Em destaque

Donuts light com cobertura de coco e chocolate

Sem glúten nem lactose, a dietista Patrícia Trindade reinventou a receita original, tornando estas especialidades mais saudáveis, saciantes, com menos calorias, mas igualmente saborosas.

Ingredientes

Para os donuts

Farinha de arroz integral 120 gr
Mel 50 gr
Ovos 2 grandes
Bebida de arroz ao natural sem adição de açúcar 50 ml
Óleo de coco extra virgem 1 colher de sopa
Fermento de padeiro em pó/granulado 1 colher de chá
Sal 1 pitada
Limão (casca ralada) 1 grande
Canela 2 colheres de chá

Para a cobertura

Óleo de coco extra virgem 1 colher de sobremesa
Lascas de coco 40 gr
Chocolate com 85% de cacau 50 gr

Preparação

1. Pré-aqueça o forno a 180º C. Peneire, para uma tigela, a farinha de arroz integral e o fermento de padeiro. Acrescente a canela, a raspa de limão e envolva todos os ingredientes.

2. Separe as claras das gemas e bata-as em castelo, com uma pitada de sal. Reserve.

3. Noutra tigela, junte o mel, a bebida de arroz, o óleo de coco e as gemas. Bata até obter um líquido com uma textura cremosa.

4. Adicione, gradualmente e sem deixar de bater, a mistura de farinhas até obter uma massa homogénea. Envolva cuidosamente as claras no preparado.

5. Coloque a massa em formas de silicone para donuts e leve ao forno cerca de dez minutos. Após a cozedura, retire os donuts do forno e deixe arrefecer.

6. Pincele alguns donuts com o óleo de coco derretido e polvilhe-os com lascas de coco. Cubra os restantes donuts com o chocolate derretido em banho-maria. Bom proveito!

Dicas

Substitua a bebida de arroz por bebida de soja com aroma a baunilha, banana ou chocolate, para obter donuts com um sabor original. A versão original desta receita de Patrícia Trindade, especialista em nutrição no Instituto Profª. Teresa Branco, tem aproximadamente, por donut, cerca de 197 kcal, além de 8,6 g de gordura, 5 g de proteínas e 24,2 g de hidratos de carbono.
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.