O cérebro representa cerca de 2% do peso corporal, tendo em média 1,4 Kg. É o órgão que mais oxigénio consume, fazendo com que o nosso sangue esteja bem "nutrido" e, com isso, ofereça todas as condições ao bom funcionamento do cérebro.
Para além do seu sabor excecional, o melão oferece uma ampla gama de benefícios para a saúde. Contém alto teor de água, vitaminas, antioxidantes, fibras e minerais, o que o tornam um alimento importante no contexto de uma dieta saudável.
Ah… o verão!... As férias, a praia, passeios no campo, petiscos, gelados e fruta fresca…! E as alergias? Esclareça dúvidas comuns com duas médicas imunoalergologistas.
Sabemos que os excessos alimentares vão acontecer no verão e a preocupação com a alimentação saudável deve, por isso, ser muito maior porque a tendência será engordar e, a longo prazo, será mais difícil eliminar as gorduras e ter um corpo saudável.
Lento e acelerado, bom ou mau, são palavras que não raro surgem associadas ao metabolismo e como este exerce o seu poder no ganho e perda de peso. Será, contudo, que conhecemos realmente o nosso metabolismo? Sabemos como pô-lo a trabalhar a nosso favor para a perda de peso? Dois, entre outros temas,
O leite pode não estar tão na moda como estão os suplementos proteicos em forma de pó, mas tem muitos benefícios. As explicações são do nutricionista Pedro Carvalho.
Não será por certo pecado alegrar a gula com uma Bola de Berlim como exceção numa dieta equilibrada. Para mais, quando encontramos atualmente congéneres “mais naturais”, como a Bola de Berlim de alfarroba. Mas, corresponderá isto à verdade? A nutricionista Cláudia Viegas esclarece-nos.
Sabia que o corpo humano é constituído entre 50 a 70% de água? Por esta razão a água é fundamental para a manutenção do equilíbrio do nosso organismo. Um artigo da nutricionista Catarina Sofia Correia.
Contrária à ideia de que a melhor dieta é “fechar a boca”, a nutricionista Sophie Deram defende uma alimentação isenta de culpa e sem dietas restritivas. Um caminho que se faz com autoconhecimento como defende a autora nos seus livros. Pretexto para uma conversa sobre reencontros: com o prazer de co
A semente contida na vagem do tremoceiro, a que correntemente chamamos tremoço, é mais do que um amigo inseparável de tardes ociosas de petisco. Além de ser uma excelente fonte de fibras alimentares, minerais e antioxidantes, apresenta um baixo teor de gordura. Pode também auxiliar na redução do col
Atualmente sabe-se que o intestino saudável tem influência na gestão do peso. A Prof. Teresa Branco salienta os benefícios e a importância de um intestino saudável. Refere alimentos que ajudam ao bom funcionamento do intestino e aqueles que promovem a inflamação, assim como, a influência do exercíci
Rica em ácidos gordos ómega-3, que têm um papel essencial na manutenção dos níveis normais de colesterol no sangue e, dessa forma, contribui para uma boa saúde cardiovascular. Mas não só. Conheça as explicações da nutricionista Catarina Sofia Correia.
Apesar de ser um tema pouco falado, a manutenção do peso é muito importante para várias pessoas. Neste vídeo, a Prof. Teresa Branco aborda quais as alterações de peso esperadas nas diferentes fases da vida, quais os fatores que podem dificultar a manutenção do peso e quais as estratégias a adotar.
Com os meses mais quentes do ano é chegada a época da melancia. Sobre esta fruta persistem alguns mitos, como o de “pesar” na digestão. Por outro lado, há um fundo de razão para maldizer a combinação entre melancia e vinho.
Para o Português, a sardinha é mais do que peixe, é património nacional. Queremo-la gorda, a pingar no pão. Será, contudo, que a fama deste peixe acompanha as suas qualidades nutricionais? “Sim”, como nos explica a nutricionista Cláudia Viegas, embora, como em tudo, há que saber encontrar o equilíbr
Uma transição suave para outras fontes proteicas como a soja/tofu/seitan nas principais refeições e snacks com proteína de soja, ervilha, arroz ou trigo é necessária para que possamos ter os mesmos benefícios da ingestão de proteína, mas com outra pegada ambiental
Na presença de doença renal, os rins vão perdendo a capacidade de filtrar adequadamente o sangue pelo que a sua função se vê afetada. Assim, de forma a evitar a acumulação de substâncias prejudiciais no seu organismo, na presença de doença renal crónica, deve ter alguns cuidados com a sua alimentaçã
Chegado os meses de maio e junho, ei-las, às cerejas, a “invadirem” supermercados e frutarias. Esta é uma das frutas preferidas chegado o tempo quente. Há boas razões para adorarmos cerejas, para além do sabor, são ricas do ponto de vista nutricional.
Dois por cento dos adultos e 5 a 10 por cento das crianças sofrem de alergias alimentares. Os sintomas são variados e bem conhecidos, desde dores abdominais, pingo no nariz, olhos lacrimejantes, tosse persistente, enxaquecas, dificuldade em respirar, urticária ou eczemas.
Além dos cuidados externos que há a ter com a pele, a alimentação desempenha um papel fundamental na manutenção da saúde deste órgão e no combate ao envelhecimento precoce. Neste âmbito, certos alimentos podem fornecer nutrientes essenciais e antioxidantes que protegem a pele contra danos causados p
A fruta é uma excelente aliada do nosso bem-estar. Sabe porquê? Entre outras razões, não engorda. Por exemplo, a goiaba, a melancia e os morangos são frutos com baixas calorias e nutricionalmente ricos em vitaminas, sais minerais e fibras.