Moderação, bom senso e disciplina. Não precisamos de abdicar de um natal com sabor e diversidade alimentar. Basta seguir as três regras enunciadas para obtermos refeições nutricionalmente mais equilibradas. Mais couves e grão, menos bacalhau e peru. Doces, sim, mas em doses reduzidas. Uma sopa como
É um daqueles legumes que aconselhamos. De cultivo fácil, são resistentes a pragas e a doenças, mantêm-se na horta quase todo o ano, exceto no pico do verão. Versáteis e saborosas, são fonte de niacina, de vitamina A e de vitamina C.
Bebido com moderação, ajuda a reduzir a tensão arterial. As substâncias antioxidantes que contém também melhoram a circulação sanguínea, previnem patologias associadas ao envelhecimento humano e estimulam o cérebro.
Nos dias que correm, temos a vantagem de já não estarmos dependentes da sazonalidade. Em qualquer altura, encontramos à venda fruta, legumes e hortaliças de todas as estações. Mas, ao optarmos pelos de agora, só temos a ganhar!
Cozidos em água e sal ou salteados com azeite e alho, são o acompanhamento perfeito de carnes grelhadas ou assadas e também de peixes como o bacalhau, que costuma acompanhar. Fonte de vitamina C, previne e combate doenças.
Há (muitas) pessoas que, mal descem as temperaturas, queixam-se de imediato. Costuma sentir frio nas mãos? Saiba que ingredientes alimentares que deve eliminar da sua dieta quotidiana para prevenir e combater o problema!
As doenças cardiovasculares constituem a principal causa de morte em Portugal. Um artigo da médica Mónica Mendes Pedro, especialista em Cardiologia e coordenadora do Grupo de Estudo de Risco Cardiovascular da Sociedade Portuguesa de Cardiologia.
Descubra um menu de um dia equilibrado, validado por Teresa Branco, fisiologista do controlo do peso, que privilegia a ingestão de alguns alimentos ricos em hidratos de carbono de absorção lenta. Inclui uma receita do chef Olivier.
Apesar de a cessação tabágica estar associada ao aumento de peso, existem formas acessíveis de o evitar. Assuma o controlo da situação e deixe-se de desculpas... De uma vez por todas! Célia Francisco e Susana Simões explicam como.
É uma planta de tal maneira comum no nosso território que acaba por ser pouco valorizada, mesmo nos dias de hoje. No entanto, a sua composição nutricional, rica em ómega-3, vitaminas e minerais essenciais, tem muito para oferecer.
Sim, é possível não engordar nesta fase da vida da mulher, com duas condições. Conhecer o impacto que as alterações hormonais têm no seu humor, apetite e metabolismo e abraçar um estilo de vida diferente, como explica Teresa Branco.
O seu consumo pode elevar substancialmente a quantidade de açúcar que consome por dia. Prefira as variedades que têm, no máximo, 30 calorias por unidade, como aconselha Vânia Costa. Veja as trocas que (não) deve fazer!
Nos dias que correm, temos a vantagem de já não estarmos dependentes da sazonalidade. Em qualquer altura, encontramos à venda fruta, legumes e hortaliças de todas as estações. No entanto, ao optarmos pelos de agora, só temos a ganhar!
São muitos os temperos que pode usar nas suas confeções, apesar de nem todos serem iguais. Além de acrescentarem paladar às refeições, alguns podem prevenir e até ajudar a curar doenças. Aprenda a tirar partido das que selecionámos.
Estivemos à conversa com o reputado especialista nascido na Índia e revelamos-lhe o segredo do regime alimentar que tem estado a correr mundo e que promete ajudá-lo a emagrecer para sempre. Saiba como funciona e que opções alimentares prevê.
A maior parte ignora os benefícios deste fruto para a saúde, apesar de ser um dos mais baratos e acessíveis no mercado. Além de ser rica em fibras e pobre em calorias, é fonte de antioxidantes e tem um efeito saciante, mas também previne (muitas) doenças.
Em caso de dúvida, quando o comprar, nunca escolha em função do tamanho. Na hora de eleger o que levar à mesa, são outros os critérios a ter. Siga os conselhos de Vânia Costa, dietista e membro da Associação Portuguesa de Dietistas.
Os gurus da alimentação saudável tecem rasgados elogios a este ingrediente alimentar, que só recentemente começou a ter uma presença mais regular na dieta dos portugueses. Existem variedades com diferentes tonalidades mas será que fazem o mesmo?
É um dos peixes mais apreciados pelos portugueses mas também um dos que mais dúvidas lhes suscita. Miguel Ângelo Rego aponta as vantagens nutricionais deste alimento, rico em proteínas e gorduras benéficas, como é o caso dos ácidos ómega-3.
A botânica e a fitoterapia são excelentes aliados na prevenção e no tratamento de muitas doenças. Conheça o que algumas espécies podem fazer por si e surpreenda-se com os seus poderes terapêuticos de variedades botânicas muito comuns.
Fazer as pazes com a balança é a ambição de milhares de pessoas em todo o mundo. A análise e as recomendações de um cardiologista, de uma nutricionista, de uma fisiologista do controlo de peso, de um endocrinologista e ainda uma ginecologista.
Nos dias que correm, temos a vantagem de já não estarmos dependentes da sazonalidade. Em qualquer altura, encontramos à venda fruta, legumes e hortaliças de todas as estações. No entanto, ao optarmos pelos de agora, só temos a ganhar!