Quais as melhores estratégias para aliviar a sensação de enfartamento, azia e desconforto gasto intestinal?

- Evite alimentos ou refeições muito ricas em gordura: fritos, carnes gordas, queijos e enchidos são alguns dos responsáveis pelas queixas de enfartamento na época festiva. A gordura aumenta o tempo de esvaziamento gástrico, significando isto que, os alimentos demoram mais tempo a ser digeridos e a sair do estômago para o intestino após o processo de digestão;

- Faça uma caminhada ou uma atividade em família: ainda que seja um momento de descontração, a falta de movimento dificulta a passagem dos alimentos pelo sistema digestivo levando a uma sensação de inchaço abdominal e enfartamento.

- Termine a refeição com algo que apoie a digestão: uma infusão de plantas como a erva-príncipe, a hortelã-pimenta e o dente-de-leão são apenas algumas das plantas que podem ajudar a facilitar o processo digestivo depois de se cometerem alguns excessos, pelo seu efeito estimulante das secreções digestivas e suavizante das mucosas do aparelho digestivo.

- Outra alternativa que ajuda a regular a acidez do estômago e evitar a azia consiste na diluição de uma colher de café de bicarbonato de sódio em 100ml de água morna.

As sugestões são do médico Pedro Lôbo do Vale.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.