Em destaque

Cupcakes light com compota de frutos vermelhos

Patrícia Trindade, especialista em nutrição, sugere-os numa versão deliciosa e saudável, sem açúcar, que contem apenas um terço da gordura habitualmente utilizada

Ingredientes

Para os cupcakes

Água 50 dl
Chocolate preto (+70% de cacau) 100 g
Ovos inteiros 2 grandes
Compota de frutos vermelhos (sem açúcar ou adoçantes adicionados) 50 g
Farinha de aveia integral 50 g
Fermento 2 colheres de chá

Para a cobertura

Água 2 colheres de sopa
Sumo de limão 0,5 dl
Clara de ovo 1 unidade
Compota de frutos vermelhos 50 g
Goma xantana 1 colher de chá
Frutos vermelhos 200 g
Raspas de chocolate preto 1 pitada

Preparação

1. Pré-aqueça o forno a 180º C. Derreta o chocolate em banho-maria.

2. Separe as gemas das claras. Bata as claras em castelo e reserve no frigorífico.

3. Bata as gemas e adicione o chocolate, previamente derretido. Acrescente a compota e peneire a farinha e o fermento, misturando bem todos os ingredientes. Envolva as claras em castelo.

4. Distribua o preparado por formas de papel próprias para confeção de cupcakes e leve ao forno durante cerca de 15 minutos.

5. Para a cobertura, leve ao lume um tacho com a compota, água e algumas gotas de sumo de limão. Misture bem e deixe ferver durante alguns minutos.

6. Bata a clara da cobetura em castelo e envolva o preparado anterior, acrescentando a goma xantana até obter um creme firme. Reserve no frigorífico.

7. Retire os cupcakes do forno e deixe arrefecer. Com o auxílio de um saco de pasteleiro, adicione a cobertura e decore com frutos vermelhos e raspas de chocolate. Bom proveito!

Dicas

Este cupcake tem mais 0,4 g de proteínas, menos 13,9 g de gordura e menos 18,2 g de hidratos de carbono do que a receita original, não ultrapassando as 193,2 calorias. O ideal é usar compota de frutos vermelhos sem açúcar ou adoçantes adicionados. Na mistura de frutos vermelhos, pode incluir framboesas, mirtilos e bagos de romã.
Receita do parceiro

Em destaque

Vídeos

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.