Com um menu de cocktails de assinatura, o Bar Vila Foz, do Vila Foz Hotel & SPA, no Porto, reuniu os sabores mais característicos de algumas das sete maravilhas do mundo, da América Latina à Ásia, passando pela Europa.
No Douro, as vindimas já começaram. Neste contexto, o produtor Lavradores de Feitoria deu o arranque ao seu programa de enoturismo denominado “Vindimas na Lavradores de Feitoria 2023”.
Há dez anos, uma adega de linhas direitas foi erguida na paisagem vinhateira de Alenquer, fundindo-se com a envolvência. Em 2013, a Quinta de Chocapalha, na região dos vinhos de Lisboa, estreava a adega de design, concebida para passar despercebida, pelo arquiteto João Pedro Serôdio. Hoje, o projeto
A 6, 13, 20 e 27 de setembro, a Adega de Palmela realiza “Um dia de Vindima na Adega de Palmela”, um programa com visitas, provas e degustações destinado aos amantes de vinho. A experiência assinala a época das vindimas.
A 2 de setembro, a Quinta de Santa Teresa, em Baião, abre as suas portas a todos os amantes de vinho que queiram conhecer esta propriedade, caminhar entre as vinhas e descobrir as origens e sabores dos néctares que ali se produzem, num programa especial dedicado aos Vinhos Verdes.
No Minho, há as vindimas e há o Harvest Fest da cerveja Letra. Em comum, apenas o facto de se realizarem ambos no final de agosto e de ser o momento de recolher da terra o que foi plantado: as uvas no caso do vinho, o lúpulo no caso da cerveja. Contas feitas, serão três dias de festa com caminhadas,
A tradição é o que sempre foi na duriense Quinta da Pacheca. As vindimas são um momento de festa e celebração, que a empresa quer partilhar com todos quantos querem participar numa das mais seculares tradições locais.
A época das vindimas na Quinta da Lagoalva, em Alpiarça, no coração da região dos Vinhos do Tejo, já começou. A segunda semana de agosto foi marcada pela preparação da adega e pelo corte das primeiras uvas. O programa de enoturismo dedicada às vindimas acontece durante o mês de setembro.
A Wine Village do Douro & Porto Wine Festival vai contar, na sua segunda edição, com 600 rótulos dos vinhos da região, para uma celebração do Douro Cidade Europeia do Vinho 2023. O evento realiza-se dias 15 e 16 de setembro, no Porto Comercial de Cambres.
O Oven, em Lisboa, apresenta seis novos cocktails que refletem o ADN de um espaço que propõe uma experiência gastronómica a espraiar-se do Nepal à Índia, com um toque cosmopolita. Bebidas na sua maioria frutadas, com um toque a especiarias, em sintonia com uma carta com sabores do Oriente.
É do planalto de Alijó que nos chega um tinto “de textura transparente”. Este é o resultado de mais um trabalho da dupla de enólogos Celso Pereira e Jorge Alves.
De 25 de agosto a 25 de setembro, a alentejana Quinta da Fonte Souto convida a um programa de vindimas que inclui piquenique opcional com produtos locais e visitas guiadas com vista privilegiada para a paisagem do Parque Natural da Serra de São Mamede.
Em Estremoz, a adega Vila Santa, da João Portugal Ramos, já tem programa de vindimas definido para aqueles que queiram conhecer melhor a dinâmica desta quinta.