Crocantes ou cremosas, são uma ótima opção para incluir no pequeno-almoço e/ou lanches, podendo ser integradas numa alimentação saudável. As recomendações são da nutricionista Ana Rita Lopes.
O iodo é acumulado na glândula da tiroide e é responsável pela regulação do metabolismo celular que desempenha um papel determinante no crescimento e desenvolvimento dos órgãos, especialmente do cérebro. Conheça as várias funções do iodo na saúde segundo a Organização Mundial de Saúde.
O consumo de aveia pode melhorar a digestão e saúde intestinal. Mas os benefícios não ficam por aqui. Um artigo da nutricionista Catarina Sofia Correia.
Sabia que, segundo a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, Portugal é o segundo país da Europa com a mais elevada taxa de doenças psiquiátricas? E a ansiedade lidera a tabela, seguida das perturbações de humor.
Apesar de não ser um alimento muito tradicional na culinária portuguesa, as ervilhas amarelas são uma iguaria muito utilizada da cozinha escandinava e indiana. Um artigo da nutricionista Sara Lopes Pereira.
Uma boa dieta alimentar, muito exercício e a ingestão de estatina são as melhores apostas para lograr na batalha do HDL contra o LDL, o bom e o mau colesterol. Mas há outras técnicas. Saiba quais.
As dores menstruais afetam grande parte da população feminina. Saiba como atenuar esse desconforto com as sugestões do médico Pedro Lôbo do Vale. Hoje é o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher.
As doenças cardiovasculares são responsáveis por quase um terço de todas as mortes no mundo. Só em Portugal, cerca de 35 mil portugueses morrem anualmente por doenças cardiovasculares. Um artigo da nutriconista Catarina Sofia Correia.
O consumo moderado de alimentos como a canela, o açafrão ou curcuma, o alho, o gengibre, cominhos e pimenta tem sido associado a vários benefícios para a saúde. Saiba mais com a ajuda da nutricionista Catarina Sofia Correia.
Para minimizar os sintomas associados à menopausa, é essencial que tenha um estilo de vida ativo e uma alimentação saudável. De seguida ficam alguns exemplos de alimentos essenciais que deve incluir na sua dieta. As recomendações são da nutricionista Cataria Sofia Correia.
As alterações climáticas, a desflorestação e outros problemas provocados pela ação humana estão a acabar com algumas das comidas mais deliciosas do planeta. Saiba quais.
Uma das maiores queixas das mulheres em consulta é a grande tendência para a retenção de líquidos e a presença de celulite em qualquer parte do corpo. Siga as recomendações da nutricionista Catarina Sofia Correia.
Provavelmente lambuza-se de cada vez que as come, mas quando descobrir de onde vêm ou como são feitas vai pensar duas vezes antes de as ingerir. Conheça 10 alimentos potencialmente repugnantes.
A médica e nutricionista Sandra Alves recorda alguns conselhos para uma alimentação saudável, em busca de um peso adequado e para prevenir muitas das doenças crónicas não transmissíveis, entre as quais a obesidade.
É uma das frutas que devemos privilegiar no verão. O figo, de sabor e textura suculenta, não apenas satisfaz o paladar, mas também oferece uma ampla gama de vantagens para a saúde. Trata-se de uma fonte concentrada de nutrientes essenciais, vitaminas e minerais. Vejamos oito destas vantagens.
Sabia que as concentrações de selénio no organismo são influenciadas pelo meio ambiente e pela ingestão alimentar? Um artigo da nutricionista Ana Rita Lopes.
Dani Borges desvenda alguns alimentos que podem surpreender os mais conhecedores de dicas contra o excesso de peso, uma vez que afinal estas sugestões até podem ser boas escolhas na hora de combater a obesidade.
A proteína é um macronutriente que pode ser encontrado praticamente em qualquer parte do corpo ou tecido, como no músculo, osso, pele ou cabelo. O nosso corpo é constituído por, pelo menos, 10.000 proteínas diferentes. A falta destas macromoléculas tem vários efeitos no organismo. As explicações são
Confirma esta lista e preste especial atenção à glicemia, já que níveis elevados de concentração de glicose no sangue - no plasma - podem aumentar o risco de várias doenças como a diabetes ou obesidade.
Rica em nutrientes vitais para o organismo, a banana desempenha um papel importante na saúde do coração, na função muscular e digestiva, assim como se apresenta uma reguladora do humor. Eis oito factos que importa conhecer sobre uma das frutas mais versáteis na cozinha.