Alimentos funcionais são aqueles que, além de fornecerem nutrientes essenciais, também proporcionam benefícios extra à saúde, com compostos bioativos que podem coadjuvar na prevenção de doenças. Para saber se está a tirar real proveio de alimentos funcionais, eis as 10 perguntas que deve fazer.
Fit, healthy, saudável, superalimentos, detox...a cartilha alimentar vive neste século XXI povoada de promessas de um amanhã glorioso. Mas, haverá alguma base científica em muito do que é veiculado nos canais tradicionais de informação e nas novíssimas redes sociais? A docente e investigadora Concei
Existem vários alimentos com um elevado teor de colesterol, mas que devem fazer parte da nossa dieta alimentar devido aos seus benefícios nutricionais. Conheça as recomendações da nutricionista Jenifer Duarte.
Os efeitos associados ao consumo de álcool continuam a ser uma incógnita para muitas pessoas. Conhece realmente todos os riscos? As explicações e conselhos são do nutricionista Vítor Guerra.
Molhos comerciais, alimentos processados, alguns em conserva, podem reservar-nos desagradáveis surpresas no que respeita ao consumo excessivo de sal. Para que tenha mão na ingestão de sal, espreite as dicas que aqui lhe deixamos.
O ácido ascórbico ou vitamina C é uma molécula cuja principal função é a hidroxilação do colagénio, a proteína fibrilar que dá resistência aos ossos, dentes, tendões e paredes dos vasos sanguíneos.
Simples hábitos diários dão-nos o caminho para uma alimentação com ingestão de menos açúcar e, com isso, um investimento na nossa saúde e bem-estar. A nutricionista Rita Rocha de Macedo deixa-nos seis dicas para reeducarmos hábitos.
O sal é um elemento necessário ao nosso organismo quando consumido com ponderação, algo que se têm vindo a alterar entre os adultos e mais preocupante entre os mais jovens. Sigas as recomendações são da nutricionista Mónica Pitta Grós Dias.
Muito se tem escrito e falado sobre manteiga e margarina. No entanto, a diferença entre ambas parece não ser clara para muitos. Comecemos por perceber a origem de ambas com a ajuda da nutricionista Maria Paes de Vasconcelos.
Muitas pessoas têm vindo a substituir o açúcar branco por outros tipos de açúcar, menos refinados, como o açúcar mascavado. Mas será esta alteração significativa na saúde? As explicações são da nutricionista Ana Rita Lopes.
René Quinton, investigador francês, dedicou parte da sua investigação a analisar a composição da água do mar e comprovou a sua semelhança com o plasma sanguíneo. Será que esta variedade até não faz bem à saúde? As explicações são da farmacêutica Alexandra Vasconcelos.
Independentemente do objetivo (perder peso ou ganhar massa muscular), para o alcançar é necessário saber como treinar e o que comer. Se um destes dois estiver a falhar, o objetivo fica mais longe de ser alcançado. Tome nota das recomendações do nutricionista Rui Jorge.
Na hora de escolher o acompanhamento para colocar no pão ou nas panquecas de pequeno almoço, a pasta de cacau e avelã é a opção mais gulosa e saborosa para muitos, ainda que a recomendação para o consumo deste tipo de alimentos seja moderada. As explicações são da nutricionista Catarina Sofia Correi
São vendidos como saudáveis e até parecem inofensivos. Conheça 15 alimentos que deve eliminar da sua dieta regular. As informações são dos especialistas da Health e da Cooking Light.
Vamos pôr de lado uma frase muitas vezes repetida, a de que o pão engorda. Neste caso, o pecado mora ao lado, ou melhor, sobre ou dentro de duas fatias de pão. Cláudia Viegas, nutricionista e docente, desconstrói nesta conversa muitos mitos sobre o nosso bom pão.
Num contexto em que o bem-estar e a saúde ocupam um lugar central, a procura por hábitos alimentares mais saudáveis e eficazes para perder peso é cada vez mais evidente. Contudo, existe um mito persistente de que comer de forma saudável significa gastar mais dinheiro, mas a verdade é que não tem de
Nos adultos, os valores normais para a pressão sistólica (em centímetros de mercúrio) vão de 10 até 13,9 cm Hg e para a diastólica de 6 a 8,9 cm Hg. Valores acima destes limites podem dar origem a doenças cardiovasculares. Afaste estes alimentos da sua ementa diária, antes que seja tarde demais.
É verdade, as algas são os vegetais marinhos e alimentos poderosíssimos. Por exemplo, a alga nori, utilizada no sushi, é indicada para fortalecer unhas e cabelo, pela presença de vitamina A.
O dia-a-dia pode ser o principal inimigo do seu bem-estar físico. A falta de tempo é uma das principais razões para não ter um corpo ideal. Por isso, contamos-lhe 17 truques para ajudá-lo a obter o peso certo, com base em artigos e estudos científicos recentes.
Será que uma dieta rica em alimentos com calorias negativas é saudável? Pedimos ajuda à nutricionista Rita Fonseca Silva para nos explicar o que já se sabe sobre estes alimentos.
Quando numa família se faz um diagnóstico de cancro é natural que todos procurem a melhor forma de ajudar o doente a ultrapassar a doença e todo o processo de tratamento. Um artigo da nutricionista Elsa Madureira.
Quiabo, Inhame, beterraba, grão-de-bico verde, estão entre os oito alimentos que aqui destacamos e que, para além de excelentes componentes para uma cozinha criativa, apresentam benefícios nutricionais.
Já parou para pensar porque estamos todos mais gordos? O glúten, uma proteína, maioritariamente presente no cereal trigo, pode estar na origem desta nova obesidade.
Frequentemente percebidos como preguiçosos, gulosos e indisciplinados, pessoas acima do peso estão expostas à discriminação no trabalho, nas escolas, nos serviços de saúde e até mesmo nas próprias famílias. Um artigo da nutricionista Renata Migueis.