A busca do tempo perdido, ou daquele que desperdiçamos, traz a nutricionista Ana Bravo a um novo diálogo com os leitores. No seu mais recente livro, a autora propõe-nos um reencontro com a comida boa, com coração, mas também consciência. Tudo sem radicalismos à mesa.
O investigador norte-americano Brian Wansink, autor de livros especializados já publicados em Portugal, é apologista desta teoria. Menos impositiva e menos castradora, tem também a vantagem de ser menos stressante e de gerar menos angústia.
Emagrecer com prazer é, afinal, possível. O conceituado médico do Porto, que tem ajudado muitos famosos e ainda mais anónimos, diz-lhe o que fazer para conseguir o peso ideal de uma forma saudável e equilibrada. As dicas a seguir.
Se ingerir cada alimento na altura própria, aproveita todo o seu sabor e tira maior partido da relação qualidade/preço. Essenciais numa alimentação sã, estes devem ser consumidos numa dose diária mínima de cinco porções, cerca de 400 gramas.
Um estudo realizado no Reino Unido revela que indivíduos sem sensibilidade ou intolerância ao glúten, tendem a não acusar os sintomas nefastos normalmente atribuídos à presença desta proteína na alimentação.
Rico em magnésio, em potássio e em vitamina B6, micronutrientes que favorecem a recuperação muscular, este fruto saboroso e nutritivo, muito apreciado pelos portugueses, também fornece ao organismo dopamina, vitamina C, cálcio e sódio.
Esta é uma das dúvidas de muitos diabéticos. Paula Pereira, especialista em medicina interna e coordenadora do Centro Multidisciplinar de Diabetes do Hospital Lusíadas Porto, responde à pergunta e ainda deixa um conselho.
Os gases intestinais formam-se no estômago e no intestino durante o processo de digestão dos alimentos, que é feito pelas bactérias intestinais. Conheça os alimentos que agravam a flatulência.
Os diabéticos têm que ter um cuidado acrescido com os alimentos que ingerem no dia a dia. Para lhe simplificar a vida, reunimos um conjunto de receitas, validadas por especialistas, que vão tornar as suas refeições mais sãs e nutritivas.
Em média, as mulheres ganham, em média, entre cinco a uma dezena de quilos nesta fase. A atividade física, a alimentação saudável e a suplementação hormonal podem fazer diminuir esse número. Os conselhos da reputada especialista.
Esta raiz tuberosa da família das crucíferas é valiosa do ponto de vista nutricional e interessante para quem está a tentar emagrecer. Descubra porquê. Saiba também quais são as únicas desvantagens deste popular ingrediente alimentar.
Saiba como cultivar uma erva aromática, muito apreciada, que também melhora o processo digestivo, combate os estados depressivos, protege dos radicais livres que oxidam o organismo, previne a diabetes e ainda purifica e desintoxica.
Depois de períodos de excesso ou em fases da vida em que já não nos conseguimos ver ao espelho, surge a necessidade premente de emagrecer. Saiba o que deve comer para o conseguir, seguindo um plano validado pela dietista Marisa Costa.
Se ingerir cada alimento na altura própria, aproveita todo o seu sabor e tira maior partido da relação qualidade/preço. Essenciais numa alimentação sã, estes devem ser consumidos numa dose diária mínima de cinco porções, cerca de 400 gramas.
São erros que muita gente comete e que, depois, se pagam caro. Evite, por isso, cair em tentação no dia a dia. Damos-lhe, de seguida, as dicas e as ferramentas de que necessita para poder voltar a fazer rapidamente as pazes com a sua balança.
Fome (do latim faminem) é definida como a sensação provocada pela necessidade de ingerir alimentos. Na realidade, existem dois tipos de fome, a fome fisiológica e a fome psicológica, também designada por fome emocional. Conheça as diferenças de ambas.
Urtigas, violetas e morugem constituem a trindade vegetal que, todos os anos, sem exceção, anuncia a aproximação do inverno e que, em tisanas, em infusões ou até mesmo em saladas, ajudam a prevenir e a combater as doenças típicas da estação.
Os meses de maior frio exigem, além de mais líquidos quentes e de refeições reconfortantes, uma alimentação com uma dose reforçada de vitamina C. Saiba quais são os 10 ingredientes alimentos que mais deve privilegiar nesta altura.
Ainda relativamente desconhecido de muitos portugueses, este fruto fornece, além de açúcar, bons níveis de cálcio e de vitaminas C, A, B1 e B2. Para além de ser diurético, também previne doenças urinárias e problemas das vias respiratórias.
Começou por ser um autêntico sucesso em França mas rapidamente se alastrou a outras partes do mundo. Este regime alimentar implica, basicamente, evitar os (muitos) problemas de digestão causados por incompatibilidades alimentares.
Antigamente muito utilizada na culinária, esta planta, que se assemelha à pastinaca, está a tornar-se cada vez mais popular entre os chefs de cozinha. Saiba porquê. Descubra ainda a que é que faz bem e como é que a deve cozinhar.
Um livro é sempre um bom pretexto para uma conversa. No caso vertente, a mais recente obra da nutricionista Lillian Barros, “A Comida Que Vai Mudar a Sua Vida”, dá-nos mote para prosa a dois, com tempo e disponibilidade para abordar questões que nos preocupam enquanto consumidores de informação sobr
Se ingerir cada alimento na altura própria, aproveita todo o seu sabor e tira maior partido da relação qualidade/preço. Essenciais numa alimentação sã, estes devem ser consumidos numa dose diária mínima de cinco porções, cerca de 400 gramas.
É uma das bebidas preferidas de milhões de pessoas em todo o mundo. Descubra os benefícios das principais variedades, saiba quais são os acessórios mais indicados para a servir e conheça os gestos de degustação fundamentais.