Em época de férias, torna-se quase impossível não pensar em viagens de sonho: “Se pudesse iria ao sudoeste asiático” ou “se tivesse dinheiro, comprava uma viagem para o outro lado do mundo”. Agora, um concurso promovido pela Portugália Cervejaria pode realizar esse sonho.
Uma refeição ao ar livre, no meio das vinhas, é uma proposta que a Quinta do Portal, na região duriense, está a promover para quem quer tomar contacto direto com a realidade da vinha.
Deste este agosto, o Sea Me - Peixaria Moderna, em Lisboa, conta com novo chefe de cozinha. Vasco Lello, depois do trabalho feito no Café Príncipe Real, passou as últimas semanas a conhecer os cantos à casa do Sea Me.
Os portugueses querem, cada vez mais, saber como se faz o vinho, um produto da nossa cultura. E é precisamente na época das vindimas, já inaugurada este ano no Tejo, que este produto turístico se revela um aliciante. Ficam sete propostas para desfrutar das vindimas e dos vinhos.
É na região de Bragança que, a 7 de setembro, todos os interessados podem participar numa experiência de colheita do lúpulo, um dos ingredientes essenciais da cerveja. Um dia no campo a praticar a safra à mão, tal como era uso no passado.
Estamos a oferecer três exemplares do livro “A Arte de Viver Sozinha e Adorar”, um livro da britânica Jane Mathews que valoriza o feminino e a autoestima da mulher que vive só, uma parte de um “exército poderoso”.
Conta com uma das melhores vistas sobre Lisboa e o Tejo. O boutique hotel Verride Palácio de Santa Catarina prepara-se para celebrar o verão e o fim deste com três festas no rooftop bar, a 30 de agosto, 13 e 27 de setembro.
São criativos, altamente nutritivos e fazem-nos viajar por sabores de diferentes latitudes, da Alemanha, à India e ao México. Dois hambúrgueres vegetarianos e umas deliciosas fajitas, entre duas fatias de pão, que não nos fazem sentir a falta da carne.
O carapau e a sardinha dominam as ementas dos restaurantes do concelho de Setúbal entre 24 de agosto e 1 de setembro, numa semana gastronómica que inclui uma aula de culinária e uma degustação comentada, ambas na Casa da Baía.
O chefe de cozinha Rui Silvestre vai representar Portugal num dos mais antigos festivais de culinária de Banguecoque, Tailândia, que faz um tributo à cultura da comida de rua. No World Gourmet Festival, o português estará acompanhado por alguns dos chefes de cozinha mais prestigiados do mundo.
Salsa, coentros, hortelã, manjericão, trazem uma dimensão acrescida a inúmeros pratos. Mas, será, que exploramos todo o seu potencial? Ficam, aqui, algumas achegas.
A próxima festa ao pôr-do-sol no The Yetman já tem data marcada. Vai acontecer a 22 de agosto e convida para a degustação 30 produtores nacionais de vinhos. Não vai faltar um buffet e muita música.
É na Herdade da Mourisca, em Setúbal, que decorre de 23 a 25 de agosto a 20ª edição da Festa do Moinho de Maré. Petiscos sadinos, artesanato e música completam o cartaz da iniciativa.
Denomina-se Cozinha à Portuguesa - Feira de Gastronomia de Vila do Conde e propõe-nos um roteiro gastronómico por diversas regiões. A festa, de 23 de agosto a 1 de setembro, chega este ano dedicada ao feijão.
São portuenses, não são as deliciosas francesinhas e foram reconhecidas na lista mundial das cinco melhores “especialidades da casa” pela “The World Restaurant Award”. Os Cachorrinhos da Gazela já receberam o selo de distinção.
Quem não passa sem uma boa malga de Sopa da Pedra tem bons motivos para visitar Almeirim de 28 de agosto a 1 de setembro. Pelo sétimo ano, decorre o Festival dedicado a este caldo encorpado e cheio de sabor.
Durante uma semana, de 23 de agosto a 1 de setembro, Matosinhos faz a sua festa com sabor a mar. Dezenas de restaurantes da localidade aderem ao Festival do Peixe e Marisco aMar Matosinhos.
A Adega ACV Vinhos de Talha abriu as portas do seu enoturismo no coração de Vila de Frades, Alentejo, onde produz vinhos com métodos de vinificação semelhantes aos utilizados há mais de dois mil anos. Em Lisboa, enófilos e curiosos podem provar estes vinhos no restaurante O Frade, em Belém.
Depois de, em maio de 2017, ter inaugurado o Cozinha da Clara (Claire’s Kitchen) – restaurante assim chamado em jeito de homenagem a Claire Feuerheerd, avó de Sophia Bergqvist, co-proprietária e gestora da Quinta La Rosa –, é agora tempo de abrir “as portas” a um novo espaço: o Tim’s Terrace.
Mitch, Vicki, Matilde, Inocência, Sofia, são nomes e histórias de quem arrisca dizer “não” à quase imposição de viver na grande cidade. Empreendedores que descobriram na altiva Evoramonte, no interior Alentejano, uma nova vida. E partilham-na connosco.
A confeção dos alimentos transformou-nos, melhorou o nosso estado nutricional, desenvolveu-nos física e mentalmente, sendo indissociável da cultura de cada povo. Mas nem todos os métodos culinários são igualmente vantajosos.
Apresenta-se como o primeiro festival inspirado pelo vinho português. A 14 e 15 de setembro, as margens do Rio Douro recebem o Wine & Music Valley que, além do cartaz musical, apresenta grandes estrelas da cozinha nacional, a par de mais de 80 produtores de vinho durienses.
São deliciosos, coloridos e muito simples de produzir. Com uma mão cheia de morangos, mirtilos, maçã, banana e mesmo alguns vegetais produzimos batidos refrescantes.