O que ficámos a saber hoje em Portugal?

- Mais 35 mortes e 699 casos

Portugal regista hoje 380 mortes associadas à COVID-19, e 13.141 infetados, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Relativamente a terça-feira, há um aumento de 35 mortes (um aumento de 10,1%) e 699 casos de infeção (mais 5,6%). No total, há já 196 pessoas recuperadas, mais 12 do que na terça-feira.

- Açores registam primeira morte por COVID-19

Os Açores registaram hoje a primeira morte, um doente internado que terá sido infetado por profissionais de saúde, anunciou a Autoridade de Saúde Regional.

- Há mais ventiladores em Portugal, mas podem faltar médicos que os saibam utilizar

O número de médicos intensivistas pode não ser suficiente para a quantidade de ventiladores que está a chegar a Portugal, admitiu hoje o presidente da Comissão de Acompanhamento da Resposta Nacional em Medicina Intensiva para a COVID-19.

- Governo admite "dificuldades" com reagentes necessários para testes

O secretário de Estado da Saúde admitiu hoje “dificuldades” com a falta de reagentes necessários para a realização de testes de diagnóstico, manifestando disponibilidade para ajuste e afinação regionais dos rastreios. Portugal realizou desde 01 de março mais de 130 mil testes de rastreio à COVID-19 e na semana passada 65 mil destinaram-se à região Norte, anunciou hoje António Lacerda Sales.

E no resto do mundo?

- OMS promete estratégia reforçada contra nova fase da doença

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) fez hoje um balanço dos 100 dias desde o aparecimento da covid-19 e disse que a organização vai divulgar uma estratégia atualizada para a próxima fase de resposta à doença. Tedros Adhanom Ghebreyesus falava em conferência de imprensa na sede da organização, em Genebra, quando afirmou que nos próximos dias será divulgada uma estratégia atualizada e um plano de resposta à doença, com uma estimativa das necessidades financeiras para a próxima fase de resposta.

- Bruxelas convida estados-membros a prolongar interdição de entradas na UE

A Comissão Europeia convidou hoje os Estados-membros a prolongarem até 15 de maio a interdição de entradas “não essenciais” em território europeu, adotada em meados de março como forma de prevenir a propagação da pandemia.

- Relatório da OMC: pandemia pode provocar a "recessão mais profunda da nossa existência"

O comércio mundial vai-se contrair de 13% a 32% em 2020, muito mais do que registado na crise financeira de 2008, devido ao impacto da pandemia do novo coronavírus nas trocas comerciais, afirma a Organização Mundial do Comércio (OMC) esta quarta-feira num novo relatório.

- Reino Unido com 938 óbitos num só dia

O Reino Unido confirmou 7.097 óbitos relacionados com a COVID-19, após a morte de mais 938 pessoas em Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte nas últimas 24 horas, informou o Departamento de Saúde e Assistência Social esta quarta-feira, 8 de abril.

- Número de mortos por dia em Espanha volta a aumentar: 757 óbitos

Espanha registou, nas últimas 24 horas, 757 mortes devido ao novo coronavírus, um número diário que aumenta há dois dias consecutivos depois de quatro a descer, havendo agora um total de 14.555 óbitos, segundo as autoridades sanitárias.

- Mais de 400 mil infetados e perto de 13 mil mortes nos Estados Unidos

Os Estados Unidos (EUA) ultrapassaram hoje a barreira dos 400 mil casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo uma contagem da Universidade norte-americana Johns Hopkins que está a ser atualizada de forma contínua.

E, já agora, boas notícias:

- Primeira cobaia humana já tomou a vacina contra a COVID-19

O norte-americano Ian Haydon é a primeira cobaia humana conhecida a receber uma vacina que pode "salvar a humanidade". Foi escolhido entre 45 candidatos e deverá tomar a segunda dose profilática no próximo mês.

- Portugueses estão a cumprir a quarentena. Estas fotos de drone mostram-no

O fotógrafo Diogo Moreira recolheu várias fotografias nas cidades de Aveiro e Ílhavo para mostrar que os portugueses estão a responder ao apelo da Direção-geral da Saúde (DGS), ao manterem-se em casa, afastados de convívios sociais, e em isolamento profilático.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.