
O desenvolvimento da linguagem da criança é fundamental para a sua capacidade de comunicação, interação social e sucesso escolar. Neste sentido pais, educadores e familiares têm um papel crucial em potenciar o ambiente linguístico favorável, ou seja, criar condições que favoreçam a aquisição e o desenvolvimento da linguagem de forma natural, interativa e prazerosa.
A importância do ambiente linguístico
Um ambiente rico em estímulos verbais e interações de qualidade tem um impacto direto no desenvolvimento linguístico infantil. Estudos mostram que crianças expostas a maior variedade de palavras e a interações significativas tendem a apresentar um vocabulário mais amplo, melhor compreensão e habilidades comunicativas mais desenvolvidas.
Por outro lado, a falta de estímulos adequados pode levar a atrasos na linguagem, afetando o desempenho escolar, a socialização e o bem-estar emocional.
Que estratégias podemos utilizar?
- Converse diariamente com a criança: inicie diferentes temas, dê tempo para a criança responder;
- Leia e conte histórias: explore os livros, deixe a criança “dar asas à imaginação”;
- Seja um modelo de fala: quando a criança errar, repita naturalmente a palavra de forma correcta, sem corrigir directamente.
- Brincar com jogos de linguagem: use jogos adivinhas, rimas, músicas, amplie o vocabulário de forma divertida;
- Crie um ambiente afetivo e seguro: respeite o tempo da criança, reforce positivamente;
- Envolva a comunidade e a escola: participe com a criança em actividades sociais com outras crianças;
E por último mas não menos importante:
- Equilibre o uso de tecnologia: limite o tempo de ecrãns e sempre que possível participe com a criança nas atividades de modo a conversarem sobre as mesmas.
Se houver preocupação com o desenvolvimento da linguagem, procure uma orientação de um Terapeuta da Fala, a intervenção precoce é um passo fundamental para apoiar o desenvolvimento comunicativo da criança e abrir portas para o futuro com mais autonomia e confiança.
Um artigo de Leonor Fontes, Terapeuta da Fala no Hospital Lusíadas Lisboa.
Comentários