Embora fosse consumido habitualmente nas civilizações pré-colombianas, só no século XVI é que o cacau chega à Europa, pela mão dos conquistadores espanhóis. Os portugueses, grandes apreciadores, comem, em média, dois quilos por ano.
Vivemos numa sociedade obcecada com o consumo de proteína, existindo uma cada vez maior oferta de produtos alimentares que advogam o seu conteúdo proteico como uma mais valia em termos nutricionais. Não é, contudo, uma evidência, suportada pela ciência. E há enganos no que respeita às barras proteic
Um estudo publicado no British Medical Journal, realizado por especialistas das universidades de Columbia e de Harvard, nos EUA, defende que os não intolerantes não o devem banir completamente. Um especialista português tem outra opinião.
Se não consegue perder peso porque está sob grande pressão, experimente este plano alimentar. Para além de ser fácil de seguir, tem a vantagem de integrar igredientes alimentares que, à partida, tem à mão ou que adquire com facilidade.
Perder peso não é uma tarefa fácil para aqueles que lutam constantemente contra os números da balança. Roni Moya, especialista em biologia celular e molecular brasileiro, explica quais são as substâncias que deve privilegiar para o alcançar.
Há um grupo de especialistas que defende que existem ingredientes alimentares que têm a capacidade de nos ajudar a emagrecer mais facilmente porque demoram mais tempo a digerir. Muitos deles estão agora mesmo na sua cozinha. Quer ir ver?
Se ingerir cada alimento na altura própria, aproveita todo o seu sabor e tira maior partido da relação qualidade/preço. Essenciais numa alimentação sã, estes devem ser consumidos numa dose diária mínima de cinco porções, cerca de 400 gramas.
Existem métodos de confeção que alteram as propriedades nutricionais dos ingredientes alimentares. Um regime tendencialmente crudívoro tem muitos benefícios para o organismo mas também exige precauções, alerta Iara Rodrigues.
Saladas coloridas, grelhados no ponto, batidos de fruta e gelados. Saiba como preparar os protagonistas dos menus daquele que é um dos mais esperados momentos do ano, seguindo à regra as indicações de uma nutricionista e de uma dietista.
Precisa de se livrar das toxinas, de desinchar e/ou até de emagrecer? Então só tem de seguir os conselhos da especialista para purificar o organismo de uma forma sã. Saiba o que não pode comer e quais os tipos de alimentos que mais deve privilegiar.
Já pensou nos benefícios nutricionais e nas propriedades benéficas que escondem alguns dos muitos alimentos que apresentam estas cores? São muito mais do que, se calhar, imagina... Saiba por que deve aumentar urgentemente o seu consumo!
Não consegue parar de comer ao longo do dia? Se fizer as escolhas certas, não terá de continuar a fechar a boca! As recomendações dos prestigiados médicos norte-americanos Michael F. Roizen e Mehmet C. Oz, autores do livro "You - A sua dieta".
Os legumes e os vegetais não são todos iguais. Apesar de serem todos saudáveis, há uns que potenciam e favorecem mais a perda de peso. Saiba já quais são os ingredientes alimentares com maior poder saciante, desintoxicante e até diurético.
Os sirts não são uma tribo indígena, nem sequer uma nova banda de rock ou de hip hop. São, sim, alimentos ricos em sirtuína, que podem potenciar o emagrecimento e beneficiar a sua saúde. Quer saber como? As respostas de quem sabe!
Apesar da informação estar hoje mais acessível, continuam a ser, todavia, muitas as dúvidas relacionadas com o valor nutricional de ingredientes alimentares comuns. As advertências e os conselhos de Tiago Osório de Barros, nutricionista.
Fonte de ferro, potássio, fósforo e magnésio, é um dos frutos mais apreciados nos meses de maior calor. Saiba a que faz bem e descubra o que fazer para ter um pessegueiro no seu jardim. Sabia que as folhas desta árvore são calmantes?
Nem todas as pessoas precisam de dietas drásticas para conseguir emagrecer porque algumas nem sequer precisam de perder muito peso. Emagreça até seis quilos com um regime hipocalórico validado pela reputada nutricionista Iara Rodrigues.
Há, certamente, frutas e vegetais que até gostaria de experimentar mas que, se calhar, por não serem dos mais comuns, não sabe que existem, como os degustar ou até como os confecionar. Descubra as propriedades nutricionais de cada um deles.
Nos tempos que correm, os nossos níveis de energia parecem diminuir. As 24 horas do dia não chegam para realizar todas as tarefas que temos entre mãos, mas há uma forma simples recuperar o ânimo, aumentando o consumo deste mineral.
Precisa urgentemente de emagrecer? Então este é o esquema que deve seguir! Um plano alimentar hipocalórico validado por Marisa Costa, dietista no Hospital de São João, no Porto, que, além de eliminar gordura, também reduz volume e líquidos.
A cor e o sabor transportam-nos para terras longínquas mas as suas propriedades nutricionais é que conquistam os que já descobriram esta especiaria. O açafrão-da-índia, como também lhe chamam, tem muitas vantagens. Descubra já quais são.
Em média, consumimos cerca de 100 gramas de açúcar por dia, quando a Organização Mundial de Saúde recomenda que não se deveria ultrapassar os 50, precisamente metade. Saiba, por isso, quais são os preparados alimentares a evitar a todo o custo.
Saber distinguir o que tem e/ou o que põe no prato nunca foi tão importante como nos dias que correm. Os avisos e as recomendações de Anthony Fardet, engenheiro agro-alimentar e investigador francês, doutorado em nutrição humana.