dificuldades de aprendizagem são uma desordem de caráter permanente e interferem com a capacidade de o cérebro receber, processar, armazenar e comunicar a informação.
A mudança nos hábitos alimentares e estilo de vida numa fase precoce é fundamental para que a criança consiga atingir um peso normativo e não haver prolongamento até à idade adulta. Um artigo da nutricionista Catarina Távora.
O nosso dia a dia é uma verdadeira maratona, repleta de horários, tarefas, atividades e pouco tempo para descansar… Esta azáfama reflete-se nas crianças, que andam muito mais agitadas, com níveis de stress elevados, pouco descanso e alterações de comportamento. Mas é possível reverter essa agitação
Mesmo que não esteja calor nota que o seu filho transpira muito das mãos ou axilas? A hiperidrose, caracterizada pelo suor localizado excessivo, não é uma doença grave mas pode ter um impacto negativo na vida social da criança. Saiba como se trata este problema.
Os acontecimentos traumáticos tornaram-se demasiado comuns nas nossas vidas. Nos últimos meses, sucederam-se casos de violência extrema em todo o mundo dos quais a comunicação social - em particular a televisão - deu o devido relevo ainda que, em algumas situações específicas, de forma desproporcion
A maior parte das modalidades desportivas encontram-se de férias ou em pré-época. Poderão os Treinadores e Pais de jovens atletas aproveitar este período para reflectirem e ajustarem as suas abordagens e hábitos na interação com os mesmos, de modo a tornarem os momentos no Desporto mais proveitosos,
Uma das melhores aprendizagens que os adultos podem promover às crianças é a capacidade de se sentirem confiantes, de se sentirem seguras e de gostarem de si próprias. No fundo, criarem um ambiente propício ao desenvolvimento de uma boa autoestima por parte das crianças.
Lavar os dentes é uma prática de higiene para a vida toda, mas que deve ser começada logo nos primeiros anos de vida. Adultos com dentes fortes e saudáveis nascem de crianças com bons hábitos de higiene, mas educar para essa rotina não é tarefa fácil para os pais.
As perturbações de humor, mais conhecidas por depressões, são geralmente associadas a indivíduos adolescentes ou adultos. E será que as crianças podem sofrer de depressão? Será que os sintomas são os mesmos que se manifestam nos adultos? Como detetar a perturbação e qual o tratamento a seguir? Neste
Com o início da primavera, são muitas as datas para comemorar, e com elas, chegam novidades à Maria do Mar, que se concretizam em ótimas ideias para presentear os mais novos.
Será uma delícia desembrulhar qualquer uma destas sugestões, juntamente com os ovos de chocolate e as amêndoas, e aproveitar a pausa da Páscoa para aventuras pela leitura.