Uma bolonhesa de cogumelos, uma outra com um delicioso molho e também uma sugestão com queijo burrata, integram esta seleção de receitas fáceis que lhe apresentamos.
Susana Novais Santos, neurocientista e ultramaratonista, levou para livro um percurso que faz desde a adolescência. Em “O Caminho Transformador da Meditação”, a autora coloca-nos perante um desafio, o de permitirmos mudar a nossa vida para melhor com base no mindfulness. Uma obra com foco na neuroci
Porquê tornar desperdício um precioso e saboroso recurso nas nossas cozinhas, as cascas de frutas e vegetais? Quatro receitas revelam-lhe como reaproveitar com doçura aquilo que, com frequência, vê no lixo o seu fim.
A 17 e 18 de fevereiro, a Parques de Sintra organiza a Exposição de Camélias, em conjunto com algumas das principais quintas e jardins. Oportunidade ainda para conhecer uma coleção de camélias que data do século XIX.
“Um doce de equipa” é o nome do team building desenvolvido pela apresentadora de rádio Carla Rocha e pela repórter Mafalda Agante, que criou uma empresa ligada à doçaria. O objetivo é desenvolver a cooperação e a criatividade a partir de um desafio: criar um doce/bolo.
É a Afrodite, a antiga deusa grega do amor, que se cunhou a referência a alimentos afrodisíacos. Aqueles tidos como companheiros de um bom desempenho sexual. Uma lista que inclui as óbvias ostras e bananas e, as tão não evidentes, cenouras e mel.
De 17 a 25 de fevereiro, o concelho da Lousã faz as honras a um dos pratos que marca a cozinha local, a Chanfana. O Festival que lhe é dedicado conta com descontos nas unidades hoteleiras e restauração e uma agenda paralela de iniciativas.
Neste quiz não entra samba mesmo que, convenhamos, o ritmo nos puxe para a alegria. O que lhe propomos é descobrir algumas das tradições do carnaval português. Aceita o desafio destas seis perguntas?
Tão simples e, simultaneamente, com uma infinidade de combinações, as panquecas servem lanches gulosos e pequenos-almoços cheios de energia. Temos 3 sugestões.
Na obra alquímica que transforma a lã em fios policromáticos e estes em peças singulares, capazes de fascinar quem os vê, há algo de mágico. Não a magia dos tapetes voadores das Mil e uma Noites, mas magia que se entretece de geografias díspares, séculos de história, mestria e muita arte. São assim
Aberto desde dezembro passado, o Refeitório da Praça, em Lisboa, vai servir um menu especial para aquela que é considerada por muitos a noite mais romântica do ano. A 14 de fevereiro, o chef vai presentear os casais com uma surpresa, um coração de filigrana de chocolate.
A 17 de fevereiro, o Torel Avantgarde lança a primeira edição do Avant’Arte, um ciclo de exposições artísticas que terá lugar no hotel portuense ao longo do ano. Uma iniciativa que dá a conhecer o trabalho de jovens artistas nacionais.
A multiplicação de meios de comunicação, digitais e tradicionais, e a veracidade da informação que canalizam merece uma reflexão do inventor e futurista Perttu Pölönen: “No futuro, a interpretação incluirá muitos tipos diferentes de literacia, como ler um jogo como futebol ou xadrez”, lemos no excer
A “Revista de Vinhos” anunciou os grandes vencedores dos prémios “Os Melhores do Ano 2023”, em cerimónia que lotou a Sala do Arquivo do Centro de Congressos da Alfândega do Porto ao reunir cerca de um milhar de convidados.
O sucesso para um chocolate quente de beber e repetir está, não só na qualidade dos ingredientes que usa, como no truque para tornar a bebida espessa. Depois das dicas, aceite a sugestão das receitas que deixamos.
Fevereiro é época do fumeiro e das tradicionais feiras do fumeiro em várias regiões do país. A Praça, no Beato, em Lisboa, não é exceção. O mercado conta com produtos regionais de fumeiro, mas também uma festa alusiva a um prato emblemático, o Cozido.
Para celebrar o Dia dos Namorados, o restaurante Boca Linda, em Lisboa, disponibiliza um menu com a gastronomia mexicana e junta-se ainda ao toctoctoc Boutique Hotel para garantir uma noite mágica, numa viagem entre dois continentes.
Focaccia é um pão de origem italiana achatado e macio. Excelente para absorver molhos e combinar com ervas aromáticas, a focaccia faz sucesso, quer nas entradas, quer nos pratos principais.
No terceiro sábado de cada mês decorrem os “Wineday – Um evento, duas Paixões”, iniciativas que cruzam workshops temáticos com provas de vinho. O primeiro decorre a 17 de fevereiro, no Porto, sob o tema “Cultivar sem terra: o futuro da agricultura sustentável”, com uma prova dos vinhos Vale dos Ares
A pizzaria Jezzus, em Lisboa, decidiu aproveitar o mês mais romântico do ano para celebrar o amor. Mas, em vez de perder tempo com “piroseiras”, colocou todo o seu sentimento na confeção de uma pizza pensada para a ocasião.
A 9, 10 e 12 de fevereiro o Carnaval Brasileiro vai animar o ambiente no Lat.a. A agenda do restaurante lisboeta conta com uma agenda recheada de samba no pé.
Para todos os apaixonados cujo apreço pela cara-metade só rivaliza com a atração por estar à mesa, sugerimos oito restaurantes onde celebrar o São Valentim e conciliar estes dois amores, de forma feliz e muito nutritiva.
A iniciativa “Como em Casa”, que leva à cozinha dos Octant Hotels saberes e sabores locais decorre, desta feita, no Octant Douro. A 24 de fevereiro, a unidade hoteleira recebe três cozinheiras da região. À mesa chegam a Alheira com esmagada de batata e nabiças, o Arroz de cabidela e o Cabrito assado