Muito tem sido escrito sobre a importância do exercício físico, num dia-a-dia saudável. É hoje relativamente consensual que a prática desportiva regular contribui para o bem-estar físico e psíquico de mulheres e homens, independentemente das idades. Mas será que uma caminhada é o exercício ideal par
O assédio moral no trabalho tem sido designado internacionalmente por mobbing, termo que começou a ser usado nos anos oitenta pelo psicólogo suiço Heiz Leyman para designar o assédio laboral. E quais os seus efeitos?
O cancro do pulmão é a principal causa de morte oncológica a nível mundial e nacional. Um artigo de Susana Simões, médica pneumologista da Unidade de Pulmão da Fundação Champalimaud, integrada na Equipa de Avaliação de Risco Oncológico.
Ainda que as doenças reumáticas afetem milhões de portugueses, há muita coisa que estes não sabem sobre estes problemas ou sobre a especialidade que tem a responsabilidade de os tratar, a reumatologia. Sociedade Portuguesa de Reumatologia esclarece seis curiosidades sobre o tema.
O cancro do colo do útero continua a ser a principal forma de cancro ginecológico em mulheres jovens. Um artigo da médica Lúcia Correia, Ginecologista no IPO de Lisboa.
A ruminação é um processo a partir do qual a pessoa vivencia pensamentos repetidos, prolongados e recorrentemente negativos acerca de si própria, dos seus sentimentos, das suas preocupações e de experiências perturbadoras passadas.
A menopausa é um processo biológico natural da vida de todas as mulheres. Representa o fim das menstruações espontâneas e implica 12 meses consecutivos sem período menstrual.
Existem várias formas de tratar e prevenir as dores musculares, sobretudo, se a sua origem for esforço por praticar uma atividade física com mais intensidade.
A doença alérgica resulta sempre de uma resposta exagerada do nosso organismo a determinadas substâncias, o que desencadeia uma série de sintomas e sinais que são diferentes de doente para doente.
A arte de dizer NÃO pode ser bastante desafiadora para muitos de nós. Aparentemente, parece simples, mas a verdade é que muitas vezes nos encontramos a dizer SIM a pedidos e compromissos que, no fundo, não queremos ou não podemos cumprir. Porque é que é algo tão difícil?! Vamos parar um momento para
Liberte-se das rotinas e parta à descoberta de novos horizontes para a sua relação. King out, dogging, kokigami, encenações, texturas, menu erótico, máquinas e bonecos são algumas das sugestões de práticas kinky.
Com o chegar da Primavera e com o aliviar de algumas das medidas de confinamento, poderá pensar em retomar alguma da atividade física que praticava antes ou até iniciar a prática regular. Um artigo da médica Maria João Sá.
No início de uma relação romântica, tudo é colorido e excitante. Mas depois de algum tempo, a paixão e a energia que se sentiu no início transforma-se. Um artigo da psicóloga clínica Laura Alho.
Apesar de serem frequentes, as infeções vaginais são ainda muitas vezes motivo de vergonha ou tabu no campo da saúde feminina. Mas não tem de ser assim. Falámos com Patrícia Amaral, médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia, sobre as principais dúvidas das mulheres e as soluções mais adequada
O medo de ficar sozinho é comum a muita gente e transmite receio, insegurança e tristeza. Mas porque é que a solidão tem um peso tão grande ao ponto de, várias pessoas, ficarem deprimidas e ansiosas? Os conselhos são da psicóloga Mafalda Leitão.