Em 2018 e 2019, surgiram notificações no Sistema de Alerta Rápido sobre a segurança de chá e infusões. Mas a pesquisa da DECO PROTESTE de resíduos de pesticidas e alcaloides nas versões de camomila não detetou problemas.
O rótulo é uma espécie de “bilhete de identidade” de todos os produtos alimentares embalados. Fornece informações necessárias para que cada um de nós fique a conhecer o produto e fazer escolhas alimentares conscientes. Conheça as explicações da nutricionista Catarina Sofia Correia.
Quais os alimentos mais ricos em calorias? Onde vamos encontrar mais fibras e vitaminas? Duas, entre dez perguntas sobre a alimentação com as respostas dos docentes da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.
As práticas de agricultura biológica respeitam mais a vida animal e o equilíbrio da natureza, contribuindo para a redução da poluição e evitando a utilização de produtos químicos. Conheça oito motivos para escolher alimentos de origem biológica.
A vitamina D é um micronutriente extremamente importante na prevenção de várias doenças. Geralmente é obtida através da síntese cutânea decorrente da exposição solar. Conheça os alimentos mais ricos em vitaminha D, um composto lipossolúvel, segundo os conselhos da nutricionista Ana Rita Lopes.
Podem surgir em cereais, especiarias, legumes, frutos secos ou leite. O bolor denuncia a sua presença, mas também é possível que o alimento contaminado não apresente sinais.
As frases de Hipócrates, o Pai da Medicina, "somos o que comemos” e “que o vosso alimento, seja o vosso medicamento”, fazem todo o sentido. Os nossos hábitos alimentares têm um grande impacto na nossa saúde, no nosso bem-estar e qualidade de vida. Os conselhos são da equipa de nutrição da IberSaúde.
Pobre em gorduras, mas rica em hidratos de carbono e fibras, com vitamina C e do complexo B, a castanha é atualmente consumida como um snack outonal. Com a nutricionista Cláudia Viegas avaliamos à lupa a boa castanha.
Com a nutricionista Cláudia Viegas viajamos ao mundo do leite, o gordo, o meio gordo e o magro, para perceber que, entre estes, no que respeita às vantagens no consumo, não há tantas diferenças como possamos julgar.
É possível começar um regime alimentar saboroso, saudável, equilibrado e que permita perder o excesso de peso. A Origem – Cozinha Saudável, um especialista em nutrição, sugere cinco refeições saudáveis que o vão ajudar a eliminar os excessos de forma equilibrada.
No topo da lista dos mais saudáveis, aparecem os sumos obtidos diretamente dos frutos e legumes. No final estão os pós açucarados. Estes, já pouco ou nada se relacionam com um verdadeiro sumo.
Uma alimentação saudável e equilibrada pode exigir uma mudança nos hábitos alimentares. Saber o que comemos, para comermos bem é, desta forma, regra de ouro. Comecemos por perceber as fibras e os seus mecanismos de funcionamento numa dieta saudável.
Por vezes menosprezamos a melhor forma de aproveitar o aporte vitamínico dos alimentos. O site Health recolheu os erros que o estão a impedir de extrair os benefícios na hora de comer.
As reações alérgicas acidentais acontecem em diversas situações, incluindo em creches e escolas apesar das recomendações, avisos e cuidados a ter para evitar estas reações.
As crianças estão em fase de crescimento constante e praticam várias atividades no seu dia-a-dia que requerem um grande gasto de energia. Conheça as vitaminas e os minerais essenciais para a saúde e bem-estar das crianças.
As autoridades de saúde recomendam muita ponderação no consumo de sal. Conheça algumas dicas da Direção-Geral da Saúde para diminuir a ingestão deste ingrediente.
O primeiro ano de vida é caracterizado por uma elevada velocidade de crescimento, a mais elevada de toda a trajetória da vida. Por consequência, é uma fase da vida em que a saúde em geral, o padrão de crescimento e o comportamento alimentar resultam em marcadas repercussões na saúde futura. As expli
A termogénese é o procedimento através do qual a temperatura corporal aumenta, devido à ação do metabolismo, o que ativa o dispêndio calórico do organismo.
Chocolates de leite, fruta em puré ou em embalagens para beber, hambúrgueres e outros processados. É difícil dizer “não” quando os pequenos nos pedem estes, entre outros alimentos. Mas, será que são as melhores opções? A nutricionista Cláudia Viegas responde.
“Depois de 25 anos a pesquisar o envelhecimento e a ler milhares de artigos científicos, se há um conselho que posso dar, uma maneira segura de ficar saudável por mais tempo, uma coisa que pode fazer para maximizar os seus anos de vida agora, é isto: comer menos”. As palavras são do cientista norte-