1. Limão
O limão é fonte de vitamina C, útil para estimular o desenvolvimento dos tecidos corporais. Por outro lado, os seus ácidos orgânicos transformam-se em substâncias alcalinas quando entram em contacto com o organismo. O limão é diurético e ajuda também a promover a libertação de resíduos dos rins.
2. Ananás
Este fruto contém manganésio, um oligoelemento que tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Contém ainda bromelaína que estimula a produção de componentes - prostaglandinas anti-inflamatórias - que combatem a inflamação dos tecidos.
3. Romã
As sementes das romãs contêm punicalaginas, um componente que diminui a inflamação do organismo, uma importante causa de dor. Em laboratório, a ingestão deste fruto significou ser eficaz na redução de dor.
4. Couve
Segundo Yann Rougier, vários tipos de vegetais crucíferos são constituídos por componentes protetores chamados glucosinolatos, que bloqueiam as reações inflamatórias. Privilegie a coube verde, couve vermelha, brócolos e couve-flor.
5. Feijão Branco
Esta leguminosa é rica em minerais alcalinizantes, para além de ser uma importante fonte de cálcio, potássio, magnésio e ferro. As leguminosas são ainda uma boa forma de neutralizar a acidez da carne numa refeição.
6. Ostras
Este marisco fornece proteínas - e assim aminoácidos analgésicos -, bem como ácidos gordos anti-inflamatórios e uma vasta gama de minerais alcalinizantes, como zinco, um antiácido e anti-inflamatório natural.
7. Salmão
Tal como outros peixes, o salmão é rico em ómega-3, um ácido gordo com propriedades anti-inflamatórias. Por outro lado, este peixe é rico em minerais alcalinizantes.
8. Tomate
Em 2008, um estudo em Itália comprovou o efeito positivo do consumo regular de tomate no alívio da dor reumática. O tomate é rico em potássio e está repleto de nutrientes anti-inflamatórios.
9. Bananas
A banana é rica em potássio, magnésio, cálcio e ferro. Segundo Yann Rougier, as bananas são um excelente alimento antisstresse, o que é um bónus, uma vez que o stress aumenta a perceção de dor e acidificação dos tecidos.
10. Castanhas
As castanhas têm uma ação alcalinizante excecional. São ricas em minerais e oligoelementos, como potássio, fósforo, magnésio, cálcio, ferro, mangnésio, cobre e zinco, que combatem as substância acidificantes que atacam o organismo.
Comentários