É nessas alturas que comemos mais e que, por norma, fazemos as piores escolhas. Quando estamos sujeitos a elevados níveis de stresse, o tipo de alimentação que adotamos, geralmente, torna-se nutricionalmente mais pobre, embora mais calórico. Também sucede consigo? A pressa associada ao nervosismo e à ansiedade leva-nos a consumir alimentos ricos em gorduras e açúcares, muitos deles industriais, que nos fazem engordar mas que pouco (ou nada) beneficiam a nossa saúde e o nosso peso.

Em termos nutricionais, um dos aliados imprescindíveis para quem se sente stressado é a vitamina C. Em situações de stresse, nervosismo e ansiedade, as defesas diminuem. Assim, na prática, não lhe podem faltar frutas e verduras. Este é um dos princípios do plano alimentar que preparámos para si e que pode encontrar já de seguida. Para além de ser fácil de seguir, tem a vantagem de integrar alimentos que, à partida, costuma ter na sua dispensa ou no seu frigorífico ou que adquire com muita facilidade.

Pequeno-almoço

- Opção 1: Sumo de laranja + 1 fatia de pão integral com mel + 1 chá de tília

- Opção 2: 1 peça de fruta + 30 g de cereais + 1 café com leite magro

Almoço

- Menu 1: 150 g de pescada cozida o vapor + 1 salada salada + 1 peça de fruta

- Menu 2: 60 g de esparguete + 1 tomate fresco + 100 g de feijão-verde cozido + 1 queijo fresco pequeno + 1 peça de fruta

- Menu 3: 60 g de arroz integral cozido com verduras + 1 salada de fruta + 1 infusão de ervas

- Menu 4: 100 g de espinafres cozidos a vapor + 150 g de bife de peru grelhado + 1 salada de tomate

Jantar

- Menu 1: 100 g de espargos cozidos a vapor + 1 tortilha feita com um ovo e atum + 1 maçã

- Menu 2: 50 g de salada de arroz branco cozido + 30 g de queijo + 30 g de fiambre + 1 peça de fruta

- Menu 3: 150 g de peixe-espada grelhado + 100 g de salada verde + 1 infusão

- Menu 4: 1 sopa de verduras com massa + 1 iogurte magro + 1 peça de fruta

Pausa da manhã e lanche

- Opção 1: 1 iogurte magro

- Opção 2: 1 peça de fruta e 1 infusão

- Opção 3: 1 fatia de pão de mistura

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